Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft divulgou alguns detalhes interessantes sobre as próximas melhorias do WSL 2 – e isso inclui a capacidade de montar e acessar sistemas de arquivos físicos do Linux!

Microsoft Edge vence o Google Chrome em teste de velocidade

Se você está pensando “isso já é possível”, não está errado: você pode navegar em um sistema de arquivos WSL 2 no Windows 10. Esse recurso foi adicionado no ano passado. É legal, mas são notícias velhas.

Mas essa mudança vai além, pois permite montar e acessar discos físicos também.

Portanto, se você inicializar duas vezes o Windows e o Linux usando discos diferentes, poderá, com esta atualização, acessar seus arquivos Linux no disco Linux de dentro do Windows 10 (embora dentro do WSL 2 dentro do Windows 10).

E como o ele é capaz de expor sistemas de arquivos Linux ao File Explorer (o gerenciador de arquivos, anteriormente chamado de Windows Explorer), você pode navegar por um sistema de arquivos Linux nativo (montado em WSL 2) como se fosse um normal:

WSL 2 está ficando mais forte na integração Windows e Linux
WSL 2 está ficando mais forte na integração Windows e Linux – Foto: Reprodução/OmgUbuntu

WSL 2

O novo sinalizador wsl –mount é o que permite montar um disco físico dentro do WSL 2, dando a você acesso a sistemas de arquivos como EXT4 (que o Ubuntu usa) sem quaisquer soluções alternativas complexas ou hacks obscuros.

Se você for particularmente observador, deve ter percebido que sempre digo discos físicos e não partições. Isso é intencional. Por enquanto, apenas discos físicos podem ser anexados ao WSL 2, não partições de disco. Mas qualquer sistema de arquivos compatível com o kernel do Linux pode ser montado dessa maneira – o que é legal.

Quando você pode experimentar? Bem, o recurso ainda não foi lançado. Ele está chegando ao build 20211 de visualização do Windows Insiders primeiro. Ele deve filtrar para versões mais amplamente acessíveis em um futuro próximo – então fique atento!

Fonte: OmgUbuntu

O que você achou da atualização do WSL 2? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.