Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Xbox Series X é o novo Xbox que deve ser lançado no final de 2020. Já vimos o design do Xbox Series X, conhecemos alguns dos jogos do Xbox Series X e também possuimos amplas informações sobre a compatibilidade com versões anteriores e como a propriedade de jogos entre gerações funcionará sob o novo recurso Smart Delivery.

Embora ainda não tenhamos confirmação do preço ou data de lançamento do Xbox Series X, sabemos muito sobre o que esperar quando o novo Xbox for lançado ainda este ano.

Veja também a comparação entre o novo console da Xbox e o console da Sony!

Sabemos que o design do Xbox Series X é um estilo mais bloqueador do que vimos nos consoles Xbox anteriores, fazendo com que pareça um PC pequeno para jogos. Mas, mais importante, sabemos o que está dentro do console, graças à Microsoft nos fornecendo as especificações completas do Xbox Series X. Dessa forma, podemos dizer com certeza que o novo Xbox será uma potência absoluta. 

Quando se trata de outros recursos do Xbox Series X, sabemos que o console de última geração terá rastreamento de raios, um SSD super-rápido e recursos em potencial de 8K, além de ser compatível com versões anteriores de quatro gerações de jogos do Xbox.

Xbox Series X: fatos importantes

  • O que é isso? O Xbox Series X será o console Xbox da próxima geração;
  • Data de lançamento: “Holiday 2020” – entre outubro e dezembro;
  • O que posso jogar nele? Halo Infinite e Hellblade 2 no início, enquanto todas as gerações anteriores de jogos de console Xbox serão cobertas pela compatibilidade com versões anteriores;
  • Quanto custará? Ainda não há preços e não esperamos que seja barato. Mas a Microsoft disse que não cometerá os mesmos erros de preços da última geração, portanto, talvez seremos agradavelmente surpreendidos;
  • Terá VR? A Microsoft confirmou que o Xbox Series X não terá VR no lançamento, com o chefe do Xbox Phil Spencer dizendo que a empresa está esperando até que o Xbox VR seja um “acéfalo”.
  • O coronavírus atrasará o lançamento? Não parece que esse será o caso, pois a Microsoft está citando a mesma janela de lançamento desde “sempre”.

Data de lançamento do novo console

Rascunho automático
(Crédito de imagem: Microsoft)

A Microsoft deu a janela de lançamento do “Holiday 2020”. Isso significa que provavelmente veremos o lançamento do Xbox Series X em todo o mundo entre outubro e dezembro deste ano. É isso mesmo, o novo Xbox será lançado mundialmente nesta janela, inclusive no Japão, onde a marca Xbox teve anteriormente vendas ruins.

Esperamos que o Xbox Series X seja lançado em novembro, já que, historicamente, é quando a Microsoft lança seus consoles.

É possível que a data de lançamento seja 26 de novembro de 2020. Uma imagem informando que o Xbox Series X está “chegando no Dia de Ação de Graças 2020” apareceu em várias páginas de produtos em todo o mundo brevemente antes de ser revertida para a janela de lançamento do Holiday 2020 anunciada anteriormente.

Apesar das preocupações de que o Xbox Series X será adiado devido ao Covid-19, a Microsoft ainda está citando a mesma janela de lançamento e o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse à IGN: “Não temos nada agora que diga que não vamos cumprir as datas que estamos planejando”.

Preço do Xbox Series X

Xbox Series X
(Crédito de imagem: Microsoft)

A Microsoft ainda não fixou o preço do Xbox Series X. Isso não é uma surpresa, dado o quanto foi doloroso é o preço do Xbox One para os fãs. No lançamento, o Xbox One original custava US$ 499, que foram rapidamente reduzidos quando a Microsoft percebeu que as pessoas não estavam comprando.

A Microsoft prometeu, pelo menos, que aprendeu com esse erro de preço, com Phil Spencer afirmando que desta vez “não estaremos fora de posição em termos de energia ou preço”. Isso não significa que o novo Xbox será barato, lembre-se, apenas significa que o preço estará mais alinhado com o poder do console e os preços da concorrência. 

