Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O mercado mundial de sistemas operacionais móveis finalmente está começando a mudar mais uma vez. A primeira grande mudança foi provocada tempos atrás pelo Android da Google, que praticamente “engoliu” vários sistemas proprietários e hoje domina o mercado. A Apple e o seu iOS por sua vez, continua com seus fiéis usuários, contudo, andou perdendo espaço para o seu rival androidiano e também para o Windows Phone, que segundo relatórios recentes do IDC, agora passou a ser o segundo sistema operacional mais usado na América Latina, perdendo apenas para o Android.

O relatório aponta que o Windows Phone na Colômbia, por exemplo, já possui 25,6% da cota de mercado. Em outros países como Argentina, Chile e no Brasil, ele já e o terceiro sistema móvel mais usado.

Os dados são referentes ao último trimestre deste ano, e sem dúvida esses números foram afetados pela chegada do Lumia 520 e Cia nos mercado citados. Foi um crescimento de mais de 12% com relação ao trimestre anterior ao deste relatório.

crescimento windows phone market share geral

Oliver Flores, gerente regional a IDC, afirmou que a disponibilidade de novos dispositivos no mercado latino americano é um fator determinante para que esse índice se mantenha. Já Liliana González, diretora da divisão Windows Phone na América Latina, comentou que a meta era ser o segundo sistema móvel mais usado nessa região até o final de 2013, sendo assim, a equipe está de parabéns por ter alcançado a meta antes do tempo previsto. Ela ainda completou dizendo que vai trabalhar lado a lado com a Nokia para oferecer a mais pessoas à experiência única do Windows Phone possui com sua personalização excepcional, integração com o ambiente Windows e o melhor custo-benefício de hardware tanto para pessoas como para empresas.

Agora só resta saber se como o lançamento do iOS 7 e dos iPhone 5C e 5S esse cenário mudará novamente. Por garantia, é bom a Nokia trazer logo os Lumias 925 e o 1020 para essas bandas de cá e quem sabe lançar logo um Lumia Dual-Chip.

Fontes: Microsoft via: WMPoweruser