Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Parabéns para o Windows 10! Semana passada ele completou 3 anos de idade e já figura entre uma das maiores inovações da Microsoft desde sua fundação.

O Windows agora é um serviço e não mais um simples software empacotado

A principal mudança, ou podemos dizer, evolução, do Windows 10 é que ele deixou de ser apenas um software empacotado que era vendido em prateleiras diversas. Agora, ele é um serviço, como bem colocou o atual CEO da empresa, Satya Nadella.

Atualizações mais frequentes

Outra mudança significativa tem relação com a quantidade de vezes que o Windows é atualizado. Agora o sistema operacional é atualizado ao menos 1 vez por mês com as chamadas atualizações cumulativas. Além dessas, existem a grandes atualizações, que hoje chamamos de Restone, que nada mais é do que um codinome para updates maiores, que trazem novidades para o sistema. Atualmente o ciclo está na Redstone 4, ou Atualização de Abril.

Desde que o Windows 10 estreou em 29 de julho de 2015, houve um total de cinco novas versões do sistema operacional lançadas, são elas: 

  • Windows 10 versão 1511 (atualização de novembro de 2015).
  • Windows 10 versão 1607 (atualização de aniversário).
  • Windows 10 versão 1703 (atualização para criadores).
  • Windows 10 versão 1709 (atualização de outubro para criadores).
  • Windows 10 versão 1803 (atualização de abril de 2018).

Interface do usuário

Quem saiu do Windows 7 ou 8 para o Windows 10 percebeu a enorme mudança na interface do usuário. Quem estava no Windows 7 passou a conhecer e usar as Live Tiles, agora presente no Menu Iniciar, que também foi completamente remodelado. Já quem estava no Windows 8.1 já estava um pouco mais acostumado com as novidades, porém, podia não estar acostumado a voltar a usar o velho Menu Iniciar.

Segurança

Além de ter melhorado consideravelmente a produtividade dos seus usuários, o Windows 10 é a versão do Windows mais segura de toda. São várias novas ferramentas que promovem a segurança dos dados dos usuários, inclusive com uma telemetria mais eficiente e uma versão bem mais aprimorada do Windows Defender.

Cortana

A assistente virtual do Windows Phone, Cortana, passou a ser parte integrando do Windows 10. Ela ajuda seus usuários a fazer mais, a serem mais produtivos e por vezes nos leva a pensar que vivemos num mundo bem futurista, já que ela traz elementos de inteligência artificial, Nuvem e Aprendizagem de Máquina.

Aplicativo Universais e o OneCore

Outra grande inovação trazida pelo Windows 10 são os aplicativo universais do Windows, os UWP, que fazerm parte do chamado Projeto OneCore, em que as mais diversas versões do Windows 10 convergem em um único código fonte. Isso inclusive faz parte da mudança do Windows deixar de ser um simples software para se tornar um serviço. Agora ele pode ser usado em várias áreas de atuação, como serviços, IoT, smartphone, PC, Notebook, híbridos, Xbox, etc.

Enfim, falamos apenas das principais inovações trazidas pelo Windows 10 nesses últimos 3 anos, mas tem muito mais coisa embutida nos update que nem vamos mencionar aqui.

Parabéns ao Windows 10!