Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Xiaomi sabe como fazer um bom celular; afinal, é o quarto maior fabricante de smartphones do mundo. Mas a marca deve seu sucesso aos segmentos básico e orçamentário, onde é dominante. A Xiaomi também faz capitânia nas linhas Mi e Mi Mix, com os celulares Mi especificamente voltados para o segmento de capitânia de valor.

Fator em dispositivos como o POCO F1 e o Redmi K20, e as ofertas de valor da Xiaomi parecem muito populares. É por isso que o fabricante ramificou o POCO e o Redmi como entidades independentes e, com essas marcas agora atendendo ao orçamento e aos segmentos de nível intermediário, libera o apelido Mi para se concentrar exclusivamente na categoria high-end.

É o que está fazendo com o Mi 10 Pro, seu primeiro carro-chefe “verdadeiro”. O Mi 10 Pro vem com todos os detalhes que você esperaria de um celular topo de gama em 2020, incluindo o mais recente hardware interno, câmera de 108 MP na parte traseira, carregamento com e sem fio de 50 W e 30 W e um painel AMOLED de 90 Hz.

Não há escassez de concorrência na categoria high-end; entre Samsung, Google, OnePlus, OPPO, Motorola e Huawei, existem opções suficientes disponíveis se você estiver no mercado para um celular high-end em 2020. O Mi 10 Pro de € 999 tem o necessário para manter sua posição nesta categoria? Vamos descobrir.

Sobre esta review

Estou escrevendo este comentário depois de usar a variante global do Mi 10 Pro por seis dias em Hyderabad, na Índia. O celular estava executando uma compilação estável do MIUI 11.0.70 e recebeu uma única atualização do MIUI 11.0.10.0 contendo o patch de segurança de abril durante o período de teste. A Xiaomi forneceu o celular para o Android Central para review.

Xiaomi Mi 10 Pro Design e display

Xiaomi Mi 10 Pro Review

A primeira coisa que você notará sobre o Mi 10 Pro é que ele se parece muito com outros carros-chefe de 2020. De fato, não há como diferenciar o celular de seus colegas – pelo menos pela frente. É quase como se todos os fabricantes de celulares sentassem juntos e decidissem lançar exatamente o mesmo design este ano.

Design

O Mi 10 Pro tem as mesmas arestas curvas em ambos os lados da tela, curvas simétricas na parte traseira e cantos arredondados. Essa não é uma tendência nova, porque a Samsung lança carros-chefe com telas de duas curvas há vários anos. Os dois painéis de vidro curvam-se nas bordas e se misturam perfeitamente à moldura intermediária de alumínio. A curvatura da tela e o posicionamento da câmera frontal atrás do recorte são quase idênticos ao OnePlus 8 Pro. De fato, não fossem as sutis diferenças de tamanho e espessura, os dois celulares seriam indistinguíveis.

Existem muitas maneiras de reduzir a moldura e fornecer uma câmera frontal e, como tal, o design do Mi 10 Pro parece derivado. Isso não é uma coisa ruim, porque o celular em si é idêntico ao resto do campo e parece tão premium quanto o preço sugerido. Dito isto, falta um pouco de originalidade, com a única característica única sendo o anel multicolorido em torno da câmera de 108MP na parte traseira.

Quanto ao design na parte de trás, você obtém um acabamento de vidro fosco com uma textura fosca que lembra mais uma vez o OnePlus. A camada fosca facilita segurar o celular e evita manchas de impressões digitais. Mas por causa das curvas de ambos os lados, a sensação na mão não é tão boa quanto as capitulares anteriores da Xiaomi. Embora o Mi 10 Pro tenha resistido a algumas quedas sem nenhuma desvantagem, é uma boa ideia comprar uma capa, se você estiver interessado em adquirir este celular. Pelo que vale, a Xiaomi fez um trabalho decente, evitando toques acidentais pelas laterais.

