Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Sim! a resposta a essa pergunta é sim! Por padrão, quando você compartilha um arquivo qualquer no Microsoft Docs.com, eles podem ser acessados por qualquer um com acesso ao Docs.com, porém, muito podem não saber, mas esse é o principal propósito desta plataforma e esse acesso público pode ser concedido o não.

O Docs.com é uma plataforma colaborativa criada pela Microsoft com a finalidade de facilitar o compartilhamento de seus documentos do Word, do Excel, do PowerPoint, do OneNote, do Sway e PDF. Eles podem ser compartilhados gratuitamente com seus amigos e qualquer pessoa na web. Isto é, sua função sempre foi focada no compartilhamento de tudo que é postado nela.

Aqui é possível ver o que é possível compartilha no Docs.com. Ele conta com integração com o OneDrive, Sway e OneNote

O Docs.com também liga os seus documentos, coleções e perfil a motores de pesquisa, atraindo mais público e ajudando outras pessoas a descobrir os seus interesses. Nele você pode monitorar os gostos, as transferências e os comentários no Docs.com e partilhe ou incorpore os seus conteúdos em redes sociais na Web.

As mensagens de que o documento ficará em modo público estão sempre em evidência. Veja exemplos acima e abaixo.

Depois de publicados no Docs.com, seus documentos se comportarão como se eles fossem uma página na web, e qualquer um pode acessá-los, porém, como já era de se esperar, tudo isso dependerá de suas permissões.

Por padrão, qualquer documento postado no Docs.com ficará em modo público, porém, isso pode ser facilmente modificado ANTES dele ser publicado. Veja como e onde é feita essa escolha:

Enfim, o Docs.com é uma plataforma que tem um propósito bem definido, então, não o confunda com o OneDrive ou o Azure. O OneDrive, por exemplo, também possui a capacidade de compartilhamento de arquivos porém, por padrão, esses arquivos não podem ser acessados por outra pessoa exceto o proprietário da conta, e esses são protegidos por uma senha pessoal.

Infelizmente alguns canais tem divulgado as funcionalidades do Microsoft Docs.com como se elas fossem um falha de segurança da empresa, quando na verdade a plataforma está apenas cumprindo o que promete. Os usuários precisam conhecer melhor a ferramenta antes de usá-la.

Obg ao Fabrício pela dica 😉