Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Far Cry é uma das franquias de tiro em primeira pessoa (FPS) mais populares e duradouras em todos os jogos. Desde 2004, a série leva os jogadores a locais exóticos, onde eles devem sobreviver contra todas as probabilidades. Além disso, os ambientes de mundo aberto nunca deixam de impressionar, e a jogabilidade aberta garante que dois jogadores não tenham a mesma experiência. Poucas séries têm a reputação de Far Cry.

Veja também a história da franquia Monster Hunter!

Com a divulgação de Far Cry 6, agora é o momento perfeito para relembrar a amada série da Ubisoft. Mais especificamente, para classificar toda a franquia. Isso não é uma tarefa fácil, considerando como quase não existem falhas em todo o catálogo. Ainda assim, vale a pena examinar a série para determinar quais títulos se destacam acima do resto.

Aqui estão todos os jogos de Far Cry classificados do pior para o melhor.

Far Cry Vengeance

Conheça toda a franquia de Far Cry - Foto: Reprodução/Ubisoft
Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Não se sinta mal se não se lembrar da Far Cry Vengeance. Este exclusivo Nintendo Wii foi um remake da versão Xbox, Far Cry Instincts – que foi em si um remake do primeiro Far Cry. Tudo de errado que acontecia com o Wii estava em exibição total aqui, ou seja, gráficos abaixo do nível e controles de movimento inconsistentes. Não se pode culpar a Ubisoft por tentar trazer a franquia para o Wii, mas os resultados foram menos do que satisfatórios.

Far Cry Instincts: Evolution

Conheça toda a franquia de Far Cry - Foto: Reprodução/Ubisoft
Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Gamespot

Seguindo o Far Cry Instincts, Far Cry Instincts: Evolution é essencialmente uma expansão glorificada. Além disso, ele mantém a mesma jogabilidade e ambientes básicos do Instincts. Como seu antecessor, o Evolution possui um modo multiplayer. Embora não tenha chegado exatamente ao limite no departamento de jogabilidade ou narrativa, o Evolution era uma entrada decente o suficiente.

Far Cry Instincts

Conheça toda a franquia de Far Cry - Foto: Reprodução/Ubisoft
Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Tentar fazer o Far Cry original rodar em sistemas de sexta geração em sua forma original era uma tarefa impossível. Em vez disso, a Ubisoft criou uma versão personalizada para consoles. Embora não tenha tido os níveis gigantes, a natureza aberta e a proeza gráfica de Instincts compensou suas deficiências com novas armas, habilidades e até multiplayer. Dessa forma, Instincts não segura uma vela em relação ao original, mas foi um jogo de tiro acima da média para o Xbox original.

Far Cry Instincts: Predator

Conheça toda a franquia de Far Cry - Foto: Reprodução/Ubisoft
Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Este exclusivo Xbox 360 continha os dois jogos Far Cry Instinct exclusivos para Xbox. Apesar de estar em um console mais poderoso, Instincts: Predator foi uma decepção visual. Felizmente, sua jogabilidade foi sólida e agradável.

Far Cry

Conheça toda a franquia de Far Cry - Foto: Reprodução/Ubisoft
Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Foi este quem começou tudo. Como seu irmão desenvolvido pela Crytek, o Crysis, o Far Cry era (e é) uma potência gráfica que exigia muito dos PCs dos jogadores. Introduziu grampos de série como ambientes maciços de floresta / selva, uma variedade de veículos para dirigir e ação de correr e disparar em ritmo acelerado. Não só influenciou todas as entradas subseqüentes, mas o gênero FPS como um todo.

Embora estruturalmente semelhante a suas sequências, o primeiro game da série continha seus próprios elementos únicos. Dessa forma, os jogadores tinham mais liberdade para completar as missões como quisessem – se isso significava entrar com todas as armas em punho ou matar inimigos silenciosamente. Além disso, a IA inimiga se adaptou aos jogadores, tornando os encontros muito mais imprevisíveis e emocionantes. O Far Cry original pode não ter envelhecido bem, mas em 2004 não foi nada menos que revolucionário.

Far Cry: New Dawn

Conheça toda a franquia de Far Cry - Foto: Reprodução/Ubisoft
Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Far Cry: New Dawn é uma entrada independente e uma sequência. Dessa forma, baseado em um dos finais alternativos de Far Cry 5, New Dawn se passa em um condado pós-apocalíptico de Hope. Você joga como “O Capitão”, cuja missão é ajudar o povoado da Prosperidade a se defender contra os ladrões de estrada saqueadores e seu líder, os gêmeos maníacos. Esta entrada apresenta postos avançados reproduzíveis, missões de expedição, jogabilidade cooperativa e um mundo exuberante de cor neon para explorar.

Como Blood Dragon e Primal, New Dawn é uma aventura compacta e independente. Mesmo se você nunca jogou Far Cry 5, poderá aproveitar o que New Dawn tem a oferecer. Os fãs do jogo anterior apreciarão ver o que aconteceu com Hope County e a resolução do enredo de Joseph Seed. Embora não seja tão exagerado quanto Blood Dragon ou original como Primal, New Dawn é uma ramificação digna.

Far Cry 2

Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Far Cry 2 estava à frente de seu tempo e apresentava coisas que agora são onipresentes nos jogos. Dessa forma, assumir postos avançados para controlar o território – algo que agora é odiado por muitos – fez sua estréia no segundo game da série. O companheiro de alguém poderia morrer permanentemente. Permadeath agora é uma característica fundamental dos jogos de sobrevivência e Battle Royale. Tomar remédios para controlar a malária do personagem do jogador é semelhante à necessidade de comer nos títulos de sobrevivência. Além disso, a maneira como as armas finalmente quebram e a quantidade limitada de itens de saúde (seringas) também é algo visto nos jogos de sobrevivência.

