Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como dissemos ontem, a build/2016 ainda não acabou, o evento vai até amanhã, dia 1 de abril, e muitas novidade ainda podem aparecer, como a de hoje que acabamos de descobrir que o Xamarin será gratuito para usuários do Visual Studio 2015.

O acesso às ferramentas Xamarin não só estará disponível para quem paga para usar o Visual Studio, como o Xamarin Studio for OS X estará disponível gratuitamente por meio de uma Community Edition gratuita. Tal atitude só mostra que a Microsoft quer mesmo centralizar em seu ambiente de criação todo processo de criação e desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma, que proporciona a oportunidade de desenvolver para Windows 10, iOS e Android em um só lugar com um bom reaproveitamento do código.

xamarin aPPs windows 10 visual studio

Além disso, a Microsoft também anunciou que as ferramentas Xamarin runtime, SDK libraries e command line tools, serão lançados como um projeto open source, isto é, de código aberto e gratuito. É mais um movimento que deve incentivar mais e mais desenvolvedores a usarem essas ferramentas para trabalhar em aplicativos multi-plataforma.

xamarin aPPs windows 10 visual studio

Vai dar para testar seu APP na Nuvem simulando vários devices diferentes por meio do Xamarin Test Cloud, os DEVs podem escolher APIs diversas para testar seu APP no iOS, Android e Windows, todos emulados dentro do VS2015, poderá consultar quanto de memória sua APP está consumindo em cada S.O., e muito mais.

Na prática isso beneficiará e muito usuários do Windows 10 (Desktop e Mobile), pois, caso haja uma boa adesão ao Visual Studio e seu conjunto de ferramentas produtivas, o número de aplicações na Windows Store tenderá a crescer ainda mais, tendo em vista que muitos DEV não criam nada para o Windows por desconhecerem a linguagem de programação padrão para APPs do Windows, ou por terem mais familiaridade com Objective-C (do iOS) ou JavaScript (do Android), entre outras. Criar um APP para as 3 plataformas ao mesmo e ainda respeitando o padrão visual de cada uma delas, nunca foi tão fácil.

Veja mais detalhes aqui, no anúncio oficial da Microsoft que contém informações muito revelantes para quem é da área e fará uso da ferramenta.

Fontes: Windows Blog e Windows Central