Afinal, Jason Ronald, diretor da plataforma Xbox, deu apenas uma vaga garantia ao falar com o site Windows Central, dizendo que a Microsoft sabia “quais são os preços razoáveis ??para um console e o que os clientes esperam disso”.

O preço será pelo menos em parte determinado pelo custo dos componentes que entram no console: o Xbox Series X será muito mais poderoso do que o Xbox One S ou o Xbox One X, e isso provavelmente significa que estamos procurando a um preço ainda mais alto em qualquer pacotes e pré-encomendas de Xbox Série X. 

Mais barato que o PS5

Pode demorar um pouco até recebermos a confirmação do preço do Xbox Series X. Historicamente, vimos a Microsoft e a Sony revelarem seus preços de console por volta de junho ou julho, mas desta vez as coisas são um pouco diferentes. O tema quente dos preços tem muitos à beira de seus assentos, pois vemos quão poderosos são os PS5 e Xbox Series e imaginamos o quanto a tecnologia será cara. 

No entanto, parece que o Xbox Series X poderia ser mais barato que o PS5. O presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, deu a entender que o PS5 pode não ter o “menor preço” na batalha contra o Xbox Series X.

Em uma ampla entrevista ao  GamesIndustryBiz, Ryan abordou especulações sobre o custo do PS5. Embora não revele o preço, Ryan sugeriu que o preço do PS5 poderia ser um impacto significativo na economia dos jogadores e certamente não se comprometeu a vencer o Xbox Series X no preço.

Parece que estamos atualmente em um impasse, com as duas empresas esperando para ver o que a outra anunciará sobre o console da próxima geração. Dessa forma, elas poderão possivelmente se “prejudicar”. Parece que a Sony e a Microsoft estarão esperando até o último momento possível para definir seus preços, com bastante tempo antes para fazer os ajustes. Ainda assim, será necessário reservar tempo suficiente antes do lançamento dos consoles entre outubro e dezembro para que as pessoas recebam essas pré-encomendas.

Especificações do Xbox Series X

Rascunho automático
(Crédito de imagem: Microsoft)
  • CPU: 8x Zen 2 núcleos a 3,8 GHz (3,6 GHz com SMT) 7nm;
  • GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 personalizado;
  • Memória: 16GB GDDR6;
  • Armazenamento: SSD NVMe personalizado de 1 TB;
  • Unidade óptica: Blu-ray UHD 4K;
  • Portas: saída HDMI 2.1, 3x USB 3.2, porta de rede, slot de armazenamento expandido, entrada de energia;
  • Suporte a 120 qps;
  • Potenciais resoluções de 8K;
  • Tecnologia de rastreamento de “raios“;
  • Sombreamento de taxa variável para taxas de quadro mais estáveis;
  • Compatível com os acessórios Xbox One.

Agora sabemos como é a aparência do Xbox Series X e o que ele está escondendo, e será sem dúvidas alguma um ótimo console.

O pessoal da Digital Foundry da Eurogamer examinou atentamente o hardware e, juntamente com a Microsoft, anunciou o hardware que alimentará o Xbox Series X. De acordo com o Digital Foundry, as especificações confirmam que o Xbox Series X será realmente duas vezes mais poderoso como o Xbox One X na prática.

A Digital Foundry viu uma versão não otimizada do Gears 5 rodando no Xbox Series X rodando com o equivalente às configurações gráficas “Ultra” no PC, e vem com sombras e traçados de raios aprimorados. Onde as cenas cortadas rodavam a 30FPS no Xbox One X, a Digital Foundry informou que no Xbox Series X, ele roda a 60FPS “impecáveis”. Além disso, esta é uma porta inicial – no lançamento, devemos ver resultados ainda melhores.

Processador e desempenho de energia

Como esperado, o processador Xbox Series X é incorporado a um Projeto Scarlett SoC (System on Chip) personalizado, que usa uma versão aprimorada do processo de 7nm do TSMC. Esses sete nanômetros são importantes. Quanto menor o processo, mais eficiente o chip pode ser. Isso significa que ele pode fornecer mais desempenho por menos energia.

