Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Frank Castle, também conhecido como The Punisher (ou Justiceiro em português), ainda não apareceu no MCU. Assim, é bem provável que a Marvel esteja preocupada com o fato do personagem não ser uma boa opção para a marca. No entanto, o personagem ainda é muito popular e com três longas-metragens e duas temporadas de uma série original da Netflix, os fãs estão se perguntando quando ele voltará à forma de ação ao vivo, mesmo que os quadrinhos estejam definhando. Com o Demolidor e Rei do Crime  oficialmente no cânone do MCU, todos querem saber se o anti-herói também aparecerá e de que modo.  O medo dos fãs é que a Marvel reinicie o Justiceiro como um herói diluído no MCU ou o ignore completamente. Mas nenhuma dessas opções faria justiça ao personagem.

Veja também tudo o que sabemos sobre o futuro do Demolidor no MCU!

Criado em 1974 por Gerry Conway e os artistas John Romita Sr. e Ross Andru, o Justiceiro apareceu pela primeira vez em ‘The Amazing Spider-Man #129’. Nessa edição, ele tentou matar o Homem-Aranha.  Frank Castle é um vigilante determinado a “punir” criminosos depois que sua família é morta no Central Park. Desde sua estreia, o Justiceiro se tornou um personagem básico da Marvel, reconhecido em todo o mundo, principalmente por meio do crânio simbólico em seu peito. Em forma de quadrinhos, o Justiceiro apareceu em mais de 500 edições de quadrinhos autointitulados e apareceu em centenas de títulos cruzados com outros personagens da Marvel. Além disso, o personagem apareceu em vários romances gráficos originais, especiais e títulos de eventos também. 

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? - Foto: PL MAS
The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: PL MAS

O Justiceiro ganhou adaptação para live-action em três oportunidades. Assim, a primeira adaptação foi ‘O Justiceiro’ de Dolph Lundgren em 1989. Já a segunda adaptação foi em ‘O Justiceiro’ de Thomas Jane em 2004. Por fim, vimos o anti-herói em ‘O Justiceiro: Em Zona de Guerra’ de Ray Stevenson em 2008. Mas nenhum desses empreendimentos foi particularmente lucrativo e não conseguiu mover a agulha na captura da essência do personagem em ação ao vivo.

No entanto, The Punisher recebeu a sua própria série da Marvel na Netflix em 2017 depois de fazer sua estreia na 2ª temporada de ‘Demolidor’. Interpretado por Jon Bernthal, ‘O Justiceiro’ também teria uma 2ª temporada, antes de ser cancelada (junto com todos os programas da Marvel na Netflix). Tem sido muitas vezes considerado como a encarnação mais bem sucedida do personagem em live-action até hoje, apesar de algumas críticas. No entanto, o Justiceiro também sofreu em seu meio de origem, com todos os títulos atualmente cancelados e com o pensamento de que a Marvel subjugou o personagem devido ao clamor pelo uso não aprovado do símbolo na aplicação da lei, especialmente durante os últimos anos de agitação social.

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? - Foto: DB MAS
The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: DB MAS

Agora que o Demolidor está oficialmente validado no cânone do MCU (aparecendo em ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ), o Justiceiro também pode dar esse salto, mas para honrar o personagem e seu legado, a Marvel precisa abraçar a sua identidade e retratá-lo como o anti-herói que ele é, em vez de tentar torná-lo um super-herói mocinho. Assim, o Justiceiro é um personagem da Marvel com classificação +18. A sua natureza sombria e violenta deve aparecer sem sacrificar os padrões do estúdio ou a integridade da marca, o que significa encontrar o equilíbrio certo para um personagem como Frank Castle no MCU.

O Justiceiro nasce do ódio, violência e vingança – Não o heroísmo

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? - Foto: SR MAS
The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: SR MAS

O Justiceiro não pretende ser um herói e não deve aparecer como um. Ele é um homem dilacerado pela tragédia e uma história de violência, movido por uma necessidade insaciável de vingança, pura e simplesmente. Embora a Disney tenha adaptado vilões animados em filmes solo, como ‘Malévola’ e  ‘Cruela’, eles tendem a torná-los “heróicos” no final – mas não é isso que o Justiceiro é. Na verdade, desafia o que o faz funcionar completamente. O Justiceiro deve ser preservado como alguém que desafia o regime de super-heróis do MCU, não como alguém que procura se juntar a eles.

Tentar transformar o Justiceiro em um herói do MCU seria um tremendo erro. Isso vai contra sua própria natureza. Ele não é um cara legal ou um herói ou um salvador. O Justiceiro é a morte, veio para punir os ímpios por seus crimes contra a humanidade. Ele é um anti-herói e deve permanecer como tal. O aspecto-chave de seu personagem, que todos os retratos de ação ao vivo ainda precisam entender, é que o que torna o Justiceiro tão atraente é que ele é inabalável em sua essência quando se trata de sua missão. Ele é uma força implacável que não pode ser dissuadida do trabalho de sua vida, não importa o que ocorra.

