Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi? Até mesmo seus avós têm uma conexão Wi-Fi em casa, mas nem todos funcionam tão rápido quanto gostaríamos. Embora isso possa significar que você precisa de um novo roteador, é possível que alguém esteja roubando sua conexão também. Ainda bem que existem maneiras de achá-lo e impedi-los de acessá-lo mais uma vez.

MAC Address: saiba o que é e como descobrir!

Basta você ter seu endereço MAC e um ou dois aplicativos, para que consiga determinar se alguém está roubando seu Wi-Fi ou se sua conexão está apenas lenta. Veja como:

Alguém está roubando seu Wi-Fi?

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi: Saiba o pode fazer a respeito
Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi: Saiba o pode fazer a respeito – Foto: Reprodução/DigitalTrends

Se você tiver apenas alguns aparelhos Wi-Fi em sua casa, pode ser necessário desconectá-los ou desligá-los. E, em seguida, ver se tem uma luz de sinal sem fio em seu roteador. Se a luz continuar a piscando, outra pessoa está usando seu Wi-Fi.

No entanto, esse jeito só funciona se você tiver certeza de que todos os aparelhos sem fio que você possui estão desligados, o que pode não ser fácil de fazer em muitas casos. Por isso, apresentamos dois jeitos detalhados para ter certeza se há ladrões de Wi-Fi, independentemente da configuração que você tenha.

Método 1: usar um aplicativo para saber se alguém está roubando seu Wi-Fi

Vários aplicativos estão disponíveis para fornecer buscas automáticas para dispositivos incomuns conectados à sua rede Wi-Fi. Verificar esses dispositivos, especialmente se eles estiverem se conectando em horários estranhos do dia, quando nenhum amigo está presente, pode fornecer pistas valiosas. Consequentemente, aqui estão alguns aplicativos que podem ajudá-lo a identificar problemas.

Aplicativos para saber se alguém está roubando seu Wi-Fi

Detector de ladrão de Wi-Fi: este aplicativo é fácil de baixar e projetado para produzir resultados rápidos. Ele vai mostrar quantos dispositivos estão em seu roteador, ajudá-lo a identificar dispositivos que não pertencem a eles e conectá-lo às configurações do roteador para que você possa fazer rapidamente as mudanças necessárias para proteger seu roteador (veja abaixo para mais informações) .

Paessler PRTG Network Monitor: a solução da Paessler é um conjunto completo de ferramentas de gerenciamento de roteador, incluindo detecção automática de tráfego estranho, análise de como a rede está sendo usada e outras ferramentas detalhadas. Pode ser um pouco demais para o proprietário médio preocupado, mas é uma ótima ferramenta para pequenas empresas preocupadas com alguém acessando sua rede sem permissão. Sugerimos que você continue com o teste gratuito de 30 dias, o que deve ser suficiente para solucionar quaisquer problemas.

F-Secure Router Checker: F-Secure é uma ferramenta baseada na web que é útil se você quiser evitar downloads. Esta ferramenta verifica se há hackers mais sérios – especificamente, procura sinais de que alguém está usando ajustes de configuração furtivos para sequestrar sua internet, o que pode ser útil em casos mais difíceis.

Observador de rede sem fio: Este programa independente é projetado para ajudar os usuários do Windows e MacOS a observar atividades sem fio suspeitas e monitorar todos os dispositivos conectados no momento.

Fing: Fing é um download do iOS para proteção mais voltada para dispositivos móveis. Ele permite que você veja imediatamente os dispositivos conectados, que tipo de dispositivo eles são e a natureza de sua conexão, endereço MAC e assim por diante. Você também pode verificar o comportamento da conexão Wi-Fi para observar horários de pico que podem indicar que outra pessoa está acessando sua rede.

Método 2: verificar os registros do administrador

Se você suspeitar que alguém está roubando seu Wi-Fi, será necessário fazer login na página de administração do roteador. Além disso, a maioria das pessoas pode fazer isso digitando 192.168.1.1 ou 192.168.2.1 na barra de endereço.

