Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em um relatório disponibilizado pela GlobalWebIndex, encontram-se números interessantes a respeito da plataforma mobile da Microsoft. Segundo os dados, o Windows Phone contém 10% de todo o marketing share mundial… do WhatsApp.

whatsapp-market-share

O número em questão entra em contraste com a estatística que aponta o Windows Phone  com 2 a 4% de participação no mercado de sistemas mobiles quando analisamos estatísticas voltadas para relatórios de visitas em páginas web, e mostra um reflexo da alta adoção do Whatsapp em mercados emergentes (ex. América do Sul) e na Europa, justamente mercados onde o Windows Phone encontrou uma grande parcela de seus usuários.

Segundo o artigo do WMPoweruser, essa análise foi feita em cima de estudos de quase 50 mil usuários da web, e dentro desse número chegamos aos 12.606 usuários do Whatsapp em quase 35 países. Como já era de se esperar, 73% desses usuários estão embarcados em dispositivos Android, seguidos pelos 22% do iPhone e os 10% já mencionados no sistema da Microsoft.

Os números servem para nos mostrar que apesar da baixa adesão global ao Windows Phone, hoje em 2,5% do mercado, em algumas regiões e em algumas aplicações, os usuários do sistema são significativamente numerosos. Talvez isso seja uma boa justificativa do porquê a desenvolvedora do mensageiro tenha dado uma atenção maior para o Windows Phone nos últimos meses, onde o seu cliente do WhatsApp ganhou suporte para a versão web 3 meses mais cedo do que o cliente para iOS.

Se pararmos para pensar que o WhatsApp possui hoje mais de 800 milhões de usuários em todas as plataformas disponíveis, isso significa que temos no mínimo 80 milhões de usuários do Windows Phone ativos – talvez os desenvolvedores e empresas devam colocar as mãos na sua consciência e rever o mercado que estão perdendo quando optam por não desenvolver para a plataforma mobile de Redmond.

Fontes: WMPoweruser, Google