Peso

No que diz respeito à sensação na mão, o Mi 10 Pro é consideravelmente mais pesado que os carros-chefe anteriores da Xiaomi, e isso se deve principalmente à bateria de 4500mAh, um aumento considerável em relação à unidade de 3300mAh no Mi 9 no ano passado. Chegando a 208g, o volume adicionado é imediatamente perceptível, mas a distribuição de peso é equilibrada e não parece pesada demais.

Localização dos recursos

A opção de cor que estou usando é o Solstice Grey, e tem um tom distinto de azul que parece muito sofisticado. O acabamento em vidro fosco na parte de trás acentua a cor, e a moldura intermediária também recebe a mesma camada de tinta. Os botões de energia e volume estão localizados no lado direito e o lado esquerdo está vazio. Como a maioria dos celulares Xiaomi, há um blaster IR no topo e o slot para cartão SIM fica na parte inferior ao lado da porta USB-C. Do outro lado da porta, há um alto-falante e um alto-falante idêntico localizado na parte superior. Há também uma pequena fenda acima do painel para o fone de ouvido.

Curiosamente, a variante global do Mi 10 Pro possui uma bandeja dupla para cartão SIM, mas o segundo slot é coberto e, como tal, você não pode colocar dois cartões SIM no celular. Também não há cartão MicroSD e, como há alguns anos, não há conector de 3,5 mm.

O conjunto de câmeras quádruplas domina o design na parte de trás, com três câmeras incluídas na carcaça oblonga da câmera junto com o foco automático a laser. A quarta câmera e o módulo de flash LED estão localizados abaixo da caixa. O módulo da câmera fica à esquerda e sobressai um pouco do corpo do celular, causando muita oscilação quando o celular é colocado sobre uma mesa.

O Mi 10 Pro custa quase o dobro do Mi 9 do ano passado, e o design reflete isso. Claro, a Xiaomi não adicionou muitos designs exclusivos, mas o celular parece tão premium quanto o melhor que Samsung, OPPO, OnePlus e Huawei têm a oferecer. Este é um verdadeiro carro-chefe completamente.

Xiaomi Mi 10 Pro Review

Som

Eu mencionei anteriormente que o Mi 10 Pro tem dois alto-falantes idênticos na parte superior e inferior. Em vez de optar por um alto-falante secundário menor, a Xiaomi equipou dois dos mesmos alto-falantes nas duas extremidades do celular e isso levou a uma das melhores implementações estéreo que já vi em um celular. Você obtém dois canais distintos de áudio e, como são de tamanho idêntico, não há alto-falante principal. Eles se ajustam dinamicamente para oferecer um som ideal com base na configuração do celular, e é seguro dizer que os alto-falantes estéreo no Mi 10 Pro são os mais altos que você encontrará em um celular hoje.

O som estéreo faz uma enorme diferença ao jogar ou transmitir conteúdo no celular. Outro fator que desempenha um papel importante nisso é o próprio display.

Tela

O Mi 10 Pro possui uma tela AMOLED FHD + (2340×1080) de 6,67 polegadas com um revestimento E3. Como deve ser óbvio no apelido AMOLED, o painel em si é fabricado pela Samsung.

O destaque da tela é que ela oferece uma taxa de atualização de 90Hz. Não é tão alto quanto os painéis de 120Hz da série Galaxy S20, mas isso não importa. Você ainda obtém uma rolagem suave e verá uma diferença notável ao mudar de um painel normal de 60Hz. A diferença entre 90Hz e 120Hz não é tão evidente, então você não está perdendo muito.

Eu teria gostado se a Xiaomi equipasse o Mi 10 Pro com um painel QHD +, mas é claro que a marca ainda não quer fazer a troca. Dito isto, o painel FHD + AMOLED é fantástico, com cores vibrantes e excelentes níveis de brilho. Não há problemas com a tela, e fica suficientemente claro que não tive problemas para visualizar a tela sob luz forte. Não há LED de notificação, mas você pode configurar as bordas da tela para acender as notificações recebidas.

