Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Stephen King, o mestre do horror e um dos escritores mais importantes da América, teve uma carreira muito bem-sucedida, graças à sua “caneta prolífica” e às muitas adaptações (filmes) que seus livros inspiraram, seja no cinema ou na TV. Enquanto para muitos fãs, King quer dizer romances assustadores como  IT ou A Hora do Vampiro e épicos como a série The Dark Tower e The Stand, outros se reuniram em torno do material com base em seu trabalho. E por uma boa razão: algum outro escritor moderno inspirou tantos clássicos cinematográficos? King pode até ser o escritor mais bem adaptado da história literária. Pelo menos é fácil para um nerd pensar assim. 

Veja também os melhores filmes de terror disponíveis na Netflix!

Tive dificuldade para elaborar esta lista e classificar os filmes de acordo com uma simples razão: todos os fãs de filmes de Stephen King procuram coisas diferentes. Dessa forma, algumas pessoas estão procurando o próximo filme de horror, enquanto outras querem ser assustadas em um nível mais profundo. E há quem prefira os filmes mais sérios, alguns dos quais entraram nessa lista de filmes de Stephen King. 

Meus próprios gostos colocariam Dreamcatcher, 1408, e até mesmo a primeira parte de IT na TV nesta lista se fosse mais longa, mas eu tentei julgar os filmes que eu sentia que realmente deixaram sua marca nos cinéfilos e indústria cinematográfica. Além disso, você pode me informar o quão bem eu fui nos comentários.

Portanto, sem mais delongas, aqui está a lista dos 15 melhores filmes com base no trabalho de Stephen King:

Este artigo de Stephen King contém grandes spoilers.

15. O Sobrevivente

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1987 – Dirigido por Paul Michael Glaser

É impossível ignorar uma adaptação de King estrelada por Arnold Schwarzenegger, especialmente uma tão insana quanto esse thriller de ficção científica distópico sobre jogos de gladiadores modernos apresentados como um game show. Dessa forma, Schwarzenegger interpreta Ben Richards, um ex-piloto de helicóptero acusado de um crime que o leva a um campo de trabalhos forçados, do qual ele rapidamente escapa. Enquanto foge, ele se envolve com um grupo de combatentes da liberdade tentando derrubar o governo totalitário que agora governa a América. Eventualmente, Richards é capturado novamente e forçado a participar do popular programa de “rapé” na televisão chamado “The Running Man”, onde os prisioneiros tentam fugir dos mercenários sedentos de sangue pela chance de serem perdoados por seus crimes. Pense em Fugir de Nova York, mas de maneira campista e com Schwarzenegger em um terrível traje “futurista”.

Paul Michael Glaser dirige o que há de mais nas cenas de ação, que variam de hilariamente estranhas a absolutamente fascinantes. Além disso, há muitos assassinatos, diálogos ruins e um pouco de humor ácido. Alguns podem chamá-lo de junk food, mas eu o chamo de uma deliciosa refeição de quatro pratos. E no que diz respeito ao legado deste filme, ele meio que previu a atual obsessão da sociedade moderna com a TV virtual. Isso para não mencionar a desigualdade bruta de riqueza desenfreada em nossas maiores cidades. 

14. Janela Secreta

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

2004 – Dirigido por David Koepp

King adora escrever sobre escritores. Há The Shining, The Dark Half, Bag of Bones, e ele até se incluiu como personagem em sua série Dark Tower. E depois há a novela “Janela Secreta, Jardim Secreto”, que foi adaptada para o filme de David Koepp, estrelado por Johnny Depp. Embora The Dark Half possa ser um exemplo mais famoso de um escritor que sofre de múltiplas personalidades, é “Secret Window” que oferece o melhor suspense psicológico. 

Depp é Mort Rainey, um escritor que acabou de se divorciar e está sofrendo com o bloqueio de escritor. Para complicar as coisas, um homem violento chamado John Shooter (John Turturro) aparece na cabana de Rainey para acusá-lo de plágio. Dessa forma, Shooter se esforça bastante para punir o excêntrico Rainey, que rapidamente se desenrola ao descobrir que ele pode ter mais em comum com o Shooter do que aparenta. 

13. O Nevoeiro

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

2007 – Dirigido por Frank Darabont

Como o Creepshow, The Mist explora uma era de horror mais clássica, só que desta vez é mais Rod Serling do que Crypt Keeper. Mas não se preocupe, The Mist ainda é bastante “horrível”. Frank Darabont dirigiu o filme baseado na novela de King, de 1980. Além disso, você vai descobrir que o Sr. Darabont aparece algumas vezes nessa lista.

