Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Windows 10 completou seu quinto aniversário neste ano, mas uma “filial”, identificada pelas iniciais LTSB, permaneceu um enigma para a maioria dos usuários corporativos.

LTSB, que significa “Long-term Servicing Branch”, estava entre os pilares do Windows 10 nos meses que o antecederam, e meses após a implementação do SO em meados de 2015. Por um tempo, parecia que tinha uma chance de se tornar o Windows 10 para empresas, pois era visto como um porto calmo em uma tempestade de mudanças radicais.

Confira também um guia da últimas atualizações do Windows 10!

No entanto, isso não aconteceu, em parte porque a Microsoft afastou os clientes do LTSB.

Mas o que é o LTSB? E o que a Microsoft fez para torná-lo uma reflexão tardia? Continue lendo o texto para saber a resposta dessas perguntas e entender um pouco mais sobre a versão do SO.

Aviso: Muitas pessoas acreditam que o Windows 10 LTSB é mais rápido do que os outros SO, mas essa não é uma verdade absoluta. Além disso, essa versão do Windows deve ser evitada por usuários comuns, devido a falta de atualizações.

Então, o que é o Windows 10 LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! - Foto: Reprodução/ WT
Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ WT

Oficialmente, LTSB é uma edição especializada do Windows 10 Enterprise que promete os intervalos mais longos entre as atualizações de recursos de qualquer versão do sistema operacional (SO).

Enquanto outros modelos de serviço do Windows 10 enviam atualizações de recursos aos clientes a cada seis meses, o LTSB o faz apenas a cada dois ou três anos. Isso significa menos alterações durante uma linha de tempo definida, menos esforço de atualização e menos interrupções, bem como menos possibilidades de quebra de apps devido a uma modificação do SO.

Se LTSB significa ‘Long-term Servicing Branch’, o que é o acrônimo ‘LTSC’?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Gadgets

Quando a Microsoft lançou vários rótulos para as faixas de lançamento do Windows 10 – era incluído o “Current Branch” e o pesado “Current Branch for Business” – para o single “Semi-Annual Channel” (SAC). Dessa forma, também chegou o “Long-term Servicing Channel”(LTSC) para corresponder o que se esperava.

Embora o LTSC pudesse ser visto como o mecanismo que atualizava e atualizava o SO real, que era conhecido pelo apelido de LTSB, a Microsoft passou a usar o primeiro exclusivamente e abandonou o segundo. Sim, é confuso. Mas então, é da Microsoft que estamos falando.

Com que frequência o LTSC atualiza o Windows 10 LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! - Foto: Reprodução/ Gadgets
Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ AURES

Essa é uma pergunta tão boa que vem com mais de uma resposta.

  1. O Windows 10 LTSB recebe as atualizações habituais de segurança mensais;
  2. No entanto, as atualizações de recursos semestrais entregues a outros canais não chegam aos sistemas LTSB;
  3. A Microsoft atualiza o “build” do LTSB a cada dois ou três anos. Essas atualizações, no entanto, são opcionais, ou pelo menos opcionais em algum grau;
  4. Cada versão LTSB é compatível com atualizações de segurança por uma década, o mesmo período de vida de 10 anos que a Microsoft designou e manteve por muito tempo. A década está dividida em duas metades iguais: suporte “Mainstream” para os primeiros cinco anos e “Extended” para o segundo. Para o Windows 10 Enterprise 2016 LTSB, o suporte básico termina em outubro de 2021 e a extensão deve chegar ao fim em outubro de 2026.

O que está faltando no LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! - Foto: Reprodução/ Computer World
Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Computer World

De forma bem simplificada: muito que torna o Windows 10, bem, o Windows 10. Evitar as atualizações regulares de recursos significa que o LTSB não inclui o Edge nem nenhum app da Microsoft Store (Plataforma Universal do Windows ou UWP), seja feito por Redmond ou de terceiros, pois o navegador e esses apps mudam constantemente e precisam ser atualizados. Também o “AWOL”: o assistente digital ativado por voz da Cortana e acesso à Microsoft Store.

Fora isso, o LTSB parece e funciona como qualquer outra edição do Windows 10. Portanto, ninguém se iludirá pensando que é o Windows 7.

Podemos adiar as atualizações de segurança se estivermos no LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! - Foto: Reprodução/ Tudo Torrent
Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Tudo Torrent

Sim. Ferramentas de manutenção como o Windows Server Update Services (WSUS) e o System Center Configuration Manager (SCCM) permitem que os administradores atrasem as atualizações mensais de segurança – que a Microsoft chama de atualizações de qualidade – da mesma forma que podem adiar esses mesmos patches para chegar às máquinas que executam outras versões do Windows 10.

Por que a Microsoft disponibiliza o LTSB para os clientes?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Blitz

Colocado de forma simples, foi um alívio para as críticas iniciais sobre o desenvolvimento acelerado e o ritmo de lançamento do Windows 10. Além disso, os clientes se acostumaram a atualizar o Windows a cada três ou mais anos, com ênfase maior na empresa. O anúncio de que isso mudaria para vários lançamentos a cada ano – inicialmente, três por ano – foi um choque.

A Microsoft tentou amenizar o golpe, oferecendo um cronograma muito semelhante à cadência mais lenta familiar à TI: atualizações que apareciam a cada três anos ou mais, com pouca ou nenhuma alteração de recursos entre eles e um modelo de atualização que fornecia apenas correções de segurança. Resumindo, é assim que a Microsoft descreveu o Windows 10 LTSB no início.

