Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Lembra daquele rumor sobre um Xbox One sem um leitor de discos? Pois bem… parece que finalmente conseguimos confirmar que o rumor era mesmo verdadeiro e ele deve chegar ao mercado no dia 7 de maio.

As primeiras informações sobre esse modelo começaram a surgir em meados de novembro do ano passado, quando ele era chamado apenas de Maverick, que seria um tipo de codinome. Até então, tudo estava meio nebuloso, mas agora o pessoal do Windows Central teve acesso a uma documentação que comprova sua existência e até mesmo a data do seu lançamento.

A informação principal é que o novo Xbox One S em questão não terá o tradicional leitor de discos, assim sendo, ele será completamente dependente das mídias digitais. Jogos físicos não serão compatíveis, haja vista que não haverá como rodá-los no console.

xbox one s

Imagem conceitual recriada com base numa imagem real.

O design do console parece ser praticamente idêntico ao do atual Xbox One S, só que sem a unidade responsável pela leitura dos discos físicos e o botão de ejeção. As fotos do produto que o Windows Central recebeu parecem indicar que ele virá com um disco rígido de 1 TB e com os códigos digitais de Forza Horizon 3, Sea of ??Thieves e Minecraft.

Neste primeiro momento não parece haver um bundle com o Xbox Game Pass, porém, não deve demorar até que a Microsoft lance um, afinal de contas, isto é algo que faria todo sentido com base no fato desse Xbox One S ser compatível apenas com jogos digitais. 

Muitos podem pensar que a Microsoft está decretando o fim das mídias físicas, mas não é isso. O foco do Maverick é custo, tanto que provavelmente ele custará menos que a versão tradicional do Xbox One S. Especula-se que ele custe menos de U$ 200 (cerca de R$ 750,00 num conversão direta), mas seu preço ainda precisa ser confirmado.

Outros projetos ainda serão revelados e devemos ver outros modelos de console de jogos da Microsoft surgindo até o final do ano que vem, como por exemplo, ainda precisamos entender quem é o Scarlett, Anaconda e Lockhart (veja mais detalhes sobre eles aqui), mas suspeitamos que algum deles seja o sucessor do Xbox One X, quem sabe algum outro seja um console baseado em Nuvem, ou seja, que funcione com jogos via streaming, como um tipo de box TV para games e assim por diante.

Além de consoles, todos estamos na expectativa do lançamento oficial da plataforma de streaming de jogos da Microsoft, a xCloud, que só deve ocorrer durante a E3 2019.