Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Game Mode está chegando ao Windows 10 com a Atualização de Criadores nesta Primavera, mas já está alimentando experiências no Xbox.

Recentemente, o Modo de Jogo foi revelado na Build 14997 que foi vazada. O Game Mode para Windows 10 parece ser um método para designar recursos para priorizar os jogos quando eles estão em execução e esperamos que isso seja enviado com a Atualização de Criadores nesta Primavera.

Graças a fontes confiáveis, agora temos mais detalhes sobre o Game Mode, e como isso beneficiará os desenvolvedores que criam jogos para Windows 10, Xbox One e Project Scorpio.

O “Game Mode” é especificamente um recurso para o desenvolvimento de jogos “Plataforma Universal do Windows” para jogos no ecossistema Windows 10, e não deve ser visto como um “molho secreto” dando ao Xbox One um impulso de desempenho.

No passado, discutimos o Projeto Helix, que é o codinome de um esforço da Microsoft para agilizar a cadeia de desenvolvimento entre o Xbox One, o Windows 10 e o próximo Xbox, o Projeto Escorpio. O Projeto Helix tomará a forma do kit de desenvolvimento Scorpio, que a Microsoft espera oferecer a todos os desenvolvedores de jogos baseados no Windows 10.

O Game Mode, ao que parece, é um recurso que simplifica as variações entre os consoles Xbox e os PCs, certificando-se de que muitos sistemas Windows 10 possam executar jogos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Xbox One e Project Scorpio. A Microsoft descreve os padrões “alvo” como 900p a 1080p resolução para Xbox One e 4K resolução com 60 fps para o Projeto Escorpio, e nós recebemos evidências para sugerir que o Xbox One já utiliza “Game Mode” em jogos desenvolvidos para a Plataforma Universal do Windows.

Se nossas informações estiverem corretas, o Game Mode abriu caminho para kits de desenvolvimento do Xbox One no verão de 2016, com melhorias que chegam em atualizações subseqüentes ao longo do outono e inverno.

Anteriormente, não foi possível determinar se o Game Mode seria um recurso restrito a jogos criados para a Universal Windows Plataform (UWP), mas parece que isso poderia ser o caso. Nossas informações indicam que os jogos desenvolvidos para o Windows 10, Xbox One e o ecossistema do Projeto Escorpio especificamente precisam ser “Game Mode habilitado” Universal Windows Apps (UWA).

Isto significa que os desenvolvedores que usam o Game Mode habilitaram o UWP hoje a construir jogos para Xbox One em 900-1080p e até 4K para Windows 10 PCs estão prontos para implantar esses jogos para o Projeto Escorpio, com mais de 95% do código de projeto existente intacto. Isso poderia explicar por que já estamos vendo os principais jogadores “pularem no trem” UWA, com Resident Evil 7 definido para uma estréia no Windows 10 Store em 24 de janeiro de 2017. Se for um modo de jogo habilitado UWA, Resident Evil 7 está pronto para o verdadeiro 4K no Project Scorpio como resultado, descompactando suas texturas e configurações de PC 4K quando ele é instalado no console.

Como um Windows 10 Store “Modo de jogo habilitado” UWA, Resident Evil 7 estaria pronto para um verdadeiro 4K Project Scorpio estréia.

Certamente parece que a Microsoft está dando um grande empurrão para o Windows 10 Store com o Project Scorpio, aproveitando o ecossistema Xbox e a base de instalação do Windows 10 como meio para permitir que os jogadores joguem verdadeiramente em qualquer lugar. Seja em consoles, PCs ou com Windows 10 em ARM, talvez, até mesmo em dispositivos móveis futuros.

Se os desenvolvedores vão ou não comprar nesta visão é outra questão. Call of Duty: Infinite Warfare está disponível como um UWA na Windows 10 Store, mas é segregado de todas as outras versões, tornando-se praticamente inútil para qualquer outra coisa além de sua campanha. Além disso, quantos de nós realmente estarão dispostos a comprar Resident Evil 7 duas vezes para tirar vantagem de salvar a sincronização do Xbox entre o Windows 10 e versões de console do jogo, considerando que o jogo não parece que vai apoiar Xbox Play Anywhere? E há a questão do Windows 10 Store sendo uma experiência desagradável em geral, cheia de shovelware.

Jogos como Gears of War 4, Astroneer, Halo Wars Edition Definitive, e Killer Instinct são uma alegria para o jogo de cross-plataform e compras, mas convencer os principais jogadores a sacrificar as vendas de várias versões de seus jogos pode revelar-se uma batalha difícil. Vamos ter que esperar e ver quantas editoras saltam a bordo.

Fonte: Windows Central