Embora a Microsoft sempre tenha opinado que o LTSB era adequado apenas como uma escolha minoritária – uma para situações especiais, como máquinas que simplesmente não deveriam ser tocadas com frequência, como aquelas que controlam sistemas industriais ou ATMs – no início do Windows 10, havia uma conversa significativa entre TI administradores sobre como escolher LTSB para amplas faixas de seu inventário de PC.

Por quê? Porque eles não estavam convencidos de que poderiam, ou mesmo deveriam, se adaptar ao discurso da Microsoft de “Windows como um serviço” (WaaS).

Ok, então quais PCs devem estar executando o LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Tudo Celular

“Os sistemas especializados – como PCs que controlam equipamentos médicos, sistemas de ponto de venda e caixas eletrônicos – geralmente exigem uma opção de manutenção mais longa por causa de sua finalidade”, afirma a principal documentação do Windows como serviço da empresa. “Esses dispositivos normalmente executam uma única tarefa importante e … é mais importante que esses dispositivos sejam mantidos o mais estável e seguro possível do que atualizados com as mudanças na interface do usuário.”

e…

“Como diretriz geral, um PC com o Microsoft Office instalado é um dispositivo de uso geral, normalmente usado por um profissional da informação e, portanto, é mais adequado para [canais de serviço não LTSB].”

A Microsoft mudou as regras de suporte para o LTSB desde o início do Windows 10?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Over Blog

Sim, e de uma forma que torna difícil, senão impossível, implementar amplamente a edição. Dessa forma, em 2017, a Microsoft adicionou outra lei ao cenário de suporte do Windows 10, uma que os analistas afirmam invalidar as vantagens do LTSB sobre os recursos de mudança que marcam as outras versões.

Originalmente, a Microsoft prometeu oferecer suporte a cada edição LTSB por uma década inteira. Mas no início de 2017, a empresa determinou que “os LTSBs darão suporte ao silício lançado atualmente no momento do lançamento do LTSB [ênfase adicionada]” e que, conforme surgirem novos processadores de empresas como Intel e AMD, “o suporte será criado por meio de versões futuras do Windows 10 LTSB que os clientes podem implantar para esses sistemas.”

A linguagem branda disfarçou uma grande mudança. Em vez de ser capaz de ficar com uma única edição LTSB por cinco, até 10 anos, as empresas precisarão adotar virtualmente todas as versões LTSB ao comprarem novos PCs com processadores de newser.

Podemos atualizar um LTSB para outro LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Over Blog

Sim. Mas existem condições e estipulações. Nenhuma surpresa, realmente, com a atitude geral da Microsoft em relação à construção de longo prazo.

“O ramo de manutenção de longo prazo pode ser atualizado, um para o outro”, disse Todd Furst, um arquiteto técnico da Microsoft, em uma apresentação no ano passado na conferência Ignite de sua empresa. “Você pode atualizá-lo no local, mas há algumas ressalvas. Basicamente, você precisa fazer uma implantação completa do SO. Não há ferramentas especiais que digam: “Basta fazer a atualização para mim.” Você tem que baixar todo o sistema operacional. Se quiser fazer os anéis de serviço dentro do Config. Manager ou do Windows Update for Business, isso seria apenas para o Current Branch. “

Em outras palavras, LTSB / LTSC requer mídia de tamanho completo para atualizar e novas versões da compilação não são publicadas no Windows Update ou disponíveis através do WSUS (Windows Server Update Services).

Onde você consegue o próximo LTSC então? No Centro de Atendimento de Licenciamento por Volume (VLSC).

Qual é um dos aspectos menos compreendidos do LTSB?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! - Foto: Reprodução/ Get Into PC
Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Get Into PC

Não podíamos parar em apenas um, então destacamos alguns pontos sobre o LTSB.

Em primeiro lugar, embora os administradores de TI possam mudar os PCs do LTSB para o Windows 10 Enterprise comum – para que essas máquinas possam receber atualizações de recursos, por exemplo – essa mudança só é suportada ao mudar para o mesmo SAC ou posterior. Se uma empresa estiver executando o Windows 10 Enterprise 2016 LTSB, por exemplo, ela pode mudar apenas para o Windows 10 Enterprise 1607 ou posterior (ou seja, 1703, 1709 ou 1803).

Em segundo lugar, desde 14 de janeiro de 2020, os aplicativos instalados localmente incluídos com uma assinatura do Office 365 – eles são chamados de “Office 365 ProPlus” – não possuem suporte em nenhuma versão do Windows 10 Enterprise LTSB. Em vez disso, os sistemas LTSB executam o Office 2016 ou 2019, as contrapartes de licença perpétua do ProPlus. (O Office 2019 é compatível apenas com Windows 10 Enterprise LTSC 2019, não em versões anteriores.)

Por quanto tempo o LTSB é compatível?

Windows 10 LTSB: conheça a versão mais simples do SO! – Foto: Reprodução/ Winaero

Dez anos é geralmente a resposta que você vê para isso. Mas seria, se não errado, enganoso.

O Windows 10 Enterprise LTSB tem garantia de apenas cinco anos de suporte – a partir do momento de seu lançamento, não de sua instalação – se a licença subjacente não tiver SA anexado. Com o SA, uma edição LTSB específica é suportada por 10 anos completos.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!