Existem três modos de cores para você escolher, e você pode personalizar o equilíbrio de cores e os níveis de calor de acordo com o seu gosto. Você também recebe um Always On Display que permite escolher entre várias faces do relógio e escolher o que aparece na tela quando está desligado. Um ponto a ser observado sobre o recorte de perfuração: não é muito perturbador e você aprenderá a ignorá-lo depois de usar o celular por alguns dias. É definitivamente uma visão melhor do que o recorte de câmera dupla no P40 Pro.

Xiaomi Mi 10 Pro Hardware e bateria

Xiaomi Mi 10 Pro Review

Os celulares Xiaomi sempre ofereceram hardware robusto, e isso não é diferente no Mi 10 Pro. Com o mais recente chipset Snapdragon 865, além de 8 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB de armazenamento UFS 3.0, o celular está lá com o melhor que a indústria tem a oferecer. Não falta nada do ponto de vista interno do hardware, e você também obtém conectividade 5G.

Desempenho

Como deveria estar óbvio agora, o Snapdragon 865 tem um desempenho animal. O chipset oferece excelente desempenho no uso diário, e não vi nenhum atraso ou desaceleração no uso diário. O MIUI 11 tem sua parcela de peculiaridades, mas, felizmente, não há problemas no desempenho.

Os aplicativos são carregados instantaneamente, a interface do usuário foi otimizada para a tela de 90Hz e jogos visualmente intensos são uma delícia de jogar no Mi 10 Pro, devido ao hardware e ao excelente som estéreo. Em suma, é uma alegria usar o celular para tarefas diárias, como navegar na Web ou percorrer as mídias sociais, além de casos de uso mais interessantes que envolvem jogos e conteúdo de streaming.

Há também um sistema de refrigeração líquida de três camadas embutido no celular, projetado para oferecer melhor desempenho sustentado. Honestamente, o Snapdragon 865 por si só é muito bom, e o MIUI 11 também oferece um recurso Game Turbo que permite obter o máximo desempenho do hardware oferecido.

Armazenamento, bluetooth e desbloqueio

A Xiaomi também oferece uma variante de 12 GB do Mi 10 Pro com 512 GB de armazenamento, mas a opção de 8 GB deve ser mais que suficiente para a maioria dos usuários. Não há cartão MicroSD aqui; portanto, o único motivo para obter a opção de 12 GB seria o armazenamento de 512 GB do UFS 3.0. O restante do hardware é igualmente ótimo: há conectividade Wi-Fi 6 com 2×2 MIMO, Bluetooth 5.1, NFC e GPS duplo.

Na frente do áudio, a Xiaomi está divulgando o codec LHDC como um diferencial para o streaming Bluetooth. O Mi 10 Pro é o primeiro celular da marca a apresentar o codec, e você poderá transmitir com taxas de bits de até 900kbps – três vezes mais que o codec SBC Bluetooth comum.

Ah, e o Mi 10 Pro possui um dos melhores sensores de impressão digital na tela que eu já usei. É rápido na autenticação e possui uma baixa taxa de falhas, e você pode permitir que a área do sensor apareça mesmo quando a tela estiver desligada. Com dispositivos como a série Galaxy S20, em particular, aquém dessa área, é bom ver a Xiaomi oferecer um sensor de impressão digital de alta qualidade na tela.

Vibração e proteção

Outra área em que a Xiaomi entregou este ano são os haptics: o Mi 10 Pro é o primeiro dispositivo Xiaomi que usei que possui um ótimo motor de vibração. Existem muitos pequenos elementos no MIUI 11 que acionam o motor de vibração, e a Xiaomi diz que está usando um motor de eixo x para fornecer melhor feedback háptico. Isso definitivamente faz a diferença aqui, e é uma mudança bem-vinda ver a Xiaomi adicionar haptics decentes aos seus celulares.

Embora a Xiaomi tenha conseguido acertar quase tudo no Mi 10 Pro, uma omissão flagrante é a falta de uma classificação IP. A Xiaomi ainda não oferece proteção IP68 em um celular, e o Mi 10 Pro também perde. Com tantas opções excelentes para escolher neste segmento, cada omissão faz diferença, e a falta de resistência à água é uma grande falta do lado da Xiaomi.

Dito isso, o Mi 10 Pro ainda absorve o respingo ocasional de água, graças ao revestimento P2i, que tem sido um dos pilares dos celulares Xiaomi nos últimos anos, mas a falta de uma classificação IP prejudica o dispositivo. Esse é claramente um recurso que muitos consumidores se preocupam, e a Xiaomi está sendo obstinada em sua recusa em adicionar proteção de entrada de poeira e água a seus dispositivos.

Xiaomi Mi 10 Pro Review

Bateria

Como o Mi 10 Pro possui uma tela de 90Hz e conectividade 5G, a Xiaomi o equipou com uma generosa bateria de 4500mAh. Combine isso com o gerenciamento agressivo de memória que o MIUI oferece e isso se traduz em ótimos números de uso.

Rotineiramente, calculei a média de cerca de seis horas de tela no tempo no meu Mi 10 Pro, distribuídas ao longo de 15 a 18 horas, com o uso envolvendo muita transmissão por Bluetooth, jogos e leitura de conteúdo na tela. Não há ansiedade por bateria aqui, e o fato de eu ter conseguido esses números com o AOD ativado mostra o quão bom o Mi 10 Pro é nessa área.

Carregamento

E quando você precisa carregar o telefone, há 50 W com fio e 30 W sem fio. A Xiaomi ainda equipou o celular com um carregador de 65W na caixa com USB PD e PPS, sendo o carregador útil para carregar outros acessórios, incluindo notebooks.

O carregador de 65 W permite carregar o celular de flat a 60% em apenas 20 minutos, com uma carga completa levando menos de uma hora. Sinceramente, não há necessidade de deixar o Mi 10 Pro da noite para o dia e, se você não quiser conectar o dispositivo durante o dia, o carregamento sem fio de 30W é igualmente bom. Demora um pouco mais do que a solução com fio, mas é definitivamente melhor do que as soluções de carregamento sem fio de apenas um ano atrás.

O carregador sem fio não está incluído na caixa, mas vale o preço pedido de US $ 35. É um carregador vertical e possui um suporte embutido para gerenciar o calor, além de um cabo destacável. Para celulares não Xiaomi, ele reverte para o carregamento de Qi em 10W.

Câmeras Xiaomi Mi 10 Pro

Xiaomi Mi 10 Pro Review

A Xiaomi está apostando em imagens muito melhoradas para ser o diferencial do Mi 10 Pro. A marca chinesa fez uma parceria com a Samsung sobre o ISOCELL Bright HMX, um animal de 1/3 pol. Com resolução de 108MP e 0,8um pixels. É um dos maiores sensores que você encontrará em um celular hoje, com apenas a série P40 chegando ao Mi 10 Pro em 2020. A Samsung oferece o mesmo sensor de 108MP no Galaxy S20 Ultra, de modo que você está recebendo o mesmo módulo em um celular de € 999 (US $ 1.090) é uma barganha relativa.

Zoom e foco

A Xiaomi também está usando um sistema exclusivo de zoom: há uma lente de zoom de 8MP para zoom híbrido e a lente de retrato de 12MP oferece zoom óptico de 2x. A combinação faz um excelente trabalho preservando os detalhes, mesmo com um fator de zoom de 10x. O Mi 10 Pro também possui gravação de vídeo 8K, o único celular fora da série Galaxy S20 a oferecer esse recurso. Um destaque aqui é que o vídeo 8K funciona com o OIS, o que não é o caso do Galaxy S20. Você também pode gravar vídeos 8K a 30fps, com o S20 limitado a 24fps.

Há um módulo de foco automático a laser e uma câmera de 20MP na frente para selfies. A interface da câmera é padrão e será imediatamente familiar se você já usou um celular Xiaomi: você obtém todos os modos de disparo dispostos em uma fita e há botões dedicados para todos os modos de ampliação. Você pode mudar para 0,6 para a lente grande angular, 1x para o sensor primário, 2x e 5x para as lentes de zoom. Há também um modo macro, com a lente grande angular que exerce dupla função.

