Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ontem (12), a Synaptics Inc. anunciou que o seu leitor biométrico de impressões digitais que funciona diretamente em displays OLED deve ser apresentado ao mundo em 2018, muito provavelmente na CES 2018, isto é, logo no comecinho do ano. Eles prometeram demonstrar a novidade por meio da instalação em um “celular de primeira linha para consumidores finais”, contudo, não quiseram dizer qual parceiro estaria lançando a novidade junto com eles, então, poderia facilmente ser a Samsung ou qualquer empresa do ramo.

A empresa falou um pouco sobre a tecnologia usada nesse novo sensor. Eles o chamaram de Clear ID FS9500, e chegaram a afirmar que ele é mais rápido do que outras tecnologias biométricas mais modernas, como o FaceID do iPhone X por exemplo.

Como o Clear ID fica por debaixo do vidro do display OLED, o mesmo estaria mais protegido contra ações externas, como líquidos, arranhões e até quedas, o que lhe concederá uma maior durabilidade.

Seu funcionamento é muito interessante, pois, quando ativado, o display de OLED será o responsável por iluminar a digital, então, a luz que é refletida dessa impressão digital passará de volta pelo vidro e será processada pelo sensor, que perguntará ao software se a imagem é de um usuário autenticado ou não, destravando ou não o dispositivo.

Reprodução

A promessa é que o Clear ID reconheça seu usuário autenticado mesmo se ele colocar o dedo em vários ângulos diferentes. Também vale lembrar que o sensor biométrico não estaria disponível em toda a abrangência do display, mas sim, em um determinado local do mesmo (na parte de baixo, do meio, em cima, nas laterais, etc.).

synaptics under glass clear id fingerprint sensor optical

Olha o dito cujo ai…

O interessante é que, até onde sabemos, a Microsoft é detentora de uma patente que praticamente descreve todo o funcionamento do Clear ID da Synaptics Inc. (relembre aqui). Se for mesmo o caso, estamos diante de mais um componente eletrônico que pode gerar grandes lucros a Redmond. Claro que a Synaptics Inc. ou outra empresa podem ter uma patente semelhante e não precisem pagar nada a Microsoft, mas… veremos no futuro.

Fonte: Olhar Digital