Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Tecnicamente, ela não se chama Capitã Britânia. Quando a agente Peggy Carter se torna uma super-heroína vestida com a bandeira do Reino Unido, no estilo Capitão América, logo no início do episódio 1 de ‘What If…?’, ela insiste em apenas um novo posto: “Capitã Carter”. No entanto, isso é exatamente o que você esperaria de um verdadeiro Capitão Britânia, que dificilmente assumiria um manto tão chamativo.

Veja também como o Justiceiro (The Punisher) pode aparecer no MCU!

A cultura britânica há muito se vê em oposição ao egoísmo da América. Os seus heróis fictícios podem ser super poderosos, mas também se escondem em modéstia. Chame-os por seus nomes ( Harry Potter), seus títulos ( Doctor Who ), ou seu número secreto ( 007 ). Mas nunca deixe que eles pretendam falar por uma nação inteira. Muito menos uma que contenha quatro países com sua própria identidade complexa.

Isso foi algo que a Marvel lutou para entender quando apresentou o Capitão Britânia pela primeira vez a um público britânico cético em 1976. Assim, depois de várias iterações fracassadas, o personagem só ganhou vida graças ao gênio dos quadrinhos britânico Alan Moore. O futuro autor de ‘Watchmen’ e ‘V de Vingança’ recrutou este Capitão para uma luta surreal contra o fascismo. No entanto, graças à sua própria luta com a Marvel, nos impediu de ver a história que ele criou.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: UR MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: UR MAS

Resumindo, os americanos que nunca ouviram falar do Capitão Britânia não deveriam se sentir mal. Os brasileiros também não. Nem a maioria dos britânicos o conhecem. Mesmo agora, o personagem vive uma espécie estranha de meio-termo nos quadrinhos da Marvel. Não existe um verdadeiro Capitão Britânia. Assim, o título é repassado e muitas vezes é mantido por personagens femininas, tornando a ascensão de Peggy Carter ao papel menos surpreendente do que você imagina. Ao mesmo tempo, a maioria dos múltiplos mundos da Marvel contém um Capitão Britânia. Desse modo, eles se uniram em um “Captain Britain Corps” para proteger o multiverso.

Agora, na Fase 4, o Universo Cinematográfico da Marvel também está se interessando pelo multiverso. Então não deve ser surpresa que o Capitão Britania finalmente esteja recebendo o que merece. Os showrunners de ‘What If…?’ revelaram que a Capitã Carter aparecerá novamente, nesta e nas futuras temporadas. Enquanto isso, persistem os rumores de que um Capitão Britânia em live-action entrará no MCU em 2022 via ‘Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura’.

Seja isso verdade, ou apenas mais um caso de superfãs interpretando mal as pistas, é hora de os espectadores do MCU se familiarizarem com a bizarra história de fundo desse super-herói fragmentado.

Capitão Britânia 1.0

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: MB MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: MB MAS

Recém-chegado de seu impressionante sucesso na cena dos quadrinhos dos EUA na década de 1960, a Marvel, com sede em Nova York, tentou uma invasão britânica reversa na década de 1970. Assim, o Capitão Britânia foi a tentativa da empresa de um super-herói britânico “caseiro”. Sua história em quadrinhos auto-intitulada era uma espécie de cavalo de Tróia que também trouxe histórias do Quarteto Fantástico e Nick Fury para o público do Reino Unido. Para criar o próprio Capitão Britânia, Stan Lee recorreu ao escritor do X-Men Chris Claremont, um americano que pelo menos tinha a vantagem de ter nascido em Londres.

“Naquela Idade das Trevas, antes que alguém aqui soubesse o que era lá, ninguém tinha certeza se havia escritores e artistas [britânicos] que poderiam lidar com personagens do tipo da Marvel”, explicou Claremont anos depois, especialmente porque as páginas não podiam ser facilmente enviadas por fax em 1976.

O personagem culturalmente apropriado que ele criou era uma estranha mistura de misticismo britânico e figurino americano. Brian Braddock, um cientista pesquisador, escapa de uma invasão vilã de uma instalação chamada “Darkmoor”. Em seguida, ele encontra um círculo de pedras eretas e encontra Merlyn – sim, aquele Merlyn. Assim, ele transforma Braddock em um super-herói musculoso e vestido de lycra com uma curiosa lança telescópica.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: EI MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: EI MAS

O Financial Times chamou a primeira edição de uma “mistura de bobagens analfabetas”. Assim, as vendas eram fracas. Claremont saiu após a edição 10. Até Braddock parecia duvidoso: “Se eu tivesse certeza de que queria o emprego”, disse o personagem após uma de suas primeiras transformações no super-herói.

