Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google Cloud Print estava com os dias contados desde o fim de 2019, quando a empresa havia anunciado que iria descontinuar o serviço de impressão na nuvem. No entanto, recentemente, o Google anunciou que o serviço deve parar de funcionar na sexta-feira (1º). Dessa forma, todos que ainda estiverem usando o app terão que procurar outro serviço alternativo.

Veja também o que é o Google Cloud Print e como funciona!

Além disso, vale lembrar que o Google Cloud Print chegou em abril de 2010, ou seja, a pouco mais de 10 anos. O serviço tinha a inteção de facilitar o uso e compartilhamento de impressoras tanto no Chrome OS como em outros sistemas. Inclusive, todo o portfólio de produtos da HP, por exemplo, oferecem suporte para este serviço de impressão na nuvem.

Google descontinuará o Cloud Print esta semana! - Foto: TB
Google descontinuará o Cloud Print esta semana! – Foto: TB

O serviço funcionava de um modo simples e prático. Portanto, com a impressora conectada na internet, o usuário conseguia imprimir documentos e fotos de qualquer lugar em outros dispositivos. Com o fim do app, a recomendação do Google é “migrar” para outro serviço que ofereça o mesmo tipo de recurso. Segundo a declaração da empresa no portal corporativo do Google Chrome, “dispositivos de todos os sistemas operacionais não vão mais conseguir imprimir utilizando o Google Cloud Print”.

Além disso, nesse mesmo portal, o Google recomenda optar pela configuração do “CUPS”, um sistema de impressão que permite que um PC seja configurado como um servidor de impressão por administradores de sistema.

Alternativas ao Google Cloud Print

Google descontinuará o Cloud Print esta semana! - Foto: AI
Google descontinuará o Cloud Print esta semana! – Foto: AI

Para não deixar os seus usuários sem assistência, o Google listou alguns parceiros que oferecem serviços de impressão para o setor corporativo no site Chrome Enterprise. Dessa forma, para ambientes multi-OS (onde mais de um SO funciona ao mesmo tempo) a companhia indicou a utilização da plataforma de impressão (CUPS). Além disso, outra solução seria optar por outros serviços de impressão remota, como a “Directprint.io”, “LRS” e “NT-ware”.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!