Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Intel está sob ataque. Sua longa permanência como o rei dos processadores de computador vem tendo sua fundação abalada com as CPUs de última geração da AMD para desktops e dispositivos móveis.

Novos produtos da Apple podem chegar na próxima semana, sugere o Memo interno da AppleCare

No entanto, A AMD não é a única competição. A Qualcomm também está se posicionando sobre o domínio móvel da Intel com alguns chips próprios intrigantes. Seus chips Snapdragon para laptop usam o inteligente design de núcleo BIG/LITTLE de seus designs de sistema em chip (SoC) para smartphones. No entanto, com um pouco mais de processamento e potência gráfica. O 8cx é a última tentativa de derrubar a Intel de seu trono de processamento.

Enquanto os laptops anteriores do Always Connected Windows com chips Snapdragon 835 e 850 obtiveram resultados mistos, talvez o novo Snapdragon 8cx seja mais capaz. É assim que ele se compara aos CPUs Core i5 de médio porte da Intel.

Performace de Processamento

O Snapdragon 8cx tem núcleos de CPU Kryo 495 da Qualcomm. Ele tem oito deles para trabalhar, quatro dos quais são núcleos Silver de baixa potência rodando a 1,8 GHz. Em contrapartida, os outros são núcleos Gold rodando a 2,84 GHz. As CPUs móveis Core i5 da Intel usam um design mais tradicional com quatro núcleos de uso geral. No entanto, alguns têm suporte para hyperthreading, o que significa que podem lidar com até oito threads de uma vez.

O melhor da oitava geração de CPUs da Intel Whiskey Lake Core i5, opera a 1,6 GHz. No entanto, pode aumentar até 4,1 GHz turbo boost em um único núcleo quando necessário ou até 3,7 GHz em todos os quatro núcleos simultaneamente. Além disso, suas CPUs Ice Lake de 10ª geração têm uma velocidade de clock inferior entre 0,7 GHz e 1,2 GHz de clock base. No entanto, eles aumentam  até 3,7 GHz turbo boost  em um núcleo e 3,3 Ghz em todos eles simultaneamente. Sua CPU Comet Lake de 10ª geração tem clock ainda mais alto, chegando a 4,4 GHz em algumas configurações.

As CPUs Ice Lake são baseadas em um nódulo de processo de 10nm, o que ajuda a impulsionar as CPUs Ice Lake à frente dos chips Whiskey Lake de 14nm, mesmo com um clock de boost mais baixo. As CPUs Comet Lake também são baseadas em um processo de 14 nm, mas ainda tendem a ser mais rápidas do que os chips Ice Lake, mesmo que não sejam tão eficientes. O 8cx da Qualcomm é baseado em um processo mais refinado de 7nm – o mesmo que viu a AMD obter grandes ganhos com seus chips para desktop.

Mais detalhes

Existem muitas análises de laptops 2-em-1 equipados com Core i5, mas há muito menos dispositivos disponíveis que suportam o 8cx em meados de 2020. Mesmo assim, existem alguns e eles obtiveram resultados impressionantes. Pegamos o primeiro do grupo, o Samsung Galaxy Book S, em agosto de 2019 e gostamos muito. As análises do produto acabado também foram fortes, alegando que o 8cx era uma grande melhoria em relação aos SoCs para laptops da geração anterior da Qualcomm. Ele ofereceu bom desempenho e grande duração da bateria.

O que ele não ofereceu, no entanto, foi o Core i5 superando o desempenho. O 8cx luta com navegação intensiva na web (em si, não exatamente a mais árdua das tarefas). Em nossa análise do Lenovo Flex 5G equipado com 8cx, descobrimos que é suficientemente capaz de competir com CPUs dual-core i3 Intel mais lentas, e até mesmo se equiparar aos Core i5s em tarefas multithread. No entanto, as tarefas de thread único o viram severamente prejudicado por sua menor velocidade de clock.

Outra comparação que vale a pena fazer é com o chip SQ1 do Microsoft Surface Pro X, que é um Snapdragon 8cx modificado. Em algumas análises, esse CPU fica atrás dos processadores Intel Core i5 e i7 no Surface Pro 7 e Surface Laptop 3, destacando ainda mais o bom, mas não bom o suficiente, desempenho do 8cx.

Gráficos

Qualcomm Snapdragon 8cx vs. Intel Core i5
Qualcomm Snapdragon 8cx vs. Intel Core i5 – Foto: Reprodução/DigitalTrends

Os gráficos integrados da Intel, normalmente HD e UHD variando, nunca foram conhecidos como potências de jogos. Eles não se comparam a placas de vídeo de nível básico como a Nvidia GTX 1650 e 1650 Super, mesmo que habilitem alguns jogos de baixo nível. Tudo isso mudou com o Ice Lake, que provou ser muito mais capaz de permitir taxas de quadros decentes com resolução de 1080p em muitos jogos de e-sports populares e até mesmo alguns FPS modestos em jogos AAA mais antigos, como GTA V.