Quanto aos modos de disparo, você obtém os modos usuais de vídeo e foto e, em seguida, um modo dedicado que reproduz fotos de 108MP, vídeo em câmera lenta, vídeo curto, retrato, noite e modo profissional. Há uma opção bacana de vlog no modo de vídeo que alterna vídeos curtos.

Detalhes em fotos

A câmera principal de 108MP usa bin de 4 para 1 pixels para fornecer fotos de 27MP, para que você obtenha muitos detalhes. As fotos da luz do dia, em particular, são impressionantes no Mi 10 Pro, com excelente faixa dinâmica e ótimos níveis de contraste. As fotos em retrato também são vibrantes, com detecção de borda precisa e excelente bokeh. O Mi 10 Pro também tira fotos fantásticas à noite, com as fotos resultantes oferecendo excelente vibração de cores e altos níveis de contraste. O modo noturno dedicado faz um ótimo trabalho, obtendo mais detalhes em cenários de pouca luz.

O destaque do Mi 10 Pro é que as câmeras auxiliares também fazem um ótimo trabalho. A lente grande angular de 20MP produz fotos com cores precisas e, quanto à lente zoom, você obtém uma quantidade razoável de detalhes nos níveis de zoom 5x e 10x, mesmo que as cores pareçam desbotadas. Da mesma forma, a gravação de vídeo no Mi 10 Pro é uma das melhores do Android atualmente e, em geral, o dispositivo se destaca contra os gostos do Galaxy S20 e Pixel 4 XL. O Pixel 4 tira fotos marginalmente melhores à noite, mas o Mi 10 Pro não está muito atrás. Este é um esforço estelar da Xiaomi, e o Mi 10 Pro tem uma das melhores câmeras que você encontrará em qualquer celular em 2020.

Xiaomi Mi 10 Pro Software

Xiaomi Mi 10 Pro Review

Se há uma coisa que dominou a conversa sobre o MIUI nos últimos 18 meses, são os anúncios. Com a Xiaomi limitando o lucro obtido com as vendas de hardware, ela se voltou para os anúncios como um fluxo de receita. Isso levou a muita consternação, mas você não precisa se preocupar com nada disso aqui. Como o Mi 10 Pro é um carro-chefe, ele não possui nenhum dos anúncios que assolam os celulares Xiaomi comuns.

Problemas

Dito isto, nem tudo é bom no Mi 10 Pro. Vários problemas MIUI de gerações anteriores surgiram novamente e é irritante lidar com os mesmos problemas novamente. Por exemplo, não recebo nenhuma notificação por push do Newton Mail e Slack no Mi 10 Pro. Esta não é a primeira vez que enfrentei esse problema específico no MIUI, porque nos últimos três anos houve várias ocasiões em que as notificações simplesmente não apareciam nos celulares Xiaomi.

Eu comecei a ativar a inicialização automática e a matar o sistema de otimização de bateria, e isso costumava fazer o truque no passado. No entanto, isso não funciona no MIUI 11 e, independentemente do que eu tentei, não foi possível obter notificações para trabalhar em Newton. Também há problemas intermitentes na conexão com serviços como o Fitbit. Esses problemas deveriam ter sido resolvidos por boas idades atrás.

Há também o fato de o MIUI 11 ainda não possuir uma pasta de aplicativos. A Xiaomi está adicionando o recurso em novas versões, mas ainda não está disponível na minha unidade. Foi por isso que instalei o Lawnchair assim que configurei meu celular. Você também recebe uma quantidade razoável de bloatware e, embora a maioria possa ser desinstalada, muitos serviços externos da Xiaomi existem para ficar.

