Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você é um usuário do Windows, mas curte um console da Nintendo, como o novo Nintendo Switch, vai ficar feliz em saber que o Windows 10 do seu PC já oferece suporte ao controlador do novo vídeo game da Nintendo.

Os controladores Joy-Con do Nintendo Switch contam com suporte não apenas no Windows 10 da Microsoft, como também aos PCs da Apple e a alguns aparelhos com Android.

Em boa parte dos casos uma simples sincronização entre o controlador e sua máquina já permitirá usar o acessório sem maiores problemas, porém, caso os botões não fiquem bem configurados, será preciso baixar o APP JoyToKey para pode ajustar tudo a ser bel prazer. Clique aqui para fazer o download do JoyToKey. Em alguns testes realizados pelo Tom Warren do The Verge foi possível jogar Halo Wars 2 sem a necessidade de reconfigurar o controlador ou usar o APP em questão.

Alguém pode perguntar porque isso é interessante, já que isso já era esperado, afinal de contas, os controladores Joy-Con do Nintendo Switch são apenas mais um acessório bluetooth como qualquer outro controlador já à venda no mercado. O que não podemos esquecer é que o Nintendo Switch vem com um par de controladores desse tipo, e seria muito interessante ver como os desenvolvedores de games para Windows e Mac poderiam aproveitar essa versatilidade desses controladores específicos que podem se comunicar entre si de uma forma diferente.

Para quem não conhece o Nintendo Swith, ele é um console focado na mobilidade e não no poder de processamento gráfico, tal como acontece com o Xbox One e o PS4. Desde o começo da guerra dos consoles que a Nintendo nunca quis entrar nessa questão de “quem é o mais potente”. Suas propostas anteriores sempre tiveram foco no entretenimento em geral, sem aquela enorme preocupação que seus concorrentes tem com a máxima qualidade gráfica dos games, e com o Nintendo Switch isso ficou ainda mais evidente.

As principais vantagens desse novo console podem ser resumidas em duas palavras: mobilidade e versatilidade, isso porque o Switch ora pode ser usado como um console mais comum, em sua casa, conectado a sua TV ou Monitor, como também pode ser levado para onde quiser, já que ele vem com uma tela acoplada.

O Switch é um console modular e até seus controladores podem ser usados de diferentes formas. Tem até um pequeno suporte na unidade móvel para apoiar em superfícies planas e a pessoa pode jogar apenas com um dos lados do controlador, que fica bem pequeno quando usado dessa forma.

Dentre todas as novidade bem interessante trazidas pelo novo console da Nintendo, a que mais chama a atenção é justamente a questão da mobilidade aliada a expansão da tela do console. O vídeo game pode ser acoplado a um pequeno módulo que espelha a tela do console em uma TV ou Monitor. Isso lembra alguma coisa? Sim! lembra bastante o conceito do continuum do Windows 10 Mobile.

Claro que o Nintendo Switch não roda Windows 10 e nunca rodará, porém, é notório que o conceito de mobilidade e versatilidade são o futuro. Quem sabe num futuro um pouco mais distante o Xbox One não será mais o Xbox One como o conhecemos hoje, mas sim, pode se transformar em um dispositivo portátil com funcionalidade como o Continuum… indo um pouco mais além, quem sabe um dia ele seja substituído por um smartphone capaz de fazer algo semelhante ao que o Nintendo Switch faz hoje.

Fonte: The Verge