Dessa forma, Thomas Jane interpreta David Drayton, um artista preso em um supermercado com os moradores de uma pequena cidade do Maine (sempre Maine!) E seu filho, enquanto uma névoa misteriosa envolve o mundo ao seu redor. Mal sabem eles que essa névoa traz consigo uma ameaça aterrorizante de outra dimensão. Uma ameaça com muita fome. Nem todo mundo sobrevive a esse filme tenso de monstros que também levanta a questão: “Até onde as pessoas vão sobreviver?”.

12. Na Hora da Zona Morta

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1983 – Dirigido por David Cronenberg

Na hora da Zona Morta é basicamente David Cronenberg no seu estado mais contido. Dessa forma, o rei do horror corporal apresenta uma história emocional sobre um homem chamado Johnny Smith que, após um acidente de carro fatal e acordando de um coma, descobre que tem a capacidade de ver o passado, o presente e o futuro de quem ele toca. Obviamente, há consequências para esse poder cruel: Johnny costuma ver como essas pessoas ou seus entes queridos vão morrer, algo que assombra o homem cada vez mais recluso.

Christopher Walken apresenta uma performance de definição de carreira como o torturado Johnny Smith, que a princípio não quer ter nada a ver com seu poder, mas acaba se encarregando de salvar o mundo, mesmo que isso signifique morrer no processo. Além disso, o vilão senador de Martin Sheen, Greg Stillson, também é um espetáculo, especialmente durante um ano eleitoral! 

11. Cujo

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1981 – Dirigido por Lewis Teague

Nunca um Ford Pinto conheceu mais terror do que em Cujo, a história de uma mãe e filho aterrorizados por um cão raivoso. Ao contrário de muitas das criações de King nesta lista, Cujo toma uma direção mais realista, por mais improvável que seja a situação. Felizmente para nós, o universo ficcional de King tem um cruel senso de humor, onde morcegos raivosos mordem o nariz do gentil St. Bernards e os transformam em monstros gigantes que comem pessoas. 

É a sensação claustrofóbica de estar preso em um Ford Pinto que realmente faz isso por mim, o calor batendo no garoto desidratado enquanto a mãe tenta freneticamente fazer o carro funcionar. (É um pedaço de lixo.) No final do dia, o filme nos conta uma história emocionante da determinação de uma mãe em salvar seu filho. Dee Wallace estrela e dá um desempenho matador neste filme. Além disso, você pode reconhecê-la de outros clássicos de terror, como The Hills Have Eyes e The Howling . Ela também está em ET, o Extra-Terrestre.

10. Doutor Sono

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

2019 – Dirigido por Mike Flanagan

“Doctor Sleep” é a segunda adaptação de King do diretor Mike Flanagan e sua mais ambiciosa até hoje. Dessa forma, uma continuação do romance original de King e do amado filme dirigido por Stanley Kubrick, Flanagan consegue contar uma história que é fiel ao romance do escritor através da linguagem visual criada pelo diretor. O resultado é um filme que agradará aos fãs dos livros e do clássico Kubrick. 

Ewan McGregor interpreta Dan Torrance, agora um adulto terrivelmente marcado cujas lutas com o alcoolismo o levam a um território muito familiar. Felizmente, ele finalmente consegue se limpar e faz amizade com Abra Stone, uma garotinha com um Shine muito poderoso que está sendo caçada por um culto a vampiros de energia conhecido como o Verdadeiro Nó. Dessa forma, à medida que a história se desenrola, Dan se torna um mentor do jovem Abra enquanto enfrenta os fantasmas de seu passado. O ato final faz com que a dupla retorne ao Overlook Hotel para um último confronto com a vil líder do True Knot, Rose the Hat, bem como os espíritos malignos do próprio hotel. Você não verá a virada final chegando!

9. Creepshow – Arrepio do Medo

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1982 – Dirigido por George A. Romero

O filme de antologia de terror de George A. Romero, de 1982, é uma delícia de se assistir. Dessa forma, nascido do amor de King pelas antigas histórias de terror de EC e DC de séries de quadrinhos, como Tales from the Crypt e House of Secrets, o filme relembra momentos deliciosos de horror corporal e “comédia negra”, já que os muitos personagens coloridos se tornam cada vez mais ridículos em situações que incluem monstros de algas e cadáveres assassinos. Este é apenas um “lixo” tão bom. 

Dessa forma, o Creepshow é composto por cinco histórias, todas da mente e caneta de King. Entre os destaques estão “A Morte Solitária de Jody Verrill”, que protagoniza o próprio King como um fazendeiro que encontra um organismo alienígena perigoso quando um meteorito cai em sua terra e “Eles estão rastejando em você”, sobre um germofone atormentado por baratas. Mas o meu favorito é “Algo para contar a você”, estrelado por Leslie Nielsen, a grande e falecida, como uma psicopata rica que decide punir sua esposa e seu amante de uma maneira extremamente horrível. E sim, o título dessa história é um trocadilho. 

