Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O WhatsApp finalmente está trabalhando para acrescentar uma ferramenta que já têm há anos em outros apps de comunicação. Ou seja, a chance de encaminhar fotos que se excluem automaticamente na conversa. A ferramenta foi achada pela equipe do WABetaInfo, testando modelos ainda não publicados do app. Eles compartilharam prints de como vai trabalhar este novo recurso.

Microsoft anuncia mais seis jogos para o Xbox Game Pass em março

WhatsApp está preparando recurso que permite mandar imagens temporárias
WhatsApp está preparando recurso que permite mandar imagens temporárias – Foto: Printscreen/GeekBlog

Como podemos notar nas capturas de tela, um novo ícone é exibido na tela de prévia antes de encaminhar uma foto pelo WhatsApp. Ao ativar este ícone, o aplicativo comunica que a foto vai desaparecer quando o usuário “sair do chat”. Ou seja, não se trata de um temporizador como ocorre na maior parte dos outros aplicativos. Pelo contrário, a foto fica liberada enquanto o usuário manter a janela da conversa ativa. Em seguida, desaparece quando o usuário sair.

Além disso, imagens temporárias também não podem ser baixadas utilizando as opções, obviamente. No entanto, há outra ação de segurança essencial que o WhatsApp tem que tomar: impedir prints da tela.

Mais detalhes sobre o novo recurso do WhatsApp

A equipe do WABetaInfo não achou nada que impedisse uma pessoa de realizar uma captura de tela enquanto ela possui uma dessas fotos temporárias abertas. Não existe também uma ferramenta para comunicar quem encaminhou que um print da tela foi tirado.

Esse limite claramente deixa a nova ferramenta de imagens temporárias inútil. Não há motivo para enviar uma foto que desaparece se o usuário que está recebendo pode tirar um print da tela é tirado e o usuário que enviou nem é comunicado sobre. No entanto, há poucas esperanças que este recurso óbvio seria solucionado em seguida, de acordo com informações do XDA-Developers.

O portal também recorda que já possuímos uma ferramenta similar com mensagens temporárias em grupos. No entanto, o WhatsApp também não limita que ocorram prints da tela nessas mensagens. Esse é um recurso que está liberado há mais tempo e o app não parece ter interesse em consertar com limite de capturas de telas. Dessa forma, o que se espera é que ocorra o mesmo com o encaