Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Enquanto a Microsoft ainda não anunciou oficialmente o Windows Cloud, novidades vão aparecendo. Windows Cloud, segundo rumores, deverá ser uma versão do Windows 10 leve, rápida e que só permitirá instalar apps UWP da Windows Store, não permitindo executar os aplicativos clássicos, ou seja, aqueles arquivos executáveis terminados em .exe que são comuns nos PCs.

Um usuário do Twitter, Longhorn, conseguiu instalar o Google Chrome no Windows Cloud. Veja abaixo:

https://twitter.com/never_released/status/829312452651339776

Longhorn, ao que parece, utilizou o Desktop App Converter (da Microsoft) e o PowerShell para extrair e instalar o Chrome no Windows Cloud.

Abaixo, ele demonstra parte do processo com o iTunes, (perceba que ele já está instalado) quando tenta rodar diretamente o arquivo de instalação do iTunes, aparece a mensagem de erro, dizendo que não é permitido.

Então, ele clica com o botão direito no arquivo e no rodapé aparece uma mensagem “Este arquivo veio de outro computador e pode ser bloqueado para ajudar a proteger este computador” mesmo assim ele seleciona a caixa “Desbloquear” vai no PowerShell e consegue rodar o arquivo de instalação.

https://twitter.com/never_released/status/829453278203240463

Mas para que serve o Desktop App Converter?

Com o Desktop App Converter, os desenvolvedores poderão converter aplicações simples Win32 (clássicas) em aplicações aptas para a Windows Store.

O Desktop App Converter vai um pouco mais além e traz algumas facilidades para implementar itens dos APPs Universais nesse APPs convertidos, como Cortana, Live Tiles e suporte a Central de Ações. Sem dúvida será mais uma ferramenta valiosa na mão dos desenvolvedores para que possam postar suas criações na Windows Store.

O Windows Cloud, a princípio, não deverá rodar aplicativos win32 diretamente, embora, isso ainda não esteja totalmente claro. Vamos aguardar mais informações. Fique ligado!

Fonte: Twitter e WindowsCentral