Aprenda como configurar Alexa e suas ferramentas
Para facilitar as tarefas do dia a dia ou deixar o ambiente ainda mais tecnológico, uma assistente virtual faz a diferença. Aprenda como configurar Alexa e resolva as dúvidas mais frequentes.
A Amazon tem sua própria assistente virtual, que vem nos dispositivos Echo com finalidade de facilitar a vida dos usuários. Com diversos modelos no mercado, é feita para sincronizar com diferentes produtos eletrônicos e deixar a casa inteligente.
Esses dispositivos são softwares com capacidade de desenvolver serviços e tarefas através do comando de voz.
Os sistemas são complexos para acessar o banco de dados e, de maneira rápida, solucionar problemas ou levar respostas para o usuário.
Alexa, como funciona?
Para falar qualquer comando, antes é necessário dizer a “palavra mágica”, no caso, a palavra de ativação. Essa ativação pode ser nomeada como “Amazon”, “Echo” e a tão famosa “Alexa”.
Antes de saber como configurar Alexa, é importante saber como ela funciona. Esses comandos são gravados e enviados para os servidores da Amazon, e após processar a solicitação, as respostas são devolvidas ao usuário em questão de segundos.
Essa assistente virtual pode ter interação com diversos eletros (eletrodomésticos e eletrônicos) como: geladeira, fechaduras, termostatos, lâmpadas de sensores, Tv´s e controles remotos, entre outros.
A interação é permitida para comandos de voz ou até mesmo interação dos aplicativos que são automatizados para as tarefas. Sendo da Amazon, a Alexa pode até mesmo realizar compras se o usuário permitir o uso de dados bancários na conta.
São diferentes tamanhos e formatos, como base todos têm funções parecidas. Mas as diferenças são encontradas quando se tratam das gerações Echo´s. A Amazon sempre lança um novo dispositivo com assistente virtual com mais melhorias.
Através do comando de voz, a ação pode ser solicitada. No ano de 2017, a assistente virtual passou a aceitar pedidos de comidas em diferentes restaurantes como Domino´s Pizza, Starbucks, Pizza Hut, entre outros.
Como configurar Alexa:
Seja no smartphone (Android e IOS), tablet ou computador, a maneira de iniciar o processo é a mesma. Vale lembrar que o Echo possui alguns dispositivos com diferentes gerações.Veja o passo a passo de como configurar Alexa:
- A primeira coisa que você deve fazer é ir até a loja de aplicativos (Play Store ou Apple Store) e pesquisar por “Amazon Alexa” e fazer o download;
- Após baixar o aplicativo, clique em “dispositivos” e depois no ícone “+” localizado no canto direito;
- Selecionando “adicionar dispositivo”, na tela irá aparecer opções de dispositivos. Clique em “Amazon Echo”;
- Fazendo esses passos, o aplicativo exibirá uma pergunta sobre qual a geração do Echo que você vai utilizar;
- Outra pergunta que será feita é se o dispositivo está em modo de configuração, se sim, a luz estará laranja. Caso ao contrário, o modo será ativado automaticamente quando a Alexa for conectada na tomada pela primeira vez;
- Caso queira reconfigurar a Alexa para voltar às definições de fábrica, pressione o botão de ligar por 25 segundos;
- Permitir o acesso à localização e ligar o bluetooth do smartphone ou outro dispositivo também serão necessários;
- Quando o nome do dispositivo for mostrado na próxima tela, adicione a rede wifi e a senha;
- O processo será finalizado e o dispositivo conectado em poucos segundos.
Saber como configurar Alexa é importante para que todo o processo seja feito sem dificuldades. E mesmo que já esteja conectado, ainda sim irão aparecer algumas perguntas para deixar a assistente virtual ainda mais preparada para suas necessidades.
Você pode optar por não responder em qual cômodo o dispositivo está e o seu endereço, mas garantimos que essas informações serão necessárias para que sua experiência seja ainda melhor.
Mesmo que vá usar somente para tarefas básicas de uma assistente virtual, a Alexa conta com “Skills” que funcionam como aplicativos de smartphones como jogos e outras ferramentas.
Outras ferramentas da Alexa:
Agora que você aprendeu como configurar Alexa, saiba que existem duas ferramentas muito legais e que são usadas para deixar a experiência com a assistente virtual ainda mais interessante.
Os perfis de voz:
A Alexa tem disponível o “ID de voz”, que como o próprio nome diz: permite que a assistente virtual reconheça a voz do usuário para uma experiência mais personalizada e diferente.
Com esse ID de voz, a Alexa pode se comunicar com você fornecendo personalização aprimorada. Para configurar é fácil e poderá ter diferentes interações com o dispositivo como:
- Comunicações Alexa: você pode enviar e receber mensagens pessoais;
- Resumo de notícias: não perderá tempo com notícias e histórias que já tenha visto antes;
- Música: com o Plano Família do Amazon Music Unlimited, poderá personalizar uma reprodução de música baseada em sua voz;
- Compras: o acesso para realizar compras na Amazon será permitido apenas para membros da conta familiar;
- Skills: será disponibilizado compatibilidade com outras skills, como as de seus amigos por exemplo.
