Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Xiaomi Mi5, OnePlus 2 e OnePlus 3, são três grandes smartphones lançados recentemente, porém, que rodam nativamente o Android da Google. Agora temos informações de que todos eles podem ganhar uma ROM customizada do Windows 10 Mobile da mesma forma como aconteceu com o Xiaomi Mi4 no ano passado.

Xiaomi Mi5 com Android, mas que usa uma interface completamente modificada

Xiaomi Mi5 com Android, mas que usa uma interface completamente modificada que lembra o iOS

Até hoje não ficou muito claro qual o principal objetivo da Microsoft com essa tal ROM. A informação inicial era de que eles estavam tentando convencer a Xiaomi a adotar o Windows 10 Mobile ao menos em um dos modelos de sua linha de smartphone. Bem, chegou o novo Mi5 e ele veio com Android, de novo.

Claro que ainda pode-se sonhar com um modelo mediano ou de baixo custo com o Windows 10 Mobile saindo das lojas da Xiaomi, por que não? Mas antes disso a MS precisa vencer o “preconceito” dentro de qualquer empresa que presa pela “diferenciação” do seu produto, já que a Xiaomi pinta e borda com o Android para se diferenciar da concorrência, tanto que a MIUI, interface do usuário padrão nos smarts da marca, mais parece com o iOS da Apple do que com o Android da Google. Eles personalizaram praticamente tudo do sistema, e isso não é possível no W10M.

OnePlus 2 é mais um exemplo de modificação do Android, já que ele usa o Cyangen OS, que derivou do Android

OnePlus 2 conta com mais um exemplo de modificação do Android, já que ele usa o Cyangen OS, que derivou do Android

A Samsung fez o mesmo com o Android, a LG, a Sony, e outras dezenas de fabricantes preferem dar um “upgrade” no que muitos chamam de Android puro. Aquele que vem nos Nexus da vida. Então, já que no Windows 10 Mobile tal nível de personalização não é permitido, sem dúvida isso é um fator contra a Microsoft.

O LG Lancet com Windows conta com alguns APPs exclusivos, com um de cãmera

O LG Lancet com Windows conta com alguns APPs exclusivos, como um de câmera com recursos extras

O diretor de marketing da Huawei, o Sr. Shao Yang, inclusive já disse no ano passado que a empresa não pretende lançar mais nenhum novo modelo equipado com Windows Phone (ou Windows 10) alegando o fato de não ser possível personalizar o sistema móvel da Microsoft. Ele ainda completou dizendo que se colocarmos lado a lado dois telefones com Windows, e se ambos foram visualmente semelhantes, não a como diferenciá-los.

Huawei Ascend W2, um dos últimos lançamento da marca com Windows Phone. Observe os detalhes nos botões padrão

Huawei Ascend W2, um dos últimos lançamento da marca com Windows Phone. Observe os detalhes nos botões padrão

O pior é que o Yang tem razão. A diferenciação em dispositivos com Windows está muito mais ligada aos features extras de hardware do que de software. Claro que a exceções, tanto que a HP chegou para mostrar como se faz, ao criar o APP HP Worksapce, que possibilita usar o telefone como um PC completo capaz de rodar programas win32 por meio de uma solução em Nuvem da própria HP em conjunto com o Modo Continuum for Phones do Windows 10 Mobile.

A própria Huawei já construiu aparelhos levemente diferentes dos demais, com botões padrão capacitivos que mudavam de cor de acordo com o tema escolhido pelo usuário nas configurações. Outras fabricantes apenas adicionam APPs exclusivos ao sistema, como fez a Samsung e a LG com seus modelos.

A HP revolveu inovar usando as vantagens do software

A HP revolveu inovar usando as vantagens do software

Então, fica a questão: será que a Microsoft deveria permitir um maior nível de personalização do sistema? ao ponto das OEMs mudarem pontos como a Tele Inicial, Central de Ações, Menu de Aplicativos, etc? ou será que isso provocaria uma fragmentação semelhante a que acontece hoje com o Android da Google?

Fontes: Windows Central