Personalização

Seguindo em frente, a interface do usuário tem uma nova camada de tinta, o modo escuro em todo o sistema é ótimo e você obtém um monte de opções de personalização. Você também recebe o discador padrão do Google, em vez da oferta da Xiaomi, e as Mensagens do Android como cliente de texto padrão. Há sinais de que a Xiaomi está trabalhando no aprimoramento do MIUI para uma audiência global, mas o progresso nessa frente tem sido lento.

No geral, o MIUI 11 tem muito a oferecer, mas problemas persistentes prejudicam a experiência geral. A Xiaomi lançou o MIUI 12 no mês passado, com a atualização prevista para chegar a dispositivos em todo o mundo a partir do final de junho. Você pensaria que o celular mais recente da Xiaomi seria o primeiro a receber a atualização, mas esse não é o caso. A Xiaomi está lançando a atualização para apenas cinco celulares na primeira onda, e não há cronograma para quando o Mi 10 Pro fará a troca para o MIUI 12.

Xiaomi Mi 10 Pro: Você deve comprá-lo?

Xiaomi Mi 10 Pro Review

É seguro dizer que o Mi 10 Pro é o melhor celular da Xiaomi até o momento. Com o varejo de celular por quase o dobro do preço de seu antecessor, ele precisava ser entregue em todas as áreas-chave, e é o que faz. A câmera de 108MP é incrível, perdendo apenas para a série Pixel 4 e possivelmente para o Huawei P40 Pro.

O restante dos recursos são igualmente ótimos. Você obtém uma tela vibrante com taxa de atualização de 90Hz, o MIUI 11 é otimizado para aproveitar esse painel de 90Hz e o hardware interno é o melhor que o dinheiro pode comprar. Gosto particularmente do fato de a Xiaomi ter prestado atenção no sensor de impressão digital na tela e nos hápticos. Os celulares Xiaomi no passado lutavam nessas áreas, mas isso não é um problema no Mi 10 Pro.

Você também obtém uma excelente duração da bateria, e as opções de carregamento com e sem fio de 50W e 30W tornam o celular um destaque nessa categoria. No geral, o Mi 10 Pro oferece hardware digno de seu preço pedido de € 999 (US $ 1.090). Meu único problema com o celular é o software. O MIUI 11 ainda tem sua parte de problemas, e eles tiram o que de outra forma é um celular fantástico.

A atualização para o MIUI 12 deve corrigir a maioria desses problemas de software, mas resta saber quando a Xiaomi disponibilizará a nova versão no Mi 10 Pro. Se você pode olhar além dos gremlins de software, vai adorar o que o Mi 10 Pro tem a oferecer.

4 de 5 estrelas

Compre se:

Você deseja uma ótima câmera, o mais recente hardware interno com conectividade 5G, excelentes alto-falantes estéreo, carregamento rápido com fio e sem fio e uma tela AMOLED de 90Hz com duas curvas.

Não compre se:

Você precisa de um telefone com um software limpo, atualizações rápidas ou resistência à água IP68.

Alternativas:

Como mencionei no início da review, não faltam opções na categoria high-end. O OnePlus 8 Pro é uma escolha óbvia aqui. Você obtém um design semelhante com uma tela QHD + AMOLED de 120 Hz, as mesmas entranhas e carregamento com e sem fio de 30 W. O OxygenOS é uma das melhores skins para Android e, por US $ 899, o OnePlus 8 Pro tem tudo o que você precisa em um carro-chefe. A câmera não é tão boa quanto a do Mi 10 Pro, mas o software limpo e a classificação IP68 mais do que compensam isso.

Depois, há a série Galaxy S20. O Galaxy S20 Ultra tem a mesma câmera de 108MP que o Mi 10 Pro, mas se você não quiser pagar US $ 1.400 por um telefone, o S20 + é uma alternativa estelar que possui uma câmera quase tão boa quanto com US $ 200 a menos. Você também obtém uma exibição melhor com taxa de atualização de 120Hz, classificação IP68 e conectividade 5G.

Fonte: Androidcentral

O que você achou da review do Mi 10 Pro? Foi útil para você? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!