Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando a pandemia de coronavírus terminará? Quanto tempo vai demorar até que o mundo volte ao normal? Especialistas em saúde e políticos muitas vezes precisam responder a essas questões, especialmente agora que várias vacinas foram autorizadas para uso de emergência, com pelo menos mais algumas para receber autorização de emergência em breve. Não há uma resposta perfeita para essas perguntas, já que vários fatores podem influenciar o caminho da pandemia.

O que é 5G? Veja tudo o que você precisa saber sobre!

As vacinas podem prevenir mortes e algumas delas podem reduzir o risco de transmissão, mas só podem ajudar a vencer a pandemia se um número maior de pessoas for imunizado. A imunidade do rebanho pode ser alcançada se algo entre 70% a 85% da população for vacinada, de acordo com comentários feitos pelo Dr. Anthony Fauci. Além disso, o especialista também disse que os Estados Unidos podem vencer a pandemia até o final do verão de 2021, com a vida voltando a um certo sentido de normalidade até o final do ano.

Mas o suprimento de vacina simplesmente não pode atender a demanda agora e levará meses para chegar lá. O vírus continua a sofrer mutação e há pelo menos uma cepa que reduz a eficácia das vacinas, um fenômeno que pode complicar ainda mais o retorno ao normal. Além disso, há poucos dias, ouvimos uma estimativa mais pessimista que dizia que levaria de 4 a 5 anos para a vida voltar ao normal. Dessa forma, a Bloomberg reuniu os dados de vacinação disponíveis em todo o mundo e criou um modelo para prever o fim da pandemia. Por fim, a estimativa atual é ainda pior do que a acima.

Rastreador de vacina: os próximos anos

O rastreador de vacina da Bloomberg diz que mais de 124 milhões de doses de vacina foram administradas globalmente até agora, o que é maior do que o número de casos oficiais de COVID-19 em todo o mundo. Além disso, nos Estados Unidos, 38,5 milhões de pessoas foram vacinadas pelo menos uma vez, até a manhã de sábado, número também superior ao total de infecções por COVID-19.

O rastreador oferece mapas interativos para os EUA e o mundo, mostrando quantas doses foram administradas em um estado ou país específico, quantas pessoas receberam pelo menos uma dose e quantas pessoas foram totalmente vacinadas. Quanto mais verde for o estado ou país no mapa, melhor será a campanha de vacinação.

Israel é o líder indiscutível até o momento, com 37,5% da população recebendo uma dose da vacina e 21,9% totalmente vacinada. Nesse ritmo, Israel será o primeiro país a obter imunidade coletiva. Israel alcançará uma cobertura de 75% em apenas dois meses, explica a Bloomberg. Os Estados Unidos chegarão lá “bem a tempo de comemorar o Ano Novo de 2022”.

Este rastreador de vacina nos diz quando a vida voltará ao normal - você não gostará da estimativa atual
Este rastreador de vacina nos diz quando a vida voltará ao normal – você não gostará da estimativa atual – Foto: Reprodução/BGR

A Bloomberg estimou que o testamento precisaria de quase 7 anos para atingir 75% de imunidade na taxa atual de vacinação:

Globalmente, a última taxa de vacinação é de 4.607.324 doses por dia, em média. Nesse ritmo, levará cerca de 6,8 anos para cobrir 75% da população com uma vacina de duas doses.

Estimativa terrível

Essa é uma estimativa terrível por vários motivos. Em primeiro lugar, se levasse tanto tempo para que o mundo inteiro obtivesse imunidade coletiva, muitas pessoas continuariam a morrer de COVID-19. Além disso, ainda não temos ideia de quanto tempo vai durar a proteção contra as vacinas. Se a imunidade diminuir após 6-12 meses, serão necessárias doses de reforço para manter a imunidade do rebanho. Este modelo não leva em consideração esse detalhe.

Mas Bloomberg reconhece que o modelo tem limitações. Na realidade, o modelo é tão falho que quase nem vale a pena prestar atenção.

Para começar, a fabricação de vacinas ainda está em seus primeiros dias, e as empresas ainda estão aumentando a produção. Mais estoque estará disponível em breve, o que ajudará os países a abrir vacinas para mais grupos de pessoas. Além disso, mais vacinas serão autorizadas nas próximas semanas. A Johnson & Johnson e a Novavax acabam de lançar os dados de teste da Fase 3. O primeiro solicitou autorização para uso de emergência no Reino Unido. O medicamento Oxford também completará o teste de Fase 3 dos EUA em breve.

Além disso, a vacina candidata da J&J é uma vacina de dose única, que poderia ajudar ainda mais os países a alcançar a imunidade coletiva. Os pesquisadores de Oxford também concluíram que seu medicamento mostra melhor eficácia se o tempo entre as doses for superior a 12 semanas – a recomendação atual é de duas doses programadas com quatro semanas de intervalo.

Finalmente, o modelo não inclui dados sobre a imunidade natural da população, que é adquirida por pessoas que já sobreviveram ao COVID-19.

Conforme as taxas de vacinação melhoram, o rastreador interativo da Bloomberg também obtém melhores estimativas – você pode tentar neste link.

O que achou?

O que você achou do rastreador de vacinas? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!