Depois de acessar a página de administrador, você precisará localizar a página que lista os vários endereços de controle de acesso à mídia (MAC) conectados ao seu computador. A localização desta página será diferente dependendo do seu roteador você pode encontrá-la na configuração sem fio, status sem fio ou na lista de clientes DHCP. Você pode usar essa lista para contar quantos dispositivos estão conectados à sua internet. Se você vir seis endereços MAC – qualquer dispositivo conectado à sua rede terá seu próprio endereço MAC exclusivo – mas tiver apenas quatro dispositivos em sua casa, provavelmente alguém está roubando sua Internet.

Nota: telefones antigos, consoles de jogos, câmeras habilitadas para Wi-Fi e outros dispositivos conectados podem aparecer na lista de endereços MAC. Você pode obter um controle melhor sobre qual endereço MAC representa qual dispositivo usando um site como macvendors.com.

Como manter os estranhos longe

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi: Saiba o pode fazer a respeito
Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi: Saiba o pode fazer a respeito – Foto: Reprodução/DigitalTrends

Se você suspeitar que alguém está roubando seu Wi-Fi, é uma boa ideia reforçar a segurança (as penalidades por roubo de Wi-Fi variam muito, portanto, consulte as autoridades locais para acompanhamento). Caso você não tiver uma senha em sua rede, adicione uma. Se você ainda usa o nome e a senha do roteador padrão, altere-os – você pode fazer isso na página de administração do roteador.

Para alterar sua senha, procure a chave pré-compartilhada em suas configurações de segurança. Alterar sua senha sem fio ativará todos os dispositivos atuais (incluindo aqueles aproveitadores indesejados), então você terá que reconectar seus dispositivos assim que tiver uma nova senha.

Para alterar o nome do roteador, localize o Service Set Identifier. Isso normalmente é encontrado no menu de configurações sem fio. Em seguida, procure instruções mais específicas para a sua marca específica de roteador, se necessário.

Por último, é importante usar a criptografia de rede sem fio mais forte disponível para os consumidores. No momento, embora o WPA2 possa ser o mais comumente usado, o WPA3 é o mais forte. Portanto, você pode querer começar a pensar em comprar um novo com WPA3.

Se o seu roteador estiver desatualizado, você não encontrará mais suporte para ele. Além disso, nesse caso, você pode não ter acesso a recursos de segurança como esses. Isso – combinado com o surgimento de tantas tecnologias modernas e interessantes – significa que pode ser hora de começar a pensar em comprar um novo roteador.

Remova estranhos em seu Wi-Fi

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi: Saiba o pode fazer a respeito
Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi: Saiba o pode fazer a respeito – Foto: Reprodução/DigitalTrends

Claro, bloquear o seu Wi-Fi é ótimo. Mas o que você faz se encontrar estranhos em seu Wi-Fi antes de implementar seu protocolo de segurança? Se você quiser se livrar de estranhos indesejáveis, há uma solução rápida e fácil para o problema. Alterar sua senha para um código mais robusto expulsará automaticamente todos da sua rede (incluindo você). Faça login em seus dispositivos com a nova senha, e moochers casuais não conseguirão fazer logon. Na maioria dos casos, uma troca de senha é suficiente para impedir a maioria das pessoas de roubar seu wi-fi. Continuar monitorando sua lista de dispositivos conectados é inteligente, no entanto.

Se você conseguir localizar o dispositivo agressor, há outra maneira de impedir que estranhos acessem seu Wi-Fi. Procure uma opção na página de administração do roteador que diz Filtragem MAC, Filtragem de dispositivo ou algo semelhante. Dessa forma, você pode adicionar números MAC a uma lista de dispositivos bloqueados. Qualquer dispositivo na lista de bloqueio não pode acessar o sinal Wi-Fi do seu roteador. Além disso, basta escolher os números MAC estranhos de equipamentos desconhecidos e adicioná-los a esta lista. Você também pode obter um aplicativo para tornar o processo mais fácil. Por isso, aplicativos de roteador como o Google Home tornam incrivelmente fácil escolher um dispositivo em sua rede e bloqueá-lo com pouco esforço. O bloqueio não é infalível, no entanto. Hackers sérios podem falsificar endereços MAC – mas seu vizinho preguiçoso provavelmente não fará tanto esforço para se reconectar ao seu Wi-Fi.

Fonte: DigitalTrends

Gostou?

Conseguiu descobrir se alguém está roubando o seu Wi-Fi? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.