Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quais dos filmes de Zack Snyder são fantásticos e quais precisam ser “chutados” para um poço de escuridão sem fim por Gerard Butler? Depois de uma série de curtas-metragens e videoclipes de sucesso com nomes como Rod Stewart, ZZ Top e o vocalista dos Smiths, Morrissey, Zack Snyder fez sua estreia na direção em 2004 com um remake de Despertar dos Mortos de George A. Romero.

Veja também os melhores filmes de tubarões!

Snyder rapidamente estabeleceu um estilo cinético e de alta energia em seus filmes, alcançando renome por sua maneira distinta de enfatizar a violência durante cenas de luta extensas. Além disso, até aqui, Snyder teve uma carreira bem variada, abrangendo terror, ação, animação CGI e adaptações de quadrinhos. No entanto, é seu trabalho dentro do subgênero de super-heróis pelo qual Snyder ficou mais conhecido. 

A Warner Bros. incumbiu Snyder de reinventar o Superman para um público moderno e colocou o diretor na frente e no centro de sua tentativa de construir um universo compartilhado. Mas o trabalho inicial de Snyder na Liga da Justiça foi massacrado nas mãos do estúdio e do diretor substituto, Joss Whedon. Isso acabou resultando em uma demanda generalizada pelo lendário “corte de Snyder”.

Agora confirmado para 2021, a Liga da Justiça de Zack Snyder é um dos lançamentos de filmes mais aguardados na memória recente, graças à onda de apoio que o precedeu. No entanto, até então o catálogo cinematográfico de Zack Snyder permanece um saco misturado. Dessa forma, há clássicos modernos e experimentos fracassados ??rapidamente esquecidos. Portanto, aqui estão todos os filmes de Zack Snyder classificados do pior para o melhor.

8. Liga Da Justiça (2017)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! - Foto: SI
Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: SI

Como dito acima, considerar a versão de 2017 da Liga da Justiça um filme de Zack Snyder é controverso, dado o que aconteceu. No entanto, é seu nome que aparece nos créditos finais. Um filme sem graça e sem direção que mostra suas falhas na capa, o lançamento de Liga da Justiça está muito longe do que Snyder pretendia. 

Os planos do diretor já haviam sido alterados pela Warner Bros. após a reação ao filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. No entanto, quando Snyder teve que se afastar da pós-produção devido a uma tragédia pessoal, as mudanças radicais na Liga da Justiça começaram a acontecer, desencadeando a campanha #ReleaseTheSnyderCut.

Embora as falhas da Liga da Justiça não possam ser atribuídas a Snyder, é certamente fácil ver por que os fãs ficaram desapontados. Os personagens são superficiais, o enredo é surrado e o CGI é tão pobre que o bigode de Henry Cavill tornou-se objeto de intenso debate. As costuras da edição apressada são completamente visíveis e uma tentativa transparente de “iluminar” torna o tom inconsistente. Liga da Justiça é quase útil como um filme de ação estúpido, mas deveria ter sido melhor considerando os personagens envolvidos. Um fracasso de bilheteria, a Liga da Justiça matou o DCEU em sua forma original, mas o papel de Snyder no filme será reavaliado em 2021.

7. Sucker Punch – Mundo Surreal (2011)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! - Foto: PL
Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: PL

No papel, Sucker Punch – Mundo Surreal de 2011 parecia um sucesso infalível para Zack Snyder nos primeiros estágios de sua carreira em Hollywood. Um filme de fuga ultra-violento com uma reviravolta psicológica. Além disso, era liderado por um elenco de estrelas como Emily Browning, Vanessa Hudgens e Oscar Isacc.

Assim, Sucker Punch – Mundo Surreal foi o primeiro filme original de Snyder, e é fácil ver por que o projeto atraiu algum burburinho inicial. No final, o filme provou ser o primeiro verdadeiro fracasso de grande orçamento de Snyder, tanto no nível crítico quanto comercial. Como cineasta, Snyder frequentemente recebe críticas por priorizar a ação direta e intensa em vez de personagem e enredo, e isso fica claro aqui. Portanto, esse é um filme com muitas críticas contemporâneas depreciativas em comparação com um videogame.

O aspecto psicológico se mostra redundante na chuva de violência que domina o tempo de execução. Embora alguns dos visuais impressionem, isso evidentemente não foi suficiente para conquistar os críticos ou o público. Além disso, Sucker Punch também atraiu a ira por sua representação de mulheres.