O símbolo do Justiceiro precisa ser retomado

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? - Foto: SR MAS
The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: SR MAS

O Justiceiro e sua simbologia devem ser abraçados, não subjugados. É isso que parece estar acontecendo em seu futuro nos quadrinhos da Marvel. O personagem deve abordar como seu símbolo foi adotado pela aplicação da lei e quão errado isso é, mas não deve mudar seu uso dele. Em última análise, o Justiceiro precisa retomar a propriedade de sua simbologia daqueles que abusam dela, a interpretam mal ou a adotam sob uma condição diferente da qual ele a usa. 

O símbolo do Justiceiro é um “memento mori”: um lembrete da morte, bem como um meio de incutir medo nos corações e mentes daqueles que ele persegue. Assim como a escolha de Batman de se vestir como um morcego, o Justiceiro usa a caveira para estabelecer sua própria presença, não como um símbolo a ser amplamente usado por toda e qualquer organização que ache que “parece legal”. Além disso, também tem um significado funcional: destina-se a atrair fogo para sua armadura quando está em um tiroteio acalorado. Em última análise, é o símbolo de Frank Castle, usado para seus próprios propósitos e dispositivos, que deve estar firmemente estabelecido no MCU, sem deixar dúvidas sobre a quem pertence.

O Justiceiro não é um super-herói

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? - Foto: SR MAS
The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: SR MAS

Estrelas convidadas de todo o MCU não são necessárias para contar a história do Justiceiro. No máximo devemos ter personagens de nível de rua, como Demolidor ou Rei do Crime. O Justiceiro tem um rico catálogo de personagens coadjuvantes nos quadrinhos, de rivais a aliados. Isso ajudaria a defini-lo e separá-lo de ser alinhado como um “super-herói” no MCU e, em vez disso, explorar sua própria gama diversificada de histórias e personagens de décadas de narrativa nos quadrinhos. 

Frequentemente, os cineastas de ação ao vivo selecionam as histórias de Garth Ennis que são ótimas. No entanto, eles ignoram os muitos anos e edições de quadrinhos com uma incrível variedade de personagens, bons e ruins, que fazem parte da jornada do Justiceiro. Este é um erro enorme (e preguiçoso) dos responsáveis ??por suas aparições em live-action. E, embora o Justiceiro tenha se unido a heróis de tempos em tempos, é sempre um esforço temporário que termina no entendimento de que o Justiceiro, para a maioria dos heróis, é um vilão aos olhos deles e deve ser parado. É assim que deve ser, pois os métodos do Justiceiro nunca (e nunca devem) mudam, pois isso iria contra a essência de toda a sua identidade.

O Justiceiro tem vilões ricos que o MCU pode usar

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: SR MAS

Ao longo de seus quadrinhos, o Justiceiro construiu um enorme catálogo de bandidos que daria vilões convincentes em uma adaptação de ação ao vivo. Garth Ennis criou algumas ameaças coloridas e distorcidas ao Justiceiro, incluindo Russo, Barracuda, Nicky Cavella, Ma Gnucci, Hector Redondo, Bushwacker, Sniper, Hitman, Shotgun e etc. Há os vilões compartilhados como Rei do Crime e o Mercenário. Assim, as adaptações ainda nem sequer arranharam a superfície da galeria de vilões do Justiceiro. Inclusive, elas frequentemente voltam ao seu mais conhecido, o Retalho. Dessa forma, o MCU tem a porta aberta para explorar alguns grandes e perversos adversários.

O Justiceiro pode ser sombrio no MCU sem ser excessivo

The Punisher: como o anti-herói pode aparecer no MCU? – Foto: SR MAS

A reação mais comum à adaptação do Justiceiro ao MCU é que ele é muito violento. Assim, afetaria a tarifa padrão de +13 da Marvel, já que eles nunca fizeram um filme com classificação +18. Mas o Justiceiro não existe em um mundo de apenas +13. O ideal é que o seu futuro no MCU se passe no Star Plus. Neste serviço ele poderá ser “desequilibrado”. Inclusive, isso já é o caso de alguns outros programas, como Hit Monkey, M.O.D.O.K. e Legion . No entanto, ter um show live-action do MCU no Star+ pode ser confuso para os espectadores e contraproducente para a Marvel / Disney.

O truque, então, é encontrar uma maneira de abraçar a natureza violenta e sangrenta de um personagem como o Justiceiro sem levá-lo para as ligas do excesso, o que já foi feito com personagens como Ronin e John Walker / Agente Americano, bem como meios mais extremos com ‘Logan’ e ‘Deadpool’ da Fox. É hora da Disney abraçar o legado do conteúdo que eles têm. Bom gosto, estilo e ousadia deve ser a chave na adaptação da natureza violenta e sangrenta do Justiceiro. Assim, eles encontrarão uma maneira de equilibrar a escuridão com o apelo dos quadrinhos com a marca Marvel. 

Pode não ser fácil, mas apresentar The Punisher no MCU de forma adequada pode ser feito, e isso mostraria que a Marvel tem mais interesse em retratar seus personagens como deveriam ser retratados, em vez de dilui-los para consumo em massa.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!