Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Por meio da compilação do Windows 10 RS5 e 19H1, podemos confirmar que chegou ao Windows 10 o discador telefônico, ou em termos técnicos, a interface da API de discagem x64.

Ele já havia sido descoberto antes, mas não de forma tão aberta. Além disso, o WindowsBlogItalia informa que o aplicativo anteriormente mostrava apenas histórico de chamadas e favoritos, e agora inclui um teclado completo. O aplicativo também se integra ao catálogo de endereços do Windows 10 e, ao digitar um número do teclado, ele pesquisará seus contatos.

É inegável que a novidade tem relação com os planos da Microsoft para liberar as chamadas telefônicas em dispositivos com Windows 10. Já temos dispositivos capazes de lidar com os eSIM e chips GMS comuns, como os Surface LTE da vida e outros, porém, nenhuma deles está atualmente habilitado para realizar chamadas de voz como um telefone. No máximo é possível gerenciar seus SMS’s e usar um pacote de dados móveis, então, o próximo passo lógico são as chamadas de voz.

Isso também remete um pouco ao Projeto dos dispositivos Andromeda. Segundo informações preliminares, este projeto tem como um dos focos o aprimoramento dos atuais dispositivos Windows 10 ao ponto de termos uma nova categoria de devices com capacidades de telefone, laptop e tablet. Eles seriam mais integrados a Nuvem, com elementos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Certamente fazer uma ligação telefônica será só mais uma dentre centenas de outras funções possíveis.

Mesmo sendo algo simplório, aparentemente podemos estar diante do primeiro pequeno grande passo em direção a um dispositivo definitivo, outrora comentado pelo atual CEO da Microsoft, Satya Nadella.