A Marvel tentou crossovers com o Homem-Aranha (Braddock provavelmente se tornou colega de quarto de Peter Parker em Nova York) e o Capitão América (cujo oponente de longa data, o Caveira Vermelha, veio para o Reino Unido). Não funcionou. O Capitão Britânia terminou na edição 39, assim como seu herói hipnotizado tentou matar a rainha durante o maior evento britânico de 1977, seu Jubileu de Prata.

O personagem mancou em outros quadrinhos, tornando-se ajudante de um personagem chamado ‘O Cavaleiro Negro’ em um “Outro Mundo” de lenda e magia arturiana. Em 1981, a Marvel UK tentou um reboot com um novo traje, já que o leão no peito do Capitão Britânia parecia para muitos britânicos um símbolo impresso em ovos para denotar segurança.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: SI MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: SI MAS

Vestido com leggings brancas e botas bizarras dos guardas do Palácio de Buckingham, com o escritor britânico Dave Thorpe no leme, o Capitão Britânia ainda lutava para encontrar o equilíbrio. Thorpe trouxe Braddock para um universo alternativo com um Reino Unido distópico. No entanto, ele foi expulso em 1982 por suas opiniões políticas. Assim, ele teria supostamente proposto um enredo onde o Capitão Britânia acabou com os problemas na Irlanda do Norte. Mesmo os editores americanos podiam ver o problema com um herói vestido com a bandeira do Reino Unido de alguma forma conquistando os republicanos irlandeses em um momento em que seus heróis estavam em greve de fome nas prisões britânicas.

Capitão Britânia 2.0

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: MB MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: MB MAS

Entra o substituto de Thorpe, o então desconhecido escritor de quadrinhos britânico Alan Moore. Para explorar seus medos prescientes do fascismo local, Moore usou um personagem menor no enredo de Thorpe, Jim Jaspers. Assim, ele transformou Jaspers em um político conservador extremista que subiu ao poder aumentando o medo de mutantes e super-heróis.

Desse modo, surgiu a ideia de ‘Dias de um Futuro Esquecido’ – exceto que Jaspers era um mutante mágico, que poderia deformar toda a realidade em uma festa do chá gigante do Chapeleiro Maluco.  Depois de muitas travessuras sombrias no estilo Lewis Carrol, a máquina anti super herói de Jasper, chamada “The Fury”, persegue e mata Braddock em um cemitério. Merlyn e sua filha Roma, agora personagens desenvolvidos em um outro mundo futurista, literalmente reconstroem o Capitão Britânia do zero, espiando suas memórias e evocando sua alma.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: NS MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: NS MAS

Sem nunca saber que foi reconstruído, Braddock retorna à realidade normal. A realidade é conhecida pelos fãs da Marvel como Terra 616, designação que aparece pela primeira vez nas páginas de Capitão Britânia. E lá, assustadoramente, a aquisição fascista de Jaspers acontece de novo. Braddock o derrota com a ajuda de um multiverso de super-heróis semelhantes – Capitão Reino Unido, a antiga Capitã Albion (ambas mulheres) e o Capitão Orwelliano Airstrip One. Essa gangue, mais tarde conhecida como “Captain Britain Corps”, se reúne para prestar seus respeitos no funeral de Merlyn.

Como os criadores tinham controle sobre o conteúdo da Marvel UK, o maravilhoso trabalho de Alan Moore na tira só foi visto em algumas edições esgotadas. Moore ficou insatisfeito com as faturas não pagas, mas provavelmente não ajudou que a Marvel estivesse processando outra empresa de quadrinhos por Marvelman, um personagem pré-Marvel da velha escola que Moore reviveu (agora conhecido nos EUA, graças a esse processo, como Homem dos Milagres).

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! - Foto: LDH MAS
Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: LDH MAS

Outra breve tentativa de uma história em quadrinhos solo do Capitão Britânia ocorreu em 1985. Assim, o artista Alan Davis assumiu gradualmente o controle da escrita. Braddock combinou com a mudança de humor nos bastidores, em um ponto deixando completamente o papel de Capitão Britânia. Sua irmã mutante psíquica Betsy Braddock, mais tarde um membro dos X-Men conhecido como Psylocke, assumiu brevemente o papel de Capitão Britânia pela primeira vez (mas não a última. Ela atualmente detém o título novamente, na confusa continuidade da Marvel). Os Braddocks lutam contra e depois ao lado de um inspetor de polícia anti super herói chamado Dai Thomas. O QG deles é a mansão de seus pais falecidos, então é um farol.