Garantir que o chip dentro de um console de jogos possa ter bom desempenho sem usar muita energia (e esquentar) é incrivelmente importante. Com base no protótipo de hardware Digital Foundry visto, o Xbox Series X é fornecido com uma fonte de alimentação de 315W – entregue internamente, mas o console também é equipado com uma arquitetura de refrigeração paralela, permitindo a entrada de ar fresco e permitindo que o ar fresco flua através de áreas separadas do console.

O processador é um CPU AMD Zen 2 personalizado com oito núcleos e 16 threads, com velocidade de pico de 3,8 GHz e velocidade base de 3,6 GHz.

Como o Digital Foundry revela, essas frequências não estão completamente bloqueadas, o que sugere que o Xbox Series X poderia ajustar o poder da CPU com base na carga de trabalho e nas térmicas. Portanto, se você estiver jogando um jogo que precisa de muito poder de processamento, o Xbox Series X pode dar um impulso à CPU e diminuí-la quando você não precisar.

GPU e Arquitetura

Enquanto isso, a GPU do Xbox Series X é revelada como um design personalizado com 12 teraflops de desempenho de computação, com 3328 shaders alocados em 52 unidades de computação e rodando a 1.825 MHz bloqueados. Curiosamente, não há relógios de impulso para a GPU. Ele sempre funcionará nessa velocidade.

O Xbox Series X também usa a arquitetura RDNA 2 da AMD e oferece traçado de raios para iluminação foto-realista. O que isso significa no mundo real? Parece que o Xbox Series X terá a aquisição de energia gráfica para um PC de jogos com uma placa de vídeo Nvidia RTX 2080. Portanto, é um dispositivo muito capaz, mas talvez não seja capaz de competir com os PCs mais poderosos para jogos.

Memória

O Xbox Series X também recebe 16 GB de memória GDDR6. De certa forma, uma atualização do GDDR5 de 12 GB do Xbox One X. Isso não será usado em jogos, no entanto. Os jogos terão um total de 13,5 GB – 10 GB de memória ideal para GPU e 3,5 GB de memória padrão, enquanto os 2,5 GB restantes são reservados para o sistema operacional.

A memória GDDR6 mais rápida também deve oferecer um grande salto no desempenho. Combine isso com um SSD NVMe super-rápido e o Xbox Series X deve parecer muito animado quando usado.

Ainda há muitas perguntas sobre que tipo de desempenho podemos esperar do Xbox Series X, mas essa é de longe a melhor “visualização” do hardware que vimos.

4K ou 8K?

Rascunho automático
(Crédito da imagem: Phil Spencer / @ XboxP3)

Mas o que mais sabemos sobre as especificações do Xbox Series X? Bem, a Microsoft tem como objetivo fazer com que os jogos do Xbox Series X rodem a 60 FPS em 4K, chamando o desafio de “objetivo de design”. O console também suporta até 120 FPS.

Apesar de 4K ser o objetivo, a Microsoft disse que o Xbox Series X tem capacidade para 8K. Phil Spencer até mudou sua foto de perfil do Twitter para uma foto do processador da próxima geração do Xbox Series X. Ele dizia ‘Projeto Scarlett’ e estava marcado com ‘8K’, sugerindo que a Microsoft planeja fazer mais do que simplesmente falar sobre o assunto quando se trata de 8K. 

O console também apresentará Variable Rate Shading, que prioriza efeitos em diferentes personagens e objetos do jogo para uma “taxa de quadros mais estável e maior resolução”, de acordo com a Microsoft.

Os jogos não apenas parecerão melhores, mas também podem ser maiores. Em uma entrevista à PCGamesN, a Samsung revelou que está conversando com a Microsoft e pressionando a gigante dos jogos a adotar suporte ultra-amplo para o Xbox Series X.

