Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google está testando um novo recurso que irá exibir os vídeos do Instagram e TikTok em seu próprio “carrossel” dedicado no Google app para dispositivos móveis. Esse é um movimento que pode ajudar a empresa a reter os usuários em busca de entretenimento de vídeos sociais, evitando que deixem totalmente a plataforma do Google. 

Não consegue ativar o “OK, Google”? Veja aqui o que você pode fazer para resolver!

O próprio recurso se expande de um teste que ocorreu no início deste ano. Dessa forma, o Google introduziu pela primeira vez um carrossel de “Vídeos Curtos” no Google Discover. Para quem não sabe, esse é o feed personalizado encontrado no app móvel do Google e à esquerda da tela inicial em alguns dispositivos Android.

Para ser claro, este carrossel de “Vídeos curtos” é diferente dos “Stories do Google”, que foi lançado em outubro de 2020 para o app de pesquisa do Google para iOS e Android. Esses “Stories” consistem em conteúdo de vídeo de formato curto criado por parceiros de publicação on-line do Google como Forbes, USA Today, Vice, Now This, Bustle, Thrillist e outros.

Enquanto isso, o carrossel de “Vídeos Curtos” estava focado em agregar vídeo social de outras plataformas. Dessa forma, ela incluiria o próprio projeto de vídeo curto do Google, o TikTok e a plataforma de vídeo do Google, o YouTube – que também tem experimentado conteúdo de formato curto nos últimos tempos.

O objetivo da funcionalidade é manter os usuários dentro do Google

Google testa exibir vídeos de TikTok e Instagram na busca - Foto: Tech Crunch
Google testa exibir vídeos de TikTok e Instagram na busca! – Foto: Tech Crunch

A expansão para incluir conteúdo do Instagram e TikTok neste carrossel foi “descoberto” pela Search Engine Roundtable (via tweet de Brian Freiesleben ).  Eles conseguiram acessar o recurso pesquisando “packers” no Google app e, em seguida, rolando a página para baixo.

Dessa forma, eles descobriram que o carrossel de vídeos curtos aparece quando você rola a caixa da Base de Dados de Conhecimento do Google para os Green Bay Packers, seguido pelas pontuações, Notícias principais, resultados do Twitter, resultados principais, imagens, vídeos e outros conteúdos, como uma lista dos jogadores, classificação e muito mais.

Além disso, os Vídeos do Instagram e do TikTok estavam disponíveis na linha Vídeos curtos. Ao clicar neles, você vai para a versão da web da plataforma social. Portanto, você não vai para o app móvel nativo, mesmo se estiver instalado ele no seu dispositivo. O resultado final é que os usuários do Google são mais propensos a permanecer nele, pois basta um toque na seta para trás para retornar aos resultados da pesquisa depois de assistir ao vídeo.

O Google indexa conteúdo de vídeo há anos e fez parceria com o Twitter em 2015 para indexar os resultados da pesquisa. No entanto, não está claro até que ponto ele tem qualquer relação formal com o Facebook / Instagram ou TikTok. Mas se essas empresas comentarem algo, iremos atualizar.

A mudança ainda não está 100 % confirmada

Google testa exibir vídeos de TikTok e Instagram na busca! - Foto: AA
Google testa exibir vídeos de TikTok e Instagram na busca! – Foto: AA

O Google se recusou a comentar formalmente ou a detalhar mais seus planos. No entanto, um porta-voz da empresa confirmou ao site TechCrunch que o recurso estava atualmente sendo testado em dispositivos móveis. Dessa forma, eles esclareceram que isso significa que é um recurso limitado em estágio inicial. Em outras palavras, você ainda não encontrará o carrossel de vídeos em todas as consultas de pesquisa. Mas, com o tempo, à medida que o Google dimensiona o produto, ele pode se tornar uma ferramenta interessante para indexar e revelar o melhor conteúdo de vídeo da mídia social – a menos, é claro, que as plataformas optem por impedir o Google de fazer isso.

O recurso está atualmente disponível de forma limitada no Google app para dispositivos móveis e na web móvel, de acordo com o que foi divulgado pela empresa.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!