Snyder afirma que o filme foi mal interpretado, pretendendo ser uma sátira sobre como as mulheres são vistas na cultura geek, mas muitos rejeitaram Sucker Punch como simplesmente perpetuando os estereótipos e degradante misoginia que estava tentando parodiar.

6. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! - Foto: Netflix
Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: Netflix

Lançado fazendo muito “barulho” em 2016, Batman vs Superman: A Origem da Justiça tinha como objetivo marcar a gênese do DCEU propriamente dito, reunindo a trindade lendária de Batman, Superman e Mulher Maravilha. Dessa forma, estabeleceria uma franquia que continuaria por muitos anos, rivalizando com o sucesso do MCU da Marvel. 

Depois de um forte início de bilheteria, a sorte de Batman vs Superman: A Origem da Justiça caiu drasticamente. Assim o filme ficou abaixo das expectativas da Warner Bros., mas a reação dos fãs e críticos foi ainda mais contundente. O tom super sério, o enredo incoerente e a cena infame de “Martha” sofreram críticas significativas, enquanto Snyder mais uma vez foi acusado de não prestar atenção suficiente ao personagem quando havia socos a serem feitos e CGI a serem adicionados.

Se Batman vs Superman tem um único ponto brilhante, é a Mulher Maravilha de Gal Gadot. Assim ela causa um impacto instantâneo antes de sua aclamada aventura solo de 2017. Além disso, também vale a pena notar como o Batman vs Superman “Ultimate Edition” melhora em relação ao lançamento nos cinemas.  Adicionando meia hora de filmagem, a versão do diretor esclarece certos elementos do enredo e oferece uma narrativa geralmente mais coesa.

5. A Lenda dos Guardiões (2010)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! - Foto: UOL
Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: UOL

A “estranheza” na filmografia de Zack Snyder, A Lenda dos Guardiões, chegou em 2010. Dessa forma, o filme era uma adaptação da série de romances de fantasia de Kathryn Lasky. Snyder é bem conhecido por lidar com projetos ambiciosos, mas como um conto surpreendentemente sombrio com um elenco inteiramente composto de animais criados digitalmente, A Lenda dos Guardiões indiscutivelmente lidera o lote. Com um desempenho modesto nas bilheterias, a resposta crítica foi uma história familiar para Snyder, com críticas elogiando a animação e as performances individuais, mas mostrando menos entusiasmo pelos componentes mais carnudos da história e do personagem.

Sucker Punch e Batman vs Superman falharam em sua narrativa. Já a A Lenda dos Guardiões simplesmente não conseguiu igualar os visuais de topo com um enredo igualmente impressionante. A jornada de Frodo de Soren para derrotar um terrível mal é uma fantasia padrão que possui grandes efeitos de CGI e elenco de vozes “empilhadas”, que inclui Helen Mirren, Geoffrey Rush, Hugo Weaving e Sam Neill. No que se refere aos filmes sobre corujas, A Lenda dos Guardiões talvez possa se considerar subestimado e, embora possa ter se beneficiado de um enredo mais refinado, o filme ainda é uma piada em 2020.

4. O Homem de Aço (2013)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! - Foto: Omelete
Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: Omelete

Recém-saído do sucesso recorde com a trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, a Warner Bros. estava procurando dar ao Superman o mesmo tratamento e contratou Zack Snyder para conduzir sua visão de uma interpretação mais realista e fundamentada do escoteiro americano. O Homem de Aço de 2013 certamente atende a essa lacuna, mas também tem sucesso em outros níveis, revigorando o herói após o fracasso de Superman Returns em 2006.

Henry Cavill é perfeitamente escalado como Superman e Clark Kent, e embora ele nunca possa escapar da sombra de Christopher Reeve, sua interpretação  moderna do Homem de Aço tem muito mérito de qualquer maneira.

Correndo o risco de soar repetitivo, O Homem de Aço prioriza a ação sobre o coração e os momentos pessoais. No entanto, certamente não no mesmo grau que alguns outros esforços de Snyder. Além disso, o material de Clark Kent que está presente funciona tão bem, senão melhor, do que as cenas do Superman. Os confrontos físicos entre o herói e General Zod têm um toque visual, mesmo se os fãs de quadrinhos condenaram a abundância de violência para um herói da posição moral de Kal-El. Além disso, Snyder teve sucesso em criar um mundo mais crível para o filho mais famoso da DC. Inclusive, muitas pessoas clamam por um Homem de Aço 2 mesmo 8 anos após o filme ter chegado.

