Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Resultado de imagem para Intel Gemini Lake

Não! Não foi desta vez… os novos processadores de baixo custo anunciados pelo Intel não são voltados para dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou algo do tipo. Eles são para máquinas tradicionais e aqui estamos falando de PCs de mesa, Notebooks, All-in-One e outros.

Quase que andando na contramão do mercado, a Intel espera obter algum sucesso com os novos processadores da linha Pentium Silver e Celeron baseados na arquitetura Gemini Lake.

  • Pentium Silver N500, quad-core 1,1 GHz (até 2,7 GHz em burst)
  • Pentium Silver J5005, quad-core 1,5 GHz (até 2,8 GHz em burst)
  • Celeron N4100, quad-core 1,1 GHz (até 2,4 GHz em burst)
  • Celeron N4000, dual-core 1,1 GHz (até 2,6 GHz em burst)
  • Celeron J4105: quad-core 1,5 GHz (até 2,5 GHz em burst)
  • Celeron J4005: dual-core 2,0 GHz (até 2,7 GHz em burst)

A Gemini Lake é a versão mais moderna da arquitetura da Intel para processadores de baixo custo com 14 nanômetros. A empresa promete desempenho até 58% mais rápido do que em outros processadores de baixo custo, mas não deu muitos detalhes sobre como eles devem chegar a isso. Inclusive, todos os novos modelos virão com o “Modo Bburst”, que funciona de forma semelhante ao “Modo Boost” da linha “Core”, oferecendo mais poder de processamento em determinadas situações. O Modo Burst entra em ação de forma automática.

Quando dizemos que a Intel parece ir na contramão do mercado é porque tem só algumas semanas que a Microsoft anunciou, junto com a Qualcomm, o lançamento do Windows 10 para processadores com arquitetura ARM (Windows 10 ARM64), ao mesmo tempo que apresentou os primeiros computador sempre ligados, sempre conectados do mundo, que são máquinas que saem do modo standby como um smartphone e que contam com conexão com redes móveis de forma ininterrupta. Enquanto isso, a Intel ainda não anunciou nenhum novo chipset para o mercado mobile, como o de smartphones.

Este é um dos novos modelos de Notebook equipados com o Snapdragon 835 e Windows 10 ARM64, o ASUS NovaGo

Até o presente momento sabemos que a Intel e a AMD estão trabalhando juntas em um projeto bem interessante, que é um módulo para dispositivos portáteis, como laptops, que combina uma CPU Core i de oitava geração, uma GPU dedicada AMD Radeon e um pacote de memória RAM do padrão HBM2 (comparável à GDDR5) em uma só placa. Além disso, existem informações que corroboram para um rumor que diz que a Intel também vai entrar no ramo dos processadores ARM.

2018 vai ser um ano bem interessante para o mercado de tecnologia móvel…

Fonte: OlharDigital