Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pode parecer mentira ou invenção de um blog especializado em Microsoft como o Windows Team, mas não é… estamos em pleno 2018, mas o Windows Phone venceu o iOS da Apple numa pesquisa de satisfação entre usuários de sistemas operacionais móveis. O Android ganhou a parada toda, mas o Windows Phone ficou com o segundo lugar.

RC18 - Sistemas Operacionais Móveis - Geral

A imagem acima representa o resultado da pesquisa e revela a pontuação recebedi por cada S.O. durante o processo de avaliação. A pesquisa foi realizada pela famosa revista PCMag e o resultado surpreendeu inclusive os realizadores da pesquisa. Não é pra menos, afinal, o Windows Phone enquanto tela do Windows 10 deixou de receber novos recursos e novos hardwares desde 2016 – 201 e a Microsoft já afirmou que o mercado de smartphones está saturado e que novos investimentos terão foco em novos dispositivos inovadores e diferentes do atual padrão usado pelas maioria dos OEMs de telefones inteligentes. Mesmo assim, quem tem um Windows Phone apontou que ele é um sistema que satisfaz suas necessidades, especialmente quando o assunto é produtividade.

A seguir algumas notas da revista sobre o resultado em geral:

RC18 - Mobile Operating Systems - Full Table

O índice geral de satisfação do Android melhorou de 8,5 em 2017 para 8,6 este ano, enquanto o iOS caiu de 8,4 para 8,3, abrindo caminho para o Windows Phone (Todas as classificações de satisfação estão em uma escala de 0 para extremamente insatisfeito a 10 para extremamente satisfeito). Vemos uma maior separação entre o Android e o iOS na probabilidade de recomendar classificação, uma medida muito importante da satisfação do cliente. O Android melhorou de 8,9 para 9,0 este ano, enquanto o iOS caiu de 8,5 para 8,4.

Os entrevistados avaliaram o iOS melhor que o Android em satisfação com relação a configurações, de 8,9 a 8,8, mas ambos são muito bons. E observe que a satisfação com a pergunta de configuração só é solicitada aos entrevistados cujos telefones têm menos de um ano de idade, então, o Windows Phone não entrou nesse quesito.

O iOS da Apple também obteve ganhos adicionais em satisfação com mensagens (9,0 a 8,7), a qualidade dos aplicativos (8,7 a 8,5), ouvir música (8,7 a 8,5), tirar fotos (8,7 a 8,5), gravar vídeos (8,4 a 8,2) e pagamentos (8,3 a 8,2). Por outro lado, o Android superou o iOS em satisfação com atividades de produtividade, como gerenciar contatos (8,4 a 8,3), gerenciar calendários (8,4 a 8,2) e gerenciar e-mails (8,7 a 8,5). O Android também classificou melhor em satisfação com a disponibilidade de aplicativos gratuitos (8,8 a 8,5) e mapas e direções (também de 8,8 a 8,5).

Embora a Microsoft tenha descontinuado o Windows Phone, recebemos respostas suficientes para incluí-lo em nossos resultados. O índice de satisfação geral do Windows Phone de 8,4 caiu bem entre o Android e o iOS e a plataforma obteve as maiores classificações em medidas de satisfação relacionadas à produtividade. No entanto, os entrevistados reconhecem a falha que soletrou a desgraça da plataforma: a satisfação com a disponibilidade de aplicativos classificou como sombria. 5.4. Dado que a Microsoft não está avançando com o Windows Phone, não ficamos surpresos com o fato de que a probabilidade de recomendar apenas um 6.8 foi gerenciada.

De uma maneira geral, a satisfação é boa, porém, a percepção de abandono por parte da Microsoft é notória, até porque mesmo sabendo que haverá suporte ao Windows 10 Mobile (Windows 10 ARM32) até 2019, a saída de aplicativos famosos e ausência de lançamento de apps e aparelhos fez com que até o mais ferrenho entusiasta desaminasse na caminhada. Quem sabe essa chama seja novamente acessa com a chegada dos novos dispositivos equipados com o Windows 10 ARM64, que por enquanto só se mostrou em dispositivos 2-em-1, mas nada que lembre um smartphone.