Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Essa semana vimos que aqui no Brasil as vendas de modelos de smartphones com Windows Phone sofreu uma leve desaceleração com relação a seus concorrentes, especialmente com relação ao iOS da Apple. Mesmo ainda estando na frente da empresa da maça, com relação a Sales Share, em nosso país, com quase o dobro de cota da Apple, o Windows Phone continua perdendo em participação de mercado em um dos locais mais importantes no segmento de smartphones, que é os EUA.

comScore logo header

O mais recente relatório da comScore mostra que o S.O. móvel da Microsoft perdeu 0,1% pontos percentuais desde o último relatório gerado entre os meses de janeiro e abril deste ano, passando de 3,0% para atuais 2,9%. O relatório atual compreende os meses de abril, junho e julho, mas tem como base de dados apenas o território americano.

Top 5 SO relatório comScore julho2015

Por lá o iOS voltou a crescer e o Android da Google perdeu pelo menos 1% de cota de mercado. A Blackberry e o Symbian ainda figuram na tabela, mas também só vêm acumulando perdas e o Symbian deve literalmente sumir em breve.

Top 5 OEM relatório comScore julho2015

Nesse período foram vendidos cerca de 191,4 milhões de smartphones nos EUA e a Microsoft não estão entre as cinco fabricantes que mais venderam por lá. A Apple encabeça a lista seguida pela Samsung e em terceiro lugar vem a LG.

Para não dizer que toda informação nesse post é ruim, dos 15 apps mais populares entre usuários de smartphones, o Windows Phone só não conta com um em específico, que é o Snapchat. Fora ele também não temos os apps de serviços da Google, porém, esse ponto pode ser desconsiderado já que a sabemos que a Google faz isso propositalmente a fim de minar o crescimento do WP. Além deles, não podemos contar que um dia teremos apps exclusivos do iOS, como o Apple Maps e Apple Music, porque a Apple nunca vai liberar isso pra ninguém.

Top 15 apps relatório comScore julho2015

Toda a esperança de uma guinada nessa situação está depositada no Windows 10 Mobile que deve ser lançado em outubro, e nos novos aparelhos que a Microsoft deve lançar, como os Lumias 950 e 950 XL, assim como um possível Surface Phone em 2016 com processador Intel.

Fontes: comScore