Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

E as novidades que serão implementadas no Windows 10 por meio da atualização para criadores (creators update) não param de chegar. Hoje ficamos sabendo que o sistema ganhará uma funcionalidade muito semelhante (senão igual) ao AirDrop da Apple, ferramenta essa que a Apple introduziu em seus computadores há alguns anos e que servia, basicamente, para compartilhar arquivos entre equipamentos próximos.

Quem descobriu a novidade embutida em uma build insider (compilação 15014) foi o pessoal do Windows Blog Itália, que percebeu a nova opção “Near Share” ou “Compartilhamento de perto” nas Configurações do sistema. Pela imagem abaixo dá para ver que será possível, inclusive, adicionar tal funcionalidade a seus botões de ações rápidas na Central de Ações.

Tal compartilhamento serve para trocar arquivos entre dispositivos que estejam próximos um do outro usando uma conexão Bluetooth ou Wi-Fi. No caso do AirDrop da Apple, a distância máxima entre os dispositivos era de 9 metros, mas isso pode ser diferente com dispositivos Windows, para mais ou para menos.

Possivelmente, da mesma forma como acontece com o AirDrop, que só funciona entre dispositivos da própria Apple, como Macbooks, iPhones, iPads, etc, o Near Share da Microsoft deverá exigir que todos os aparelhos rodem o Windows 10 e que estejam atualizados com a atualização Creators Update.

Mesmo sendo algo que já existe há algum tempo na concorrência, ou mesmo sabendo que alguns Apps já fazem isso, é bom saber que o Windows 10 ganhará mais uma boa novidade que permanecerá de forma nativa e contínua dentro dele próprio enquanto S.O.

Fonte: Windows Blog Itália