Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com sede em Taiwan, a MediaTek é uma empresa que fabrica processadores para dispositivos móveis e que tem feito muito sucesso principalmente entre as fabricantes de sua região. Por lá esses processadores são amplamente explorador por fabricantes locais.

meditek processadores

Por ter um custo muito menor que os chips da Qualcomm, a MediaTek tem conseguido bater de frente com a fabricante americana. Eles não só concorrem com os modelos da Qualcomm, como também com os produtos da coreana Samsung e os seus Exynos da vida. Agora, novas informações confirmam que a Microsoft deve incluir o suporte a processadores MediaTek no Windows 10 Mobile em um futuro próximo.

Isso é muito bom, tendo em vista que uma grande leva de fabricantes asiáticas e de outros mercados poderão aproveitar as vantagens de usar um SoC muito mais barato e que não fica muito para trás em desempenho e qualidade se comparado a seus rivais.

Novo MediaTek Helio P20

Novo MediaTek Helio P20

Um dos mais novos produtos deles é o MediaTek Helio P20, que é um processador Octa-Core Cortez A53, que pode rodar a 2,3Ghz de velocidade, com suporte a redes 4G/LTE (até 300Mbps), câmera de 24MP e 13MP, gravação de vídeos em 4K, Dual-SIM, suporte a memória LPDDR4X, 16nm, que tem como principal objetivo unir alto desempenho com baixo consumo de energia. Sobre o P20 a MediaTek disse:

A MediaTek projetou o Helio P20 para atender a demanda do consumidor de hoje para dispositivos móveis, e focou no baixo consumo de energia sem abrir mão do poder de processamento… os consumidores dão cada vez mais importância a capacidade de vida da bateria com base no uso de múltiplas mídias em seus smartphones. A MediaTek aceitou o desafio e criou uma solução que busca a liderança.” Disse a empresa em nota a imprensa sobre o P20.

Empresas como a Xiaomi, a Lenovo e a Acer usam processadores MediaTek em alguns de seus aparelhos. Ainda em 2015 eles surpreenderam o mercado lançando o Helio X20, que é um processador com incríveis 10 núcleos de processamento.

Enquanto isso a Intel e o seu Atom Z3580, que equipa o Asus ZenFone 2, precisam evoluir mais rapidamente, senão, vai acabar ficando para trás…

Não sabemos quando e se o suporte virá mesmo. Isso é apenas um rumor. Um rumor que torcemos para ser verdadeiro, afinal, qualquer coisa que venha para baratear o custo de aquisição de qualquer produto é sempre muito bem-vindo.

Fontes: Windows Central  e Winfuture