Telas de carregamento e Latência

O console fará bom uso de um SSD. Que seria responsável por um recurso “Quick Resume” para o console e que permitirá que você “quase instantaneamente” continue com vários jogos, sem a necessidade de esperar nas telas de carregamento. 

A Microsoft também visa melhorar a latência por meio de recursos como o Modo Automático de Baixa Latência (ALLM) e a Taxa de Atualização Variável (VRR). De acordo com a Microsoft, “ALLM permite que o Xbox One e o Xbox Series X definam automaticamente a tela conectada para o modo de menor latência”. Enquanto “VRR sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo, mantendo visuais suaves sem rasgar”. Esses recursos visam minimizar o atraso e tornar os jogos mais responsivos.

No entanto, não espere que o vídeo faça justiça à potência do Xbox Series X. O chefe do Xbox, Phil Spencer, acredita que tem sido um desafio demonstrar o quanto houve um salto do Xbox One para o Xbox Series X, já que taxas de quadros mais rápidas e estáveis não são algo que realmente aparece nos vídeos. 

Unidade de disco físico e compatibilidade

Se você estiver menos preocupado com as especificações e mais preocupado em continuar jogando jogos físicos no próximo Xbox, ficará satisfeito em saber que o Xbox Series X tem uma unidade de disco físico.

A Microsoft também confirmou que todos os seus acessórios atuais do Xbox One funcionarão com o Xbox Series X, incluindo controladores e fones de ouvido existentes. Mas duvidamos que isso também inclua o infeliz rastreador de movimento Kinect.

Isso significa que o Xbox Elite Wireless Controller Series 2 será compatível com a série X, mas a Microsoft também está lançando um controlador wireless de última geração para acompanhar o novo console.

Mas não espere que o console seja lançado com suporte a VR, pois, de acordo com Phil Spencer, chefe da Xbox, a Microsoft espera até que o VR no Xbox se torne um “acéfalo”. No entanto, no momento, a empresa não vê o recurso como “tão importante” em seu hardware de última geração.

Design

Xbox Series X
(Crédito de imagem: Microsoft)

O console tem um design completamente diferente dos seus antecessores. Para começar, o console de última geração tem um design de torre vertical. Isso é muito semelhante ao de um PC para jogos. No entanto, a Microsoft confirmou que a Série X pode ficar na horizontal ou na vertical. 

Pelo que vimos no trailer de revelação da Série X, o console é preto com aberturas de ventilação ligeiramente recuadas na parte superior (com o que parece ser uma luz verde por dentro). O logotipo do Xbox fica pequeno no canto superior esquerdo do console e ainda há uma unidade de disco. Além disso, ela também é colocada verticalmente no lado esquerdo.

Portas de entrada e dimensões

O Xbox Series X possui as seguintes portas: porta de saída HDMI 2.1, três portas USB 3.2, uma porta de rede, um slot de armazenamento expandido e uma porta de entrada de energia.

O console mede 15,1 cm x 15,1 cm x 30,1 cm e pesa 4,45 kg.

Rascunho automático
(Crédito da imagem: CurryPanda / Neogaf)

Enquanto essas imagens circulam há um tempo, ainda não tínhamos certeza de qual era a porta misteriosa. Até agora. Thurrott afirma que fontes “familiarizadas com os planos da empresa” identificaram a porta como sendo para expansão de armazenamento.

No entanto, a Microsoft não confirmou que é esse o caso, mas não ficaríamos surpresos se o armazenamento externo fosse suportado pelo Xbox One. Mas ainda não sabemos se o incluiremos no produto final da Série X. 

Além do design do console, também sabemos como será o novo logotipo do Xbox. 

O logotipo mostra a palavra “Série” em uma formação vertical, ao lado de um “X” estilizado. É um design mais maduro e minimalista para o Xbox, mas é um pouco simplista e parece mais adequado para uma marca de esportes.

Xbox Series X
(Crédito de imagem: Microsoft)

De acordo com a patente, este é o logotipo do console que veremos em tudo, desde o próprio console até roupas, chaveiros, brinquedos e até utensílios de cozinha. Embora pensemos que a Microsoft está apenas tentando cobrir todas as bases é improvável que veremos uma “espátula” do Xbox Series X em breve. 

