Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Microsoft está cada vez mais perto para a ideia de um único sistema operacional. Sob o capô, já temos um kernel e muitas peças-chave do sistema operacional, mas ainda lhe falta uma unificação real da interface.

Já sabemos que a Microsoft está trabalhando em um Shell compostos (CShell), a evolução do Shell do Windows. Um refinamento deve acontecer, mesmo tendo em conta o recente Windows 10 para processadores ARM. O novo dimensionamento do Windows 10 em telas pequenas, combinadas com os novos processadores Snapdragon, deve preparar o caminho para dispositivos móveis finalmente até agora apenas imagináveis. Nestes dias, Satya Nadella fez algumas alusões à nova categoria de móveis como PC.

No momento não há nenhuma notícia oficial sobre a nova Cshell, mas, o objetivo da Microsoft é mesclar a interface do Windows 10 com o Windows 10 Mobile. Pode parecer estranho, mas de alguma forma, já podemos ter um gostinho diante dos nossos olhos.

Windows 10 e a interface adaptável

Após os recentes rumores sobre o futuro da plataforma móvel da Microsoft, temos uma dúvida:
Como é que a atual versão do Windows 10 para PC e tablet é executada nas pequenas telas de dispositivos móveis? O atual versão do Windows 10 já é capaz de caber em uma tela pequena, mas até que ponto? Ficamos realmente surpresos com o resultado.

A atual versão do Windows 10 já é capaz de se adaptar ao tamanho pequeno de um dispositivo de bolso. No Modo de Tablet, o menu iniciar é muito semelhante à versão móvel com a adição de pastas, no menu lateral e barra de tarefas. O resultado é claro, não é perfeito, mas com os apetrechos necessários de uma nova interface adaptável, abre-se uma promissora experiência de cenários.

Além disso, muitos itens compartilhados com o Windows 10 Mobile parecem prontos. Cortana é um exemplo emblemático, pronta para se adaptar às telas diferentes. A interface de usuário – táctil – tem uma exibição bem adequada para as pequenas telas.

 

As configurações no Windows 10 não são exceção. A Microsoft está lentamente tentando substituir todos os elementos de versões anteriores, como o painel de controle. Na versão resumida, parece ter nas mãos o Windows 10 Mobile (com a adição do Game Mode e Mixed Reality).

A Windows Store também está pronto: a escala de interface não cria qualquer problema. A este respeito, aplicativos UWP mostram a verdadeira força do Windows 10 – são perfeitamente adequados para telas pequenas. Parece ter em minhas mãos em si, um smartphone real.

O aplicativo destinado ao entretenimento e lazer estão prontos. Veja o Groove Music, Filmes e TV: Mais uma vez, encontramos a interface familiar do Windows 10 Mobile, bem viva.

O Windows 10 também significaria um Microsoft Edge sem limitação ( já que as extensões, não existem ainda no “mobile”); nós poderíamos usar uma Central de Notificações mais funcional; e desfrutar de maior segurança  graças a Central de Segurança do Windows Defender.

No entanto, nem tudo está pronto para o  móvel. É impensável usar a versão atual do Windows 10 sem o Gerenciador de Arquivos,  já que o que foi mostrado anteriormente, ainda não fez sua aparição oficial: o aplicativo universal, disponível para Windows Mobile e Xbox está escondido no Windows 10 para PCs e tablets. No entanto, seria um gerenciador de arquivos muito básico.

Problemas também surgem com o resultado de portar aplicativos do iOS feitas a partir da ponte ou a partir de programas “velhos” ou clássicos, como os .exe. Embora este último, possa funcionar no famoso Windows em ARM, o rendimento atual, claro, pode não ser o ideal, para aqueles que pensavam que o aplicativo de conversão seria a solução para todos os males – pelo menos por agora.

Um PC no seu bolso?

O que queríamos mostrar nessa análise é que a interface do Windows 10 já é capaz de se adaptar a um dispositivo de bolso, pelo menos em parte. Microsoft não vai diminuir muito, e as chances são boas de que uma futura interface adaptável irá gerir para garantir a experiência de uso adequado em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho de sua tela. Microsoft tem provado ser uma empresa como qualquer outra. Nos últimos anos, ele tem mostrado que têm a capacidade de renovar, mesmo quando não havia esperança.

Você também vai querer um computador no seu bolso? Diga nos comentários.

Fonte: WindowsBlogItalia