O jogo também possui outras características interessantes. Se o protagonista estiver em um estado crítico, ele deverá remover manualmente as balas, ferimentos e curar os ossos novamente. Para encontrar objetivos, é preciso retirar um mapa do jogo e usar um rastreador GPS (semelhante ao Firewatch). Além disso, também é notável a maneira como os jogadores podem usar o fogo para destruir acampamentos inteiros. O cenário africano, o clima dinâmico e o ciclo dia/noite foram incríveis em 2008 e se mantêm até hoje. Os fãs da série deveriam definitivamente dar uma olhada no segundo game da série.

Far Cry 5

Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Todos os títulos anteriores do Far Cry da linha principal ocorreram em locais exóticos. O Far Cry 5 se diferencia por ser ambientado no oeste dos Estados Unidos. No entanto, apesar do cenário doméstico, ele ainda contém itens básicos da série, como um vilão principal carismático, hordas infinitas de inimigos enlouquecidos, um mundo aberto vasto e explorável, vida selvagem imprevisível e combate dinâmico.

O game sofre o mesmo destino que o 4 – ou seja, não é tão memorável ou inovador quanto o Far Cry 3. Ainda assim, é facilmente a entrada mais robusta em termos de conteúdo reproduzível e tamanho do mapa. Com o lançamento de Far Cry 6, as pessoas sem dúvida quererão revisitar este título.

Far Cry: Blood Dragon

Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Embora oficialmente seja uma ramificação de Far Cry 3, Blood Dragon não é nada como o título do qual ele saiu. Embora construído sobre a estrutura básica de Far Cry 3, Blood Dragon é um caso totalmente independente. Além disso, também é completamente insano.

Blood Dragon é uma enorme carta de amor para filmes de ação e ficção científica dos anos 80. Faz constantes referências claras a The Terminator, The Predator, Robocop, Tron e muitos outros filmes clássicos da era Reagan. Se você é “filho” dos anos 80 ou é fã de filmes da época, então Blood Dragon é para você. Mesmo se você não é fã dos anos 80, a jogabilidade é mais do que suficiente para mantê-lo ligado.

Far Cry Primal

Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Após o lançamento de Far Cry 4, alguns sentiram que a série havia ficado obsoleta. Felizmente, o Primal apareceu para agitar as coisas de uma maneira gigantesca. Dessa forma, situado durante a idade da pedra, Primal coloca os jogadores no papel de caçador na Era Mesolítica. A Ubisoft até criou uma linguagem com a ajuda de linguistas históricos para aprimorar o realismo. Por causa do cenário pré-histórico, o jogo apresenta armas como arcos, paus e lanças. A mecânica de sobrevivência, como criar e se proteger dos elementos, também é vital.

Um grande atrativo de Primal é a capacidade de domar animais selvagens, incluindo lobos, ursos e tigres com dentes de sabre. Dessa forma, eles não apenas protegem você de outros animais selvagens, mas também são ótimos contra inimigos humanos. Além disso, andar na parte de trás de um tigre dente de sabre ou mamute enquanto arremessa lanças é simplesmente incrível.

Contar com um arco e flecha em vez de um AK-47 é certamente uma grande mudança para a franquia. No entanto, jogadores que desejam uma nova visão da fórmula de Far Cry certamente apreciarão o que Primal traz para nós.

Far Cry 4

Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

É claro que a Ubisoft não queria se desviar muito de sua fórmula estabelecida com Far Cry 4. Apesar disso, ainda é um dos melhores jogos da franquia e da geração atual.

O Kyat, inspirado no Nepal, é sem dúvida o ambiente mais impressionante de toda a série. Não só parece deslumbrante, como facilita uma jogabilidade mais vertical. Além disso, os jogadores têm que escalar montanhas gigantescas para alcançar objetivos. Felizmente, o novo wingsuit torna o regresso à terra simples e divertido. Assumir as fortalezas inimigas é um destaque, assim como montar elefantes de guerra para atacar as referidas bases.

A história é um tanto confusa com Pagan Min entrando como um clone de Vaas. Por outro lado, o protagonista Ajay Ghale estar em Kyrat para enterrar as cinzas de sua mãe dá à entrada um toque mais pessoal. Este herói é muito mais identificável do que Jason Brody, do jogo anterior.

Far Cry 3

Conheça toda a franquia – Foto: Reprodução/Ubisoft

Enquanto os dois primeiros games são jogos sólidos e introduziram muitos itens básicos da série, é Far Cry 3 que realmente colocou a série no mapa. Mesmo seis anos após sua estréia, ele lança uma longa sombra sobre toda a franquia.

O game codificou e aprimorou muitos dos principais elementos de jogabilidade da série. O mundo aberto parecia mais vivo e vibrante do que antes. Além disso, a vida selvagem desempenha um papel importante e pode ajudar ou atrapalhar os jogadores. Apesar de alguns elementos de script durante missões baseadas em histórias, os jogadores tiveram a liberdade de abordar os objetivos da maneira que quisessem. O jogo introduziu novos recursos, como árvores de habilidades, pontos de experiência, artesanato e até tiroteios em primeira pessoa.

A principal razão pela qual esse game é tão altamente considerado é devido em grande parte ao seu principal antagonista: Vaas. Embora ele seja um psicopata repugnante, não se pode deixar de se apaixonar pelo charme e eloqüência de Vaas. Vaas parecia conhecer o personagem do jogador, Jason Brody, ainda melhor do que ele. Vaas estabeleceu um alto padrão para todos os vilões subsequentes e nenhum conseguiu ultrapassá-lo. Isso também se aplica ao Far Cry 3 em geral.

Fonte: Toms Guide

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página.