Controle do Xbox Series X

Xbox Series X
(Crédito da imagem: Micosoft)

A Microsoft está lançando um controlador Xbox Series X para acompanhar seu console de próxima geração. O novo Xbox Wireless Controller será aparentemente mais acessível a todos, já que a Microsoft fez um esforço para refinar o tamanho e a forma. 

Isso não deve ser muito surpreendente para quem está acompanhando a gigante da tecnologia, já que há um tempo ela está acenando para a acessibilidade nos jogos com produtos como o Xbox Adaptive Controller. Além da acessibilidade aprimorada, também receberemos um botão de compartilhamento dedicado (finalmente) que permitirá que você compartilhe capturas de tela e vídeos com seus amigos.

A Microsoft também revelou que está otimizando a latência no “pipeline de player para console”, começando com o nosso Xbox Wireless Controller, por meio de um novo recurso chamado Dynamic Latency input. Segundo a empresa, esse recurso “sincroniza a entrada imediatamente com o que é exibido”, tornando os controles “mais precisos e responsivos”.

Xbox Series X: o que vou jogar?

Rascunho automático
(Crédito da imagem: 343 Indústrias)

Demos a nossa melhor olhada ainda na próxima linha de jogos do Xbox Series X durante a revelação de jogos do console em 7 de maio, com a Microsoft revelando uma lista de jogos de terceiros chegando ao novo Xbox, incluindo Dirt 5, Scorn Madden 21 e vários outos. Também vimos a jogabilidade de Assassin’s Creed Valhalla pela primeira vez. Todos os jogos mostrados são otimizados para o Xbox Series X. Portanto, aproveitarão ao máximo suas poderosas especificações.

Mas o que mais sabemos sobre os jogos do Xbox Series X até agora? Durante a revelação oficial do console, Phil Spencer disse que os jogos da Série X serão “mais realistas, imersivos e surpreendentes” e que o Xbox Series X ” nos levará ao futuro dos jogos”.

Compatibilidade com gerações anteriores

Não é um fã de Halo? Não se preocupe, o Xbox Series X será capaz de quatro gerações de compatibilidade com versões anteriores. Esse recurso estará disponível desde o lançamento. Isso significa que com a Série X você poderá jogar  jogos existentes do Xbox One, como Destiny 2, bem como do Xbox 360 compatível com versões anteriores e jogos originais do Xbox. Não apenas isso, mas esses jogos “jogarão melhor do que nunca”, graças à nova técnica de reconstrução HDR da Microsoft e ao recurso de resumo rápido do console. Isso tudo sem a necessidade de trabalho adicional dos desenvolvedores.

Além disso, as poderosas especificações do Xbox Series X permitirão que títulos selecionados com versões anteriores sejam executados em resoluções mais altas ou dobrem a taxa de quadros.

Sistema Smart Delivery

A Microsoft não apenas está dobrando a compatibilidade com versões anteriores, como também está introduzindo um novo sistema chamado Smart Delivery na Série X que, em alguns aspectos, pode ser visto como compatibilidade com versões anteriores. 

Com o Xbox Series X, o Smart Delivery aparentemente garante que você tenha a versão correta de um jogo, independentemente do console Xbox em que o comprou, permitindo que os usuários atualizem jogos compatíveis para versões de próxima geração gratuitamente através do programa. Não apenas isso, mas os dados salvos poderão ser transportados para trás e para a frente entre o Xbox Series X e o Xbox One, permitindo que os jogadores utilizem os consoles da geração atual e da próxima geração. Já conhecemos alguns dos jogos que utilizarão esse recurso, incluindo o Cyberpunk 2077.

Xbox Series X
(Crédito da imagem: CD Projekt Red)

Também estamos esperando o serviço de streaming de jogos da Microsoft Projeto xCloud estar fora de testes públicos no momento em versões Xbox Série X (com uma data de lançamento prevista para este ano) de modo que devemos ser capaz de desfrutar de jogos da série X nele.