Na época de sua estreia, o núcleo da GPU Adreno 680 era considerado a GPU mais rápida que a Qualcomm já produziu, com até duas vezes o desempenho e 60% mais eficiência de energia do que o Snapdragon 850. Ele também suporta a API DirectX12 mais recente.

Em testes gráficos realizados na Computex 2019 contra o Intel 8250U com seu núcleo gráfico Intel UHD 620 integrado, o Qualcomm Snapdragon 8cx teve um desempenho favorável. No benchmark PCMark 10 Night Raid ele alcançou uma pontuação de gráficos tão alta quanto 6.266, enquanto o chip Intel só foi capaz de atingir uma pontuação de 5.831. Isso é um aumento de mais de 20% no desempenho do Snapdragon SoC e equivale a uma diferença de 29 fps para o chip Intel (na melhor das hipóteses), contra os 37 fps do Snapdragon.

Embora isso dê ao CPU Snapdragon uma vantagem em relação aos gráficos Intel HD a bordo dos CPUs Comet Lake de 10ª geração – chips que geralmente são combinados com placas de vídeo dedicadas – não é muito uma comparação para os processadores Ice Lake Core i5 e suas GPUs onboard , que são muito mais capazes.

Suporte de aplicativo

Qualcomm Snapdragon 8cx vs. Intel Core i5 – Foto: Reprodução/DigitalTrends

Uma das preocupações com o estilo Always Connected PC da Microsoft é a falta de aplicativos nativos para o hardware Qualcomm subjacente. Embora as duas empresas tenham construído emulação que permite que aplicativos x86 sejam executados nas plataformas, isso não é o ideal, pois requer algum poder de processamento para realizar a tradução.

O sistema de desenvolvimento de aplicativos multiplataforma Electron é integrado ao Windows 10, tornando mais fácil do que nunca para os desenvolvedores portar seus programas para rodar em hardware Arm tão bem quanto Intel. Isso traz aplicativos populares como Slack, Discord, Microsoft Teams e Spotify para a dobra de aplicativos nativos do Arm, o que pode levar a um grande aumento no desempenho dos chips Qualcomm a longo prazo. O mecanismo de desenvolvimento Unity também está melhorando consistentemente o suporte e o desempenho do hardware Arm, como o Snapdragon 8cx.

Dessa forma, quando testamos o Lenovo Flex 5G com seu Snapdragon 8cx, descobrimos que é incrivelmente frustrante a frequência com que os aplicativos do Windows simplesmente não funcionam bem – ou não funcionam – no SoC da Qualcomm. A emulação ajuda, e esse problema pode se tornar menor ao longo do tempo, mas em meados de 2020, ainda é uma preocupação.

Custo e eficiência

Os grandes pontos de venda da linha de produtos Always Connected existente são eficiência e conectividade. A Qualcomm falou sobre ganhos de eficiência para o Snapdragon 8cx, sugerindo que ele poderia até mesmo fornecer bateria de vários dias em alguns produtos. Isso seria uma melhoria mesmo em relação à extensa vida da bateria vista em entradas sólidas como o HP Envy x2 e o Surface Book 2.

O Lenovo Flex 5G manteve essa promessa em nossos testes, quebrando todos os nossos recordes de desempenho de bateria e durando impressionantes 28 horas em nosso teste de loop de vídeo com uma única carga. O teste da web viu o Flex 5G operar mais de 17 horas seguidas, quase duas horas a mais do que o Surface Book 2.

A duração da bateria é uma área onde o Flex 5G realmente brilha. Embora o 8cx não seja perfeito em todas as áreas, esta é uma das muitas tarefas com que ele lida bem.

8cx não pode superar o pedigree e o desempenho

Qualcomm Snapdragon 8cx vs. Intel Core i5
Qualcomm Snapdragon 8cx vs. Intel Core i5 – Foto: Reprodução/DigitalTrends

A Intel tem feito alguns avanços impressionantes na computação móvel por décadas e pode ser difícil para os novatos alcançá-los. Isso pode dificultar a escolha do 8cx da Qualcomm em vez de um laptop Core i5 semelhante.

Embora o 8cx da Qualcomm ofereça ótima duração da bateria e recursos computacionais e gráficos admiráveis, ele fica aquém em outras áreas. Você não encontrará o mesmo nível de suporte de aplicativo, e os recursos de CPU e GPU podem deixar alguns usuários de olho no desempenho.

Por fim, o 8cx é um excelente esforço da Qualcomm e estamos animados para ver o que sua sequência potencial, o 8cx Plus, pode oferecer. Por enquanto, os Core i5s mais recentes da Intel são a melhor escolha geral.

Fonte: DigitalTrends

O que você achou da comparação Qualcomm Snapdragon 8cx vs. Intel Core i5? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.