Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Aos poucos os desenvolvedores vão aprendo a explorar as amplas possibilidade que as múltiplas telas do Windows 10 podem oferecer… para quem não o conhece, o Windows 10 IoT é uma tela do Windows 10 criada para operar dispositivos da Internet das coisas e sua aplicação é bem vasta. Ele pode ser usado em robôs, casas inteligente, eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas autônomas, entre várias outras aplicações, mas, a que descobrimos hoje é no mínimo inusitada, porém, super legal…

O Windows 10 IoT foi usado para comandar um sistema de reconhecimento facial de Pets. Sim! o sistema vai reconhecer seu gato, carrocho e muitos outros Pets. Veja no vídeo abaixo:

Neste caso em específico, o produto se chama “FacePets” ou “Car Door” e é dotado de uma daquelas portinha para pequenos animais domésticos passarem por uma porta comum sem a necessidade de abrir a porta toda. De forma simplificada, o resto do sistema conta com sensores de movimento, uma webcam, um sistema simples de fechos eletrônicos movidos por pequenos servo motores e uma placa Raspberry Pi 3 Modelo B para rodar o Windows.

Funciona assim: quando o Pet se aproxima da portinhola, os sensores de movimento acionam a webcam, esta por sua vez faz a leitura da face do animal e o Windows valida os dados usando um classificador OpenCV. Se os dados estiverem corretos, então, é, de fato, o Pet cadastro que está na frente da portinhola, então, o comando central libera as fechaduras e o seu bichinho de estimação tem livre passagem. Tudo isso acontecem frações de segundo.

É um sistema relativamente simples e barato de ser comprado e instalado. Só resta agora uma grande empresa se interessar pelo projeto, produzir em larga escala para dar um bom retorno para seu criador, afinal, quem quer que um animal estranho passe por essa portinhola?

Conheça mais sobre o Projeto FacePets/Cat Door aqui.

Fonte: Windows Central