Como pôde ver, o ID de voz utiliza a compatibilidade ao reconhecer sua voz, para exibir um conteúdo totalmente personalizado.
Echo Show:
Mais uma maneira de ter uma experiência totalmente personalizada com a assistente virtual. Mesmo que já tenha aprendido como configurar Alexa, deixar o uso do dispositivo a sua cara é super divertido.
- Serviços compatíveis: você terá em mãos as informações para fazer login em outros serviços como streaming de músicas e vídeos;
- Comunicação: assim que conectar o Echo Show na tomada, em questão de segundos a Alexa reconhecerá sua voz e irá te cumprimentar;
- Configuração: para configurar e acessar os serviços da Amazon, é necessário manter conectado ao wifi;
- Utilização: em poucos cliques sua assistente virtual estará pronta para começar todo o trabalho, você pode acrescentar comandos como assistir filmes ou reproduzir receitas enquanto cozinha;
- Acessos e atalhos: após todo o processo ser concluído, basta deslizar a tela para ter acesso aos atalhos de música, casa inteligente, dicas de como usar a Alexa e muito mais.
Você pode optar por não utilizar essas ferramentas, mas elas fazem a total diferença entre os dispositivos com assistentes virtuais. Isso porque cada um tem o diferencial que pode facilitar a sua decisão para adquirir qualquer dispositivo.
Os dispositivos Echo e as diferenças entre as gerações
Como citamos ao longo do artigo, existem diferentes dispositivos Echo por terem variadas gerações. Este é o momento bônus do texto: sabendo o que é e como configurar Alexa, veja alguns modelos dos Echo´s e seus diferenciais:
1. Echo Dot- 4ª geração
Com formato esférico e compacto, é mais um dos dispositivos criados pela Amazon que pode ser seu novo aliado nas rotinas dentro e fora de casa. Possui alguns novos recursos e funcionalidades independente das suas necessidades.
Um diferencial entre eles, é que essa versão possui um relógio digital. Além disso, possui um novo modelo de aúdio com direcionamento frontal, em um speaker de 1.6 polegadas.
2. Echo Show 5
Um assistente virtual com tela de 5.5 polegadas que não deixa de ser compacto e inteligente. Uma boa opção para usar com comandos de cozinha enquanto prepara sua refeição.
Diferente dos outros dispositivos, o Echo Show permite realizar chamadas de videoconferências para outras pessoas que possuem o mesmo aparelho. Mesmo que tenha tela, a instrução de como configurar Alexa é a mesma.
3. Echo Dot 3ª geração
O modelo circular é super procurado para quem busca o básico, possui botões em sua superfície permitindo que alguns comandos sejam realizados manualmente como: abaixar e aumentar volume, pular música ou voltar atrás.
O diferencial entre esses dispositivos para os outros é que possui uma saída de áudio de 3.5 mm. Ou seja,você pode ligar outros auto-falantes para deixar o som ainda mais potente.
4. Echo Studio
A alternativa mais completa por ser 2 em 1: possuir um som de alta qualidade e uma assistente virtual integrada. Diferente dos outros dispositivos, esse modelo possui 5 alto-falantes com tecnologia Dolby Atmos.
Sim, os comandos de como configurar Alexa são os mesmo. O seu diferencial é que possui um sistema inteligente para se adaptar a diferentes ambientes, identificando de forma automática a acústica do espaço e ajustando a reprodução de sons.
5. Echo Show 10 Smart Display
Outro dispositivo com tela, parecido com o Echo Show 5 mas possui seus diferenciais. A tela é de 10.1 polegadas e o melhor, totalmente móvel de maneira automática.Isso quer dizer que a tela com sensores se move e ajusta a posição para onde o usuário estiver.
Também possui capacidade de realizar chamadas de vídeo, e para empresas e até mesmo casas, é possível utilizar para mostrar imagens das câmeras de segurança e outros comandos com vídeos.
6. Echo Show 8
Esse é o terceiro modelo de assistente virtual da Amazon que possui tela, o display tem 8 polegadas e uma ótima resolução. Seu formato parece um tablet com alto-falantes acoplados.
O modelo é básico, e assim como os outros também permite que realizem vídeo chamadas e fácil acesso para quem necessita comandos exibidos com vídeos. O modo de como configurar Alexa também segue sendo o mesmo.
O melhor modelo de assistente virtual
Como você pôde ver, a Amazon possui diferentes modelos com variadas gerações. O mesmo vale para a resposta, o modelo ideal varia de acordo com suas necessidades. Para muitos, os básicos funcionam e para outros existe necessidade de obter a última geração.
Uma análise deve ser feita antes da decisão de adquirir um dispositivo Alexa, isso porque são diferentes modelos, alcance, resolução (para os que possuem tela) e sons dos alto-falantes.
Esperamos que o artigo tenha te ajudado e solucionado o problema de como configurar Alexa. Independente do modelo e geração, os dispositivos com assistentes virtuais são feitos para ajudar, organizar e facilitar o dia a dia de qualquer pessoa