Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Android da Google continua sendo o sistema operacional para smartphones mais popular do mundo. O segundo deles é o iOS da Apple, que equipa o iPhone, o iPad e o iPod Touch, e há algum tempo, o Windows Phone vem despontando como sendo o terceiro principal S.O. móvel do mercado. Algumas pesquisas dizem que até 2014 o Windows Phone deve ultrapassar o iOS e chegar bem perto do popular Android em quantidade de aparelhos ativos.

Enfim, o pessoal do Pocketnow fez um vídeo bem legal comparando o Android 4.1 com o novo Windows Phone 8. Assistam ao vídeo e vejam os detalhes desta análise logo depois. Os aparelhos usados no teste foram um HTC 8X com Windows Phone 8 e um Samsung Galaxy Nexus com Android 4.1 Jelly Bean. Outro detalhe importante do teste é que apenas funções semelhantes entre os dois sistemas foram colocadas a prova.

Logo no começo vemos o comparativo da velocidade de boot de cada aparelho. Neste aspecto o Android demorou tanto que foi feito um corte no vídeo. Vitória do WP. OBS: O analisador chegou a comentar que o Android tinha “travado” e possivelmente teria que tirar a bateria do aparelho para reiniciá-lo.

A próxima comparação foi entre as telas de bloqueio (Lock Screen). A do Android mostra informações mais básicas como hora, data, dia e o botão de desbloqueio, mas, o usuário pode puxar a barra de notificações para baixo mesmo o aparelho estando bloqueado. Já no Windows Phone as informações ficam constantemente visíveis. Além das informações básicas já citadas, no WP ainda lhe são apresentadas as informações de E-mail, Facebook, entre outras coisas. O único diferencial nesse aspecto do WP fica por conta do fundo da tela de bloqueio, o qual pode ser configurado para mostrar informações atualizadas de redes sociais, canais de notícia, entre outras coisas. O diferencial do Android continua sendo a central de notificações unificada nessa tela. Então, podemos considerar nesse aspecto um empate, com uma leve vantagem para o Android.

Com relação a Home Screen (tela inicial) de cara não há como não dizer que o Windows Phone é mais bem dotado que o Android. Sua tela inicial é cheia de informações relevantes e muito mais simples e direta. Contudo, os Widgets do Android também são bem úteis no dia-a-dia. Mas, nesse aspecto é vitória do Windows Phone pelo fato das Live Tiles serem muito mais simples e utilitárias que os ícones de apps fixos e a organização também ser mais simples e eficiente.

Juntamente com a Home Screen, segue-se a disputa no menu de apps. Nesse caso vai muito do gosto do usuário, pois, organizar os apps de forma horizontal e ordenada como no Android pode parecer melhor que simplesmente organizá-los em uma lista por ordem alfabética, mas, para outros não, preferem a forma mais simples e direta do WP. Como no Android é possível customizar essa área, vitória para o Android, tendo em vista que no WP ainda não é possível processar qualquer customização nessa área. OBS: O responsável pelo vídeo dá uma leve vantagem ao WP pelo fato de ser mais fácil de manusear a lista com o dedo polegar, pois, a forma de empunhar o celular sugere esse tipo de manuseio.

Depois disso a análise parte para comparação da velocidade com que alguns apps abrem em cada plataforma. O primeiro deles foi o app oficial da CNN, vitória para o WP. App oficial do Facebook, mais uma vitória do Windows Phone. Twitter, vitória do Android. Jogo Gun Bross, vitória do Android.

Próximo… browser de internet nativo. Vitória do Windows Phone, por muito pouco, mas o navegador nativo IE10 superou o nativo do Android. O WP também ganhou na velocidade para abrir o vídeo incorporado no navegador de internet.

A próxima questão é bem polêmica, pois, é referente a loja de aplicativos. Notadamente a Windows Phone Store abre bem mais rápido que a Google Play, contudo, isso não adianta de nada se observarmos a quantidade de apps contidos na loja do Google. A Google Play tem 700.000 contra 120.000 da WP Store. Então, é impossível não dar a vitória ao Android nesse ponto. Ainda sobre a loja, temos uma grande diferença de design, mas, nada que possa dar vantagem a um ou a outro. Apenas vale acrescentar que a navegação dentro da loja no WP é mais rápida e fácil.

Já na loja de músicas a um empate sem dúvida. A Xbox Music é excelente, mas, a Google Music (Google Play) também é.  Quanto ao design, a interface Metro (ou Windows Store) parece mais fácil de usar… como sempre, mas, a do Android também é bem bonita e eficiente.

Resultado:

  • Windows Phone 8 – 6 pontos
  • Android 4.1 – 4 pontos
  • Empates – 2 pontos.

Como dissemos no começo, esse comparativo analisa apenas funcionalidades presentes nas duas plataformas. Com isso, sabemos que o Android 4.1 tem funcionalidades que não existem no WP8 e vice-versa. Dessa forma, cabe ao usuário escolher entre uma ou outra. Alguém quer complementar ou comentar algo?