A Marvel não parou de tentar fazer o Capitão Britânia acontecer. No entanto, pareceu perceber que ele não funcionou como um herói solo. Deste ponto em diante, o egoísmo ao estilo americano se foi. Dali em diante, o Capitão Britânia só apareceria como parte de uma equipe.

Excalibur e tudo depois

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: MB MAS

A julgar pelas vendas de quadrinhos, o primeiro lançamento verdadeiramente bem-sucedido do Capitão Britância foi em “Excalibur”. Assim, a história durou impressionantes 125 edições de 1988 a 1998. Assim, tratava-se de uma equipe de super-heróis formada no Reino Unido após a suposta morte dos X-Men. Desse modo, Excalibur incluiu personagens clássicos da Marvel como Noturno, Fênix e Kitty Pryde. Chris Claremont e Alan Davis se uniram para criar brincadeiras divertidas e descomplicadas por mundos paralelos. A maior ameaça para Braddock era o fato de que sua namorada Meggan, uma lobisomem que mudava de forma, continuava se apaixonando pelos X-Men (primeiro Noturno, depois Colossus).  Braddock e Meggan se casaram na edição final. Então tudo bem termina bem.

Exceto uma frase repetida dos quadrinhos do Capitão Britânia, “Never The End”. Braddock e Meggan governaram o outro mundo por um tempo. Depois foram colocados em mundos separados como parte dos eventos de “House of M”. Essa é a história em quadrinhos que inspirou parcialmente a 1ª série do MCU, ‘WandaVision’. Por fim, se reuniram quando o Capitão Britância se tornou parte de outra equipe, um departamento governamental obscuro chamado MI:13.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: OM MAS

Essa série também apresentou Faiza Hussain, uma médica muçulmana britânica que trabalha ao lado do Capitão Britância e desenha a antiga espada na pedra, Excalibur, tomando isso como seu nome de super-herói. Em uma linha do tempo alternativa onde o multiverso desapareceu e foi substituído por algo chamado “Battleworld”, Hussain assume o título de Capitão Britânia, mesmo que ninguém consiga se lembrar do que é a Grã-Bretanha. “Todos nós podemos decidir o que isso significa”, diz Hussain quando uma bandeira do Reino Unido é descoberta.

Alguns painéis fora de contexto desta breve série, “Captain Britain and the Mighty Defenders”, provocaram uma reação dos conservadores no Twitter que não tinham ideia do que realmente estava acontecendo nos quadrinhos. Não que a Marvel estivesse evitando tomar uma posição política, com Claremont insistindo que o Capitão Britância teria votado contra o Brexit.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: NF MAS

Enquanto isso, abundavam os rumores de que Brian Braddock apareceria no MCU. Simon Pegg negou que ele estava definido para interpretar o personagem. Um produtor de cinema revelou que estava  lançando uma série do Capitão Britãncia para a Marvel Entertainment. Além disso, o chefe do MCU confirmou que “discutiu” trazer o Capitão Britânia para a tela, mas nada parecia ter acontecido antes de ‘What If…?’.

E isso nos leva à primeira menção tentadora do nome “Braddock” no Universo Cinematográfico da Marvel. Na viagem no tempo ‘Vingadores: Ultimato’, a co-fundadora da SHIELD Peggy Carter é vista em 1970 aprendendo com um de seus agentes da SHIELD que “a unidade de Braddock foi interrompida por relâmpagos”.

Capitão Britânia: conheça a história desse personagem desconhecido da Marvel! – Foto: DB MAS

Isso foi um mero Easter Egg para os fãs de quadrinhos da Marvel? Uma dica de uma futura aparição do clássico Capitão Britânia? Ou uma peça inteligente de desorientação nos deixando despreparados para outra versão alternativa da própria Peggy Carter assumir o manto em tudo, menos no nome?

Podemos aprender mais em suas futuras aparições de ‘What If…?’. Mas não se surpreenda se você vir mais rumores que antecedem o próximo filme do Doutor Estranho, onde o multiverso da Marvel explodirá no cinema pela primeira vez. No MCU, como na longa e estranha história do Capitão Britânia, nunca é o fim.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!