Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Apple pré-instalará aplicativos obrigatórios em iPhones e outros dispositivos vendidos e ativados na Rússia, a fim de cumprir as leis que entrarão em vigor em 1º de abril.

Instagram irá impedir que adultos enviem mensagens à adolescentes que não os seguem

A câmara do parlamento da Rússia aprovou leis em novembro de 2019 que exigem a instalação de aplicativos aprovados pelo governo em dispositivos eletrônicos vendidos no país. Embora a introdução das regras tenha sido adiada anteriormente, parece que a Apple está se preparando para cumprir a legislação antes de seu Introdução de abril.

Uma “fonte do alto escalão” do Ministério da Indústria Digital disse ao Vedomosti que um acordo foi alcançado com a Apple sobre as inclusões de aplicativos. O escritório regional da Apple confirmou o acordo com o relatório.

Segundo o acordo, iPhones e iPads ativados a partir de 1º de abril apresentarão uma nova tela aos usuários, oferecendo uma seleção de aplicativos produzidos por desenvolvedores russos. Os usuários poderão selecionar quais aplicativos permitirão ou recusarão a instalação por meio desta tela como parte do processo de configuração.

Todos os aplicativos serão verificados quanto à conformidade com os padrões de privacidade, segurança e conteúdo da Apple, acrescentou a Apple.

O Ministério ainda está discutindo com a Apple quais aplicativos precisam ser incluídos na lista, que provavelmente irá evoluir com o tempo. “Se ofertas alternativas que são interessantes para os usuários e estão ganhando popularidade rapidamente aparecerem no mercado, elas serão incluídas nesta seleção e também será oferecido para pré-instalação”, disse uma fonte.

Esta lista de aplicativos incluirá vários itens populares na App Store, mas especificamente versões desenvolvidas por russos das principais categorias de aplicativos. Diz-se que inclui navegadores, antivírus, mapas, ferramentas de mensagens, um aplicativo de serviços de estado, um para o pagamento Mir Pay sistema e outros.

Os aplicativos previamente aprovados pelo governo para a lista incluem itens do Yandex, Mail.ru Group, Kaspersky, Rostelecom e Channel 1.

A mudança é uma continuação da política da Apple de seguir as leis locais quando necessário, incluindo algumas que podem ser vistas como uma ameaça potencial à privacidade ou segurança. Isso inclui o armazenamento da Apple de dados de cidadãos em servidores locais na Rússia, para cumprir uma lei de 2014.

Fique por dentro de todas as notícias da Apple diretamente do seu HomePod. Diga, “Ei, Siri, jogue AppleInsider” e você obterá o Podcast AppleInsider mais recente. Ou peça ao seu HomePod mini para “AppleInsider Daily” e você ouvirá uma atualização rápida direto de nossa equipe de notícias. E, se você estiver interessado em automação residencial centrada na Apple, diga “Ei, Siri, jogue HomeKit Insider” e você ouvirá nosso mais novo podcast especializado em instantes.

O AppleInsider tem parcerias afiliadas e pode ganhar comissão sobre produtos adquiridos por meio de links afiliados. Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.

Fonte: AppleInsider

O que você achou da Apple acatar as leis da Rússia? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!