Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ainda nem recebemos a nova versão do Windows 10, que pode se chamar Atualização de Abril do Windows 10 ou (Redstone 4) e a Redstone 5, a outra próxima grande atualização, poderá trazer mais alterações para o Windows 10 e, desta vez, não se limitaria a recursos e melhorias.

Recentemente, descobrimos que a Redstone 5 trará de volta as APIs para o sistema relacionadas à telefonia celular, permitindo que os usuários do Windows 10 possam fazer discagem direta, bloqueiem chamadas, façam videochamadas, ouçam o correio de voz e todos os recursos usuais normalmente associados a um sistema operacional baseado em telefone.

Agora, o que parece ser uma nova versão do Windows 10 atualmente chamada de “Windows 10 Lean (CloudE)” pode revelar uma versão simplificada ou mais enxuta do sistema operacional da Microsoft.

Agora vem a novidade…

Uma descoberta recente feita pelo usuário do Twitter @tfwbredom indica que o instalador do Windows 10 Lean começou a ser fornecido com a build 17650 no anel Skip Ahead como parte do programa Windows Insider, essa é uma prévia do Redstone 5.

Esta seria uma versão mais enxuta porque a Microsoft removerá programas desnecessários para a execução do sistema operacional. A instalação limpa do Windows 10 Lean x64 é 2 GB mais leve que a do Windows 10 Pro. A Microsoft removerá os pacotes desnecessários da plataforma, mas também terá algumas opções de personalização.

Isso significa que a Microsoft removeu muitos pacotes do sistema operacional principal como padrão, por exemplo, não há papel de parede. Curiosamente, enquanto aplicativos como o Editor do Registro (regedit) estão faltando, eles podem ser importados, o que torna o W10L um sistema operacional sem nenhuma restrição relacionada à instalação de software Win32, diferente do Windows 10 S.

Está sendo especulado que o essa Win10 Lean poderia fazer parte do projeto do Windows 10 S / Modo S, embora isso não pareça ser o caso agora.

Por outro lado, acreditava-se que a Microsoft estaria trabalhando em uma versão simplificada do Windows 10, chamada Polaris, que acabaria sendo usada para alimentar o novo “dispositivo móvel” da empresa. O Polaris deveria ser uma versão evoluída do Windows 10 S / Modo S e vem sem os componentes herdados do Win32, embora, pela aparência das coisas, não podemos afirmar que o Windows 10 Lean está indo nessa direção. Pelo menos não agora.

Obviamente, ainda há muito para se descobrir sobre o W10L (CloudE) e ao que  parece, tudo ainda é muito precoce, então, vamos aguardar mais informações e detalhes da Redstone 5 e do Windows 10 Lean CloudE, que pode remeter à um sistema operacional na nuvem para o mercado educacional, talvez por isso, o CloudE.

Fonte: Twitter