Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Assim como o Windows Core OS, que seria uma versão unificada do Windows 10 para todos os tamanhos de tela, mas que ainda não temos muitas informações oficiais sobre ela, o Windows Lite segue na mesma linha, porém, sua proposta não é unificar nada. Seu objetivo seria concorrer com o ChromeOS e até mesmo com o iOS que roda no iPad e só agora começam a surgir as primeiras informações sobre ele.

O Windows Lite terá um Menu Iniciar diferente e sem Live Tiles

O Menu Iniciar dessa versão “simplificada” do sistema operacional da Microsoft será diferente do que estamos acostumados no Windows 10.

Zac Bowden do WC diz ter visto uma documentação interna da Microsoft que sugere que as pessoas não estão realmente abrindo o menu Iniciar para ver ou personalizar as Live Tiles. Os usuários preferem fixar tudo na barra de tarefas.

windows lite

Conceito do Windows Lite

Como no conceito acima, o Menu Iniciar poderia retomar a boa e velha lista de aplicativos em forma de ícones simples, sem as Live Tiles. O fato é que se isso for bem na versão Lite o próximo da lista seria o próprio Windows 10.

Diante disso deixo a seguinte pergunta: será que está na hora de abandonar as Live Tiles? Você as usa? Use o sistema de comentário para interagir… continuando…

Lite VS 10

A versão Lite será algo como já vimos no Windows 10 Modo S (mais detalhes aqui), porém, ainda mais simples. Como já era de se esperar, só será possível executar aplicativos e jogos disponíveis na Microsoft Store. Além disso, otimizações diversas serão feitas no sistema afim de fazer com que ele rode fluidamente em tablets e PCs mais simples. Inclusive cremos que ele será compatível com a arquitetura ARM.

Essa “otimização” sem dúvida alguma promoverá alguns cortes em ferramentas internas, ou seja, pode ocorrer de nem tudo que existe no Windows 10 estar disponível na versão Lite, tanto que sequer será possível atualizar do Lite para a versão Home ou Pro do 10.

Como essa nova versão simplificada se encaixa dentro do Projeto OneCore ainda não sabemos. O que sabemos é que a Microsoft não está parada e sabe que o mercado de tecnologia caminha a passos largos, especialmente no segmento de portáteis.

OBS: Todas as informações repassadas acima ainda são rumores, sem qualquer confirmação da parte da Microsoft.

Fonte > WC