8. Conta Comigo

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1986 – Dirigido por Rob Reiner

Baseado na novela de King, “The Body”, Stand By Me é diferente de tudo o que os espectadores esperavam do escritor em 1986. Não é um filme de terror ou mesmo um thriller. É uma história sobre um grupo de meninos de cidade pequena que, enquanto procuram uma distração de suas vidas conturbadas, decidem procurar o corpo de um garoto que teria sido atingido e morto por um trem que passava. 

Conta Comigo é como o filme mais recente Hearts in Atlantis. Dessa forma, ele faz um bom trabalho ao capturar a infância em meados do século, mostrando-nos personagens de cidades pequenas com grandes imaginações tentando escapar dos subúrbios. Além disso, o filme também foi responsável pela estrela em ascensão River Phoenix, que faleceu em 1993.

7. Carrie – A Estranha

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1976 – Dirigido por Brian De Palma

A coisa sobre Carrie é que não há nada parecido, tanto em termos de romance quanto de filme. Portanto, lançada apenas dois anos após o romance de King, a adaptação de Brian De Palma ganhou as indicações de Sissy Spacek e Piper Laurie Oscar, e com razão. Suas performances, a de uma mãe mentalmente instável e fanática, criando uma adolescente problemática, são a força deste filme. Dessa forma, você se enche de medo toda vez que a Margaret de Laurie volta sua atenção para a fraca Carrie (Spacek), que é terrivelmente excluída na escola e punida pela sua mãe pelos “pecados” que comete. 

Este sólido exemplo de pornografia psicológica de tortura nunca “cede”. Desde a cena de abertura no vestiário da garota até o confronto climático de Carrie com a mãe, nada de bom realmente acontece com a jovem adolescente pela qual todos estamos torcendo. E se você já viu este filme, faça um favor a si mesmo e leia o romance! 

6. À Espera de um Milagre

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1999 – Dirigido por Frank Darabont

Eu te disse que Darabont voltaria. Dessa forma, ele fez uma carreira adaptando os livros de King, e definitivamente foi bom para ele. À Espera de um Milagre deu a Darabont sua segunda participação no Oscar, com uma história emocional tão boa quanto seu primeiro filme na prisão (mais sobre isso em apenas um momento). Tom Hanks e o falecido Michael Clarke Duncan estrelam este drama policial sobrenatural. 

Hanks interpreta o agente penitenciário Paul Edgecomb, encarregado do corredor da morte em uma prisão. Dessa forma, a história narra os muitos presos, tanto os sádicos quanto os menos vilões, bem como os guardas que os vigiam diariamente. John Coffey, de Duncan, é como nenhum outro preso que Paul já conheceu, e o que começa como a história de um homem a caminho de sua morte por seus crimes se torna um ano na vida de Paul que o mudará para sempre. 

5. IT – A coisa

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

2017 – Dirigido por Andy Muschietti 

Enquanto a minissérie de TV estrelada pelo inimitável Tim Curry como Pennywise the Clown estará sempre próxima e querida por nossos corações, é o filme de Andy Muschietti de 2017 que é a melhor adaptação do livro de 1.138 páginas de King. No entanto, apenas a primeira parte de uma adaptação em duas partes foi realmente boa. Mas o que vimos no primeiro filme está muito além de um dos melhores filmes já feitos com base no trabalho de King. Parte disso tem a ver com o fato de que a tecnologia de hoje permite melhores visuais. Coisas como crianças flutuando no covil de Pennywise e rios de sangue jorrando da pia do banheiro de Beverly Marsh parecem bem assustadoras e reais com o CGI adequado. 

Mas o que torna IT – A Coisa especialmente bom é o seu elenco. O Losers Club é tão agradável de assistir neste filme que você quase deseja que haja mais filmes estrelando esse grupo desorganizado de caçadores de monstros em idade escolar. Este filme tem muito coração e muitos sustos. Além disso, Bill Skarsgard é um bom Pennywise. Não é tão bom quanto Curry, no entanto. 

4. Jogo Perigoso

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

2017 – Dirigido por Mike Flanagan

O Jogo Perigoso é o melhor filme do “rei” da última década. Dessa forma, Mike Flanagan pegou um livro que era aparentemente impossível de ser transformado e transformou-o em um pesadelo visual, estrelado por Carla Gugino, que apresenta uma atuação decisiva na carreira como Jessie Burlingame, uma mulher que talvez se encontre na situação mais incomum e aterrorizante de qualquer história do Stephen. Depois de um jogo excêntrico com o marido, Gerald (Bruce Greenwood), dar terrivelmente errado, Jessie é empurrada para uma luta por sua vida em uma cabana isolada na floresta. 

