Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Telescópio Espacial James Webb, o próximo grande olho espacial da humanidade no cosmos, tem uma nova data de lançamento em 18 de dezembro, anunciou a NASA na quarta-feira. É o mais recente entre dezenas de outros atrasos para um telescópio que foi originalmente planejado para ir ao espaço no início de 2007.

O observatório de US $ 8,8 bilhões, em homenagem ao segundo administrador da NASA, é um sucessor do tamanho de uma quadra de tênis do famoso telescópio Hubble da NASA. Seus 18 espelhos hexagonais banhados a ouro permitirão que a espaçonave visualize planetas distantes e os confins do universo com um nível de detalhe que ultrapassa em muito as capacidades do Hubble.

Os astrônomos estão ansiosos pelo lançamento do telescópio há anos, mas seu desenvolvimento foi atrasado por anos de atrasos, desafios de desenvolvimento e custos excessivos. NASA e Northrop Grumman, o principal contratante do telescópio, inicialmente estabeleceram um orçamento de US $ 1 bilhão para James Webb e uma data de lançamento para algum momento em 2007. Em 2011, a data de lançamento caiu para 2018, mas foi empurrado ainda mais, com acidentes de desenvolvimento dirigindo aumentar os custos. No início do ano passado, o inspetor geral da NASA previu atrasos devido a um punhado de desafios técnicos. E a pandemia acrescentou mais atrasos no ano passado, adiando a data de lançamento para 31 de outubro.

QUEM ESTÁ CHAMANDO? Sinal de rádio misterioso vindo de dentro de nossa galáxia detectado!

O último atraso não teve nada a ver com o telescópio. O foguete Ariane 5 em que James Webb vai lançar ficou efetivamente aterrado por quase um ano devido a problemas com suas carenagens de carga útil que foram detectados em duas missões comerciais separadas em 2020. O foguete lançou com sucesso um lote de satélites em julho. No mesmo mês, a Agência Espacial Europeia – parceira da NASA no telescópio – assinou o novo plano de lançamento de James Webb em uma revisão importante que mostrou “resultados positivos” durante as avaliações técnicas, disse a agência na época.

A NASA disse que a nova data foi definida em consulta com a Arianespace, a empresa francesa cujo foguete Ariane 5 enviará James Webb ao espaço a partir de um local de lançamento em Kourou, Guiana Francesa, administrado pela Agência Espacial Européia (ESA). O observatório, um projeto conjunto entre NASA, ESA e a agência espacial canadense, concluiu os testes finais no final do mês passado e agora está passando por operações de embarque. Os engenheiros colocarão a espaçonave em um contêiner de remessa personalizado (e muito caro) antes de ser enviada para Kourou.

Embora finalmente tenha uma nova data de lançamento no espaço, o momento exato de quando a espaçonave zarpar para a América do Sul ainda está sendo mantido em sigilo como uma precaução de segurança.

Fonte: Theverge

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!