Para aqueles que ainda não venderam a atualização para a Série X, mas ainda querem conferir os melhores jogos futuros, a Microsoft afirmou que não haverá jogos exclusivos do console por pelo menos um ano e, para o futuro previsível, novos jogos estão planejados para funcionar em toda a família de dispositivos Xbox. Isso significa que você ainda poderá reproduzi-los no Xbox One.

Xbox 20/20

(Crédito de imagem: Microsoft)

Sabíamos como seria o console, alguns dos recursos oferecidos e muitas especificações sobre o próximo Xbox. Mas 7 de maio foi quando vimos pela primeira vez a jogabilidade do Xbox Series X revelada.

De acordo com a Microsoft, esse evento faria com que os fãs olhassem para a próxima geração de jogos, trailers e sneak peeks dos parceiros de terceiros do Xbox, uma atualização sobre como os desenvolvedores estão utilizando o console e, finalmente, a confirmação do Xbox. Além disso, os jogos da série X que usarão o Smart Delivery.

Sem olhar para o console em si, ou seus recursos de interface, tudo se tratava de títulos de terceiros. No final das contas, sentimos que era um pouco desanimador, sem títulos de destaque sobre os quais falar. 

No entanto, este evento de 7 de maio é apenas o começo dos planos de revelação de nova geração da Microsoft. De acordo com a empresa, este evento começará o Xbox 20/20, um fluxo que ocorrerá todos os meses durante o resto do ano, antes do lançamento do console de próxima geração.

“A partir do episódio de 7 de maio do Inside Xbox, mostraremos o que acontece a seguir no mundo do Xbox todos os meses, e é por isso que o chamamos de ‘Xbox 20/20′”, Jerret West, CVP de marketing de jogos no Xbox escreveu no Xbox Wire. Portanto, todo mês teremos algo diferente.

A Microsoft já confirmou que veremos mais jogos do console no Xbox 20/20 em julho, incluindo o Halo Infinite.

Esperamos que esses fluxos substituam completamente a presença do Xbox na E3 2020, que a Microsoft confirmou estar presente até que fosse cancelada. Dadas as circunstâncias atuais, um evento remoto faz muito sentido.

E o projeto Lockhart?

Xbox Series X: Tudo que sabemos sobre o console da Microsoft
(Crédito da imagem: rustam_shaimov / Shutterstock.com)

O Xbox Series X não será o único novo Xbox na linha de próxima geração da Microsoft. Embora estivéssemos todos bastante animados quando a Microsoft lançou o próximo Xbox no Game Awards 2019, parece que o nome do próximo console não é exatamente o que pensávamos. Além disso, ele pertencerá a uma família.

Embora tenhamos assumido que o novo Xbox se chama “Xbox Series X”, a Microsoft esclareceu que, de fato, a família de consoles será chamada de “Xbox” e que “Series X” é apenas um dos consoles da família. 

Este esclarecimento da Microsoft serve para alimentar mais rumores de que outro novo console Xbox está a caminho. Há algum tempo circulam rumores sobre um console Xbox de próxima geração e de baixo custo que fica logo abaixo do Xbox Series X de ponta. O seu codinome seria “Project Lockhart”.

O Project Lockhart supostamente será um console sem disco. Uma característica que será transmitida a partir do Xbox One S All-Digital Edition. Mas as fontes da Kotaku acreditam que será substancialmente mais poderoso que a atual caixa sem disco da Microsoft e virá com um disco rígido de estado sólido e uma CPU mais rápida do que qualquer console de jogos atual.

O relatório continua dizendo que a Microsoft disse aos desenvolvedores para filmar com uma resolução de 1440p e taxa de quadros de 60 quadros por segundo com o Project Lockhart e 4K/60 com o Xbox Series X, e esses mesmos desenvolvedores compararam o desempenho da parte inferior do console para o PS4 Pro. 

Fonte: Tech Radar

Gostou? Você pretende comprar o Xbox Series X? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!