Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os resultados do mercado de celulares no terceiro trimestre indicaram rearranjos no ranking de desempenho das desenvolvedoras. A Apple, por exemplo, deixou de figurar entre as três que tem maiores partes de mercado, perdendo a terceira posição para a chinesa Xiaomi. No entanto, menos surpreendente, a Samsung voltou ao topo da lista após ter perdido a posição para a Huawei no começo do ano.

Xiaomi lança carregador de 20W compatível com iPhone 12 por US$ 5

O ranking tem base em relatórios das companhias Counterpoint Reseatch, IDC e Canalys. Apesar das estimativas exibidas sejam minimamente diferentes de cada uma, as quatro primeiras posições são consistentes:

  1. Samsung
  2. Huawei
  3. Xiaomi
  4. Apple

A Huawei é uma das peças principais na guerra comercial entre EUA e China, e foi perdendo diversos de seus fornecedores, a medida em que a Casa Branca pressionava autoridades do planeta a boicotarem a companhia. Dessa forma, não é surpreendente que a Samsung tenha conseguido passar a desenvolvedora chinesa e conseguir de volta a primeira posição.

Xiaomi ultrapassa Apple e assume 3º lugar em vendas de smartphones
Xiaomi ultrapassa Apple e assume 3º lugar em vendas de smartphones – Foto: Reprodução/OlharDigital

Já a saída da Apple do pódio é, sim, surpreendente. A Xiaomi comercializou 46,2 milhões de aparelhos no terceiro trimestre, de acordo com a Counterpoint Research; 46,5 milhões, de acordo com a IDC; e 47,1 milhões, de acordo com a Canalys, assegurando o terceiro lugar em todos os relatórios. A participação de mercado da Xiaomi foi estimada em 13%, 13,1% e 13,5%, respectivamente.

A Apple, em contrapartida, comercializou 41,6 milhões de unidades (Counterpoint Research), 41,6 milhões (IDC) e 43,2 milhões (Canalys), com parte de mercado de 11%, 11,8% e 12,8%, respectivamente.

Xiaomi ultrapassa Apple: mercado indiano

Ao considerar todas as desenvolvedoras, as remessas globais de celulares aumentaram de forma considerável no período. A alta foi puxada pela Índia, um dos maiores mercados do planeta, que registrou um recorde histórico de unidades comercializadas em um único trimestre: 53 milhões.

O bom desempenho da Samsung também se deve ao mercado indiano, de certa maneira. A empresa assegurou o primeiro lugar na nação com parte de mercado de 24% e aumento anual de 32%, em parte por causa do forte sentimento anti-China visto na Índia atualmente.

A Índia chegou, além disso, a barrar mais de 100 aplicativos em julho, o que inclui o TikTok. De acordo com o XDA-Developers, também existe uma tentativa de boicote às fabricantes chinesas por parte da população. Ainda assim, as desenvolvedoras da China ainda tem controle de 74% do mercado indiano de celulares.

Xiaomi ultrapassa Apple e assume 3º lugar em vendas de smartphones. O que achou da novidade? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.