Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se tem um produto da Microsoft que é sucesso, é o Xbox. Muita gente não tinha fé que um dia o console da Microsoft alcançaria tamanha notoriedade que o mesmo tem hoje, mas, tá ai… o Xbox One e seus irmãos estão dando o que falar em todo o globo, especialmente o Xbox One X, considerado o mais poderoso consoles de jogos de todos os tempos. Agora, o Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, comentou durante uma reunião com acionistas da empresa que ele e sua equipe tem planos para expandir os serviços em torno do Xbox. Conforme relatado pela DualShockers , Nadella reafirmou o compromisso da empresa com os jogos no futuro, descrevendo os planos para a expansão contínua no mercado.

“Estamos nos mobilizando para prosseguir uma oportunidade expansiva no mercado de mais de 100 bilhões de dólares. Isso significa ampliar nossa abordagem sobre como pensamos em jogos de ponta a ponta. Sobre começar com jogos e como eles são criados e distribuídos, e como eles são jogados e visualizados.” Disse Nadella.

Além desse comentário acima, o CEO ainda falou sobre a tentativa contínua da empresa de unificar suas experiências de jogo sob a marca Xbox. Mais a frente a empresa deve continuar a “crescer e engajar os mais de 53 milhões de membros da Xbox Live” com seus serviços de jogos, nomeando especificamente Mixer e Xbox Game Pass como exemplos recentes.

De uma forma geral, Nadella também vê esse mercado sob uma visão “games-as-a-service”, isto é, “jogos como um serviço”, tal como acontece atualmente com o Windows 10. O Windows 10 não é mais um simples software, um produto de prateleira, mas sim, um serviço completo. Pelo visto, Nadella vê o Xbox e seus serviços pela mesma ótica que ele vê o Windows, e os dois serviços citados por ele corroboram para chegarmos nessa conclusão.
Resultado de imagem para xbox game pass EA Access
De certa forma isso é muito bom, haja vista que a forma como “consumimos” jogos atualmente tende a ser algo como estamos começando a consumir programas de TV, é o chamado “On Demand”, ou, sob demanda. Eu assisto minhas series quando e onde eu quiser. Daí vem o sucesso absurdo que a Netflix tem alcançado. Não deve demorar até deixarmos de comprar jogos unitários para dar espaço para serviços como o Xbox Game Pass ou mesmo o EA Access. Quem conhece ambos os serviços sabe das vantagens de pagar uma única assinatura e baixar dezenas ou até centenas de jogos quando quiser. Especialmente agora que os jogos estão ficando tão caros que por vezes dá pra pagar 2 a 3 anos de EA Access pelo preço de apenas 1 jogo. Não estranhe se outras produtoras além da EA e da própria Microsoft começarem a lançar serviços semelhantes. Bom pra nós 😉