Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Após o lançamento do Windows 8, vimos quantos fabricantes abandonaram o Android para lançar uma mesma versão com o sistema operacional da Microsoft. Usando hardware praticamente idêntico, encontramos o mesmo dispositivo com Windows ou Android e até mesmo com os dois sistemas pré-instalados.

Em um mercado no qual a maioria das vendas está concentrada na faixa de preços menores, os mais baratos, isso acabou sendo um problema para a Microsoft, especialmente com o Windows 10. O software ocupa uma quantidade maior de espaço após cada atualização e, se encontrarmos dispositivos com 16 GB de armazenamento, vamos encontrar muitas falhas e dores da cabeça para atualizar esses dispositivos.

Para começar, os usuários acham difícil armazenar seus dados e descobrir que, apesar de excluir seus arquivos ou movê-los para uma unidade externa, o armazenamento permanecerá dentro dos limites de sua capacidade. Para isso, devemos adicionar os problemas de desempenho derivados e, finalmente, aqueles relacionados ao Windows Update não ter espaço para baixar as atualizações.

Com o Windows 10 Lean, a Microsoft conseguiu reduzir o tamanho do seu sistema operacional em cerca de 2 GB. Para tornar isso possível, a Microsoft decidiu se livrar de certos componentes antigos que são pouco usados pelo usuário comum, como o editor de registro, o navegador Internet Explorer e muitos outros aplicativos, confira abaixo:

Lista de apps removidos no Windows 10 Lean

Existem muitos usuários desse tipo de dispositivo que estão mantidos com a versão do Windows 10 que veio pré-instalada, não por vontade própria, já que as atualizações precisam de um espaço que esses dispositivos não possuem. Liberando este espaço, a Microsoft busca facilitar a instalação das atualizações, evitando a fragmentação e aumentando o nível de segurança.

Além disso, o Windows 10 Lean inclui melhorias no Windows Update que buscam evitar erros nas atualizações. Dessa forma, o dispositivo levaria um pouco mais de tempo para instalar as atualizações, mas, não aconteceria mais falhas no processo de atualização.

Outra coisa a se pensar é que esta edição do Windows 10 não teria nenhum tipo de limitação para o usuário. Embora não se saiba se o Modo S também alcançaria o Windows 10 Lean, por enquanto, nas compilações do programa Insider, é possível instalar qualquer tipo de software sem a necessidade de vir da Microsoft Store.

A primeira aparição desta edição veio com a Build 17650 do anel Skip Ahead, então seu lançamento estaria marcado para o mês de outubro, com a Redstone 5 . Até lá, vamos ver como esta edição evolui ou se a Microsoft não acaba descartando o seu lançamento.

Qual a sua opinião sobre o Windows 10 Lean? A Microsoft está pensando em tablets baratinhos e com Windows 10 desatualizado? Ou a Microsoft está querendo competir com o iPad?

Fonte: Windows Central