Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Cris Weber, Diretor de Vendas da Nokia Norte-americana, parece ter uma língua bem afiada e uma mente genial. Depois de falar sobre as novas estratégias de venda da Nokia e sobre a reviravolta que a parceria Nokia + Microsoft causará no mercado de smartphones em 2012, em outra entrevista que Weber participou, desta vez com a VenturaBeat, ele levantou questões no mínimo intrigantes. “Realmente os consumidores em geral querem baixar aplicativos para seus smartphones?” ou mesmo “Eles utilizam a quantidade de apps disponíveis nas lojas de aplicativos das plataformas antes de decidir pela compra?” e por fim “Dos inúmeros apps que são baixados nós os usamos com frequência?”.

Segundo ele a resposta para as duas primeiras perguntas é não! Especialmente se observarmos os não-Geeks. Ele acredita que a maioria dos consumidores preferem algo que saia da loja já pronto para o uso e afirma que no momento a única plataforma que pode realmente proporcionar isso, é o Windows Phone da Microsoft. Sobre a terceira questão ele diz que a maioria dos apps que baixamos assim que compramos um aparelho seja ele qual for, é apenas de momento, e que depois utilizarem no máximo 10 aplicativos que executam funções que não vem nativamente no sistema e que realmente são bem funcionais. Ele vai ainda mais longe em suas afirmação ao dizer que a “obsessão” por apps é uma coisa ultrapassada e que está com os dias contatos. Veja parte da declaração de weber já traduzida logo abaixo:

Eu acredito que esses modelos [do iOS e do Android] são ultrapassados, no entanto, porque você precisa de um app para tudo. E, de novo, eu acredito que os consumidores querem uma experiência integrada, completa e sem esforço e é isso que o software do Windows Phone faz…”

“Deixe-me dar um exemplo. Nós estávamos conversando com uma das nossas operadoras e nós fomos e mostramos a eles o portfólio de dispositivos que estamos fazendo, e nós demos a eles uma demonstração do software Mango da Microsoft. E o que dissemos para eles era que essa experiência que nós mostramos a eles na demonstração, para obtê-la no Android e iPhone, você teria que baixar e comprar (dependendo se for gratuito ou pago) e configurar sete aplicativos da loja de apps, para Android ou iPhone. E isto está integrado no Windows Phone Mango. Nós acreditamos que isto cria uma experiência melhor e mais prazerosa para consumidores”.

Mesmo suas afirmações parecendo um tanto quanto exageradas, devo concordar em parte com ele. Todos que já tiveram algum aparelho Android ou com iOS ou mesmo um WP7 lembram que muitos apps ficam encostados e sem uso durante várias semanas ou até meses ou até desinstalamos quando precisamos de mais memória. Também sabemos que a maioria das aplicações nativas do sistema (como SMS, chats, emails, etc) são bem mais eficientes e mais bem elaboradas que apps de terceiros.

Ainda segundo Weber, o WP7 Mango proporcionará as mais necessárias funções ao usuário sem a necessidade de baixar um único app, o que concordamos em gênero, número e grau. Obviamente, só o fato de saber que existem milhares de aplicativos disponíveis com centenas de funcionalidades é ótimo, contudo, até com relação a isso o WP7 continua evoluindo e em breve também terá os milhares de apps que hoje a Apple a Google possuem para suas plataformas. Sobre as questões acima, tirem suas próprias conclusões.

Fontes: gizmodo