Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Há uns dias atrás, o Gabinete do Japão relevou suas intenções de criar um tipo de sociedade no futuro do Japão através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Moonshot. Se trata de um programa do qual inclui objetivos de organizar uma nova sociedade tirando os series humanos de suas limitações físicas, mentais e temporais. O plano é que aconteça até 2050, mas com os primeiros objetivos para o ano de 2030.

Isso até parece coisa de ficção tipo Black Mirror, não é? Ou como aquele clássico das animações japoneas Ghost in The Sheell – inclusive, há pouco tempo, o anime ganhou uma nova saga na Netflix, ambientado em 2045. No entanto, está claro que o governo japonês tem interesse de tornar esse projeto uma realidade nos próximos anos.

O governo do Japão já tem intenção de conseguir realizar alguns objetivos do Projeto Moonshoot na próxima década. Ou seja, ele quer permitir que os seres humanos estejam pilotando avatares robóticos até por volta de 2030. O projeto irá utilizar de inteligência artificial, biotecnologia e uma rede de internet ultrarrápida. Com isso, seria possível que as pessoas ultrapassassem suas restrições físicas e pilotassem até 10 avatares robóticos de uma só vez e realizar tarefas sem sair de casa. Tudo isso em 2030, com intenção de ampliação até 2050.

Governo japonês propõe disponibilizar avatares robóticos

Como seria a vida com ciborgues e avatares robóticos?

Caso isso realmente se torne realidade, eis o seguinte exemplo: certo dia, você acorda de manhã em sua casa e sente vontade de descobrir como é trabalhar em um basco de pesca em alto mar. Com os avatares robóticos seria possível você se conectar em uma equipe estacionada em um barco e conseguir alguns atuns. Além disso, se decidisse que essa é uma tarefa muito difícil, poderia tentar outra coisa em seguida.

Para mais, o mesmo barco de pesca também poderia ser dirigido por outras pessoas de diversas partes do mundo automaticamente caso tiverem acesso a velocidade ultrarrápida de internet. Isso a qualquer momento do dia, sem parar ou exigir demais dos series humanos. Ou seja, você não precisaria nem trocar de roupa e nem sair de casa para trabalhar.

Esse se trata de um projeto de um grupo de estratégias que o governo japonês chama de Sociedade 4.0+1.0(5.0). E nessa sociedade 5.0 as pessoas teriam como acessar milhares de ciborgues para trabalhar e, ainda, criar novas tecnologias para facilitar e melhorar ainda mais a vida de todos.

Se é realmente possível tornar isso ou real ou se vai ser um alto gasto do dinheiro público, o governo japonês tem seus motivos para tentar. Problemas com natalidade, grande quantidade de idosos, entre outros. Também há uma discussão se o país deve abrir para imigração. Por isso, controlar androides e robôs pode ser uma maneira de solucionar esses problemas.

Você acha que esses planos vão ser bem sucedidos ou são um sonho distante? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!