3. Madrugada dos Mortos (2004)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: Mix de Filmes

Os remakes de terror têm custado pouco desde a virada do milênio. Mas dado o status de ícone de Madrugada dos Mortos como o modelo do cinema zumbi, Zack Snyder enfrentou uma batalha difícil para modernizar o clássico de George A. Romero para seu primeiro longa-metragem. 

Tão amado era o original, que a decisão de Snyder de tornar seus zumbis rápidos permanece controversa até hoje, mas o remake de Madrugada dos Mortos ultrapassa com sucesso a linha delicada entre respeitar o material de origem e fazer algo novo. Em comparação com o esforço de 1978, a visão de Snyder é tipicamente ampliada, enfatizando a violência e a ação sobre o subtexto mais inteligente e comentários sociais de Romero.

Madrugada dos Mortos de Snyder se  beneficia dessa abordagem mais direta e, combinado com 25 anos de efeitos especiais aprimorados, consegue oferecer sustos e entretenimento que diferem do original, sem se mostrar menos eficaz.  Por não se levar totalmente a sério, o remake de Madrugada dos Mortos evita as armadilhas habituais de remakes de terror. Assim ele deixa os espectadores sem fôlego, mas aqueles ligados ao trabalho de Romero são talvez menos propensos a gostar da “reimaginação” de Snyder. Por fim, vale lembrar que o estilo do diretor foi comparado a um videogame, mas é interessante que a observação partiu do próprio Romero.

2. 300 (2006)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: UOL

Visceral, impressionante e implacavelmente eficaz em sua simplicidade, 300 de Zack Snyder adquiriu um status um tanto icônico desde sua estreia em 2006. Uma aproximação bem próxima da história em quadrinhos de Frank Miller, 300 oferece uma visão cinematográfica maravilhosamente realizada sobre a mitologia grega antiga ficcionalizada, e embora não seja a peça mais inteligente já filmada, o que 300 oferece é executado com o máximo impacto.  Deixando uma impressão duradoura na cultura popular, o estilo único de 300 colocou Snyder no mapa como cineasta. Embora os detratores apontem para a falta de substância em face de sangue e vísceras opressoras e sem remorso, há beleza na natureza direta do filme e variação suficiente para evitar a novidade passando.

300 não é um filme que agrada a todos os gostos. Certamente não é algo para assistir quando os avós aparecem ou para analisar em profundidade em um nível cerebral. Mas Snyder dá ao conto do Rei Leônidas um sentido épico de escala e grandeza, bem como uma experiência de visualização que poucos filmes desse tipo podem igualar. Quanto menos falado sobre a sequência, melhor, mas 300 continua sendo uma diversão espetacular para aqueles que buscam uma adrenalina cinematográfica.

1. Watchmen – O Filme (2009)

Zack Snyder filmes: veja quais são os 8 filmes do diretor! – Foto: PC

O célebre quadrinho de Watchmen dos anos 1980 de Alan Moore e Dave Gibbons foi considerado impossível de filmar por muitos anos após seu lançamento, mas a qualidade atemporal da história e a popularidade duradoura significaram que um filme seria inevitável assim que um diretor corajoso o suficiente para o desafio surgisse. Lançado em 2009, o filme  Watchmen de Snyder foi previsivelmente divisivo, mudando o final do material de origem, escurecendo o tom e desnudando a história. Watchmen pode não ser uma interpretação perfeita dos quadrinhos, mas considerada por seus próprios méritos, a estreia de Snyder na DC continua sendo seu filme mais forte até então.

Como uma visão severa do gênero de super-heróis, Watchmen parece apropriadamente sujo, pontuado por momentos de pura violência visual. Os traços cinematográficos de Snyder combinam com os personagens trágicos e falhos do mundo Watchmen, e embora as mudanças nos quadrinhos tenham se mostrado um tanto controversas, o final funcionou muito melhor na tela grande do que uma lula gigante teria funcionado. Em Watchmen, Snyder encontrou uma maneira de equilibrar sua marca registrada, narrativa ousada com uma narrativa mais complexa abaixo da superfície, tudo sem comprometer a maturidade ou tons de cinza capturados pelo trabalho seminal de Moore. Watchmen continua a ser uma proposição de amor ou ódio mais de uma década depois, mas para muitos, continua a ser o melhor exemplo de Zack Snyder equilibrando seu estilo intransigente com substância genuína.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!