Caçada por um cachorro faminto que entra na cabana, Jessie observa o corpo do marido morto ser devorado pouco a pouco, enquanto é assombrado pelo fantasma de Gerald e por um assassino em série horrível que gosta de comer os rostos de cadáveres masculinos. Portanto, para sobreviver, Jessie deve enfrentar seu próprio passado traumático para encontrar a força necessária para escapar dos laços que a unem física e espiritualmente. Além disso, jogue alguns visuais incríveis de um eclipse assustador que dá lugar a uma paisagem de sonho surreal e a reviravolta mais sombria do filme e você tem uma obra-prima.

3. Louca Obsessão

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1990 – Dirigido por Rob Reiner

King viu os problemas com os fãs, experimentou-os, antes que o resto do mundo realmente começasse a ver o lado feio dessa devoção. Louca Obsessão é o que acontece quando alguém fica obcecado por uma celebridade e seu trabalho. Depois que o romancista Paul Sheldon (James Caan) dirige seu carro para fora da estrada durante uma nevasca no Colorado, uma enfermeira aparentemente prudente chamada Annie Wilkes (Kathy Bates) resgata o escritor e o leva de volta para sua casa. No começo, Annie parece boa o suficiente, uma boa samaritana que acabou de resgatar seu escritor favorito no mundo, mas a admiração de Annie pelo romancista rapidamente se torna perturbadora, e o que se desenrola é uma história de verdadeiro terror. É o que chega perto de casa para King, que foi vítima de vários perseguidores ao longo de sua carreira. 

Além disso, Bates rouba a cena, entregando o desempenho de sua carreira. A terrivelmente irritada Annie Wilkes não é apenas uma das maiores vilãs de King, mas também é uma das maiores da história do cinema de terror. Se você não gosta dos monstros ou acha as coisas sobrenaturais muito cafonas, então  Louca Obsessão é o filme certo para você. 

2. Um Sonho de Liberdade

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1994 – Dirigido por Frank Darabont

O primeiro dos dois filmes de prisão de Darabont baseados no trabalho de King também é o melhor. Dessa forma, estrelando Tim Robbins como Andy e Morgan Freeman como Vermelho, Um Sonho de Liberdade conta a história de um homem preso injustamente pelo assassinato de sua esposa. Enquanto grande parte da parte inicial do filme narra o sofrimento de Andy como um homem inocente na prisão, outra história começa a dominar, a de um sistema penitenciário corrupto e como isso muda os homens presos dentro dele. Robbins, Freeman e Bob Gunton, que interpreta o cruel Warden Samuel Norton, fazem alguns dos seus melhores trabalhos neste filme, que foi indicado a vários prêmios da Academia em 1994, incluindo Melhor Filme. 

Além disso, um Sonho de Liberdade também se destaca como um dos filmes mais esperançosos do trabalho de King. Para muitos fãs do filme, era até novidade para eles que era baseado em uma obra de King. Mas a ideia de que a esperança pode afastar a escuridão não era novidade em seu trabalho a essa altura. O filme efetivamente trouxe outro lado do escritor para o grande público.

1. O Iluminado

Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! - Foto: Reprodução/Den Of Geek's
Filmes de Stephen King: veja os 15 melhores! – Foto: Reprodução/Den Of Geek’s

1980 – Dirigido por Stanley Kubrick

Como a maioria dos críticos de cinema, não posso deixar de discordar de King sobre O Iluminado, de Stanley Kubrick. Dessa forma, este filme lindamente filmado é um conto clássico sobre uma família assombrada por um marido e pai alcoólatra e os fantasmas de um hotel assustador. As reviravoltas nos corredores do Overlook Hotel, os fantasmas sussurrantes e os demônios do passado são demais para a família Torrance, que são as únicas pessoas que ficam no hotel durante um inverno fatídico.

O maior poder de O Iluminado é a imaginação. Dessa forma, muitas das cenas mais memoráveis ??do filme foram gravadas na mente dos fãs de cinema. Há o rio de sangue saindo do elevador do hotel, os gêmeos no final do corredor, e ninguém pode esquecer o maníaco de Jack Nicholson: “Aqui está Johnny!” como ele leva um machado para a porta para encontrar a sua esposa (Shelley Duvall). Além disso, este é um dos maiores papéis de Nicholson e um dos melhores filmes que Kubrick fez em sua lendária carreira. King poderia fazer muito pior. 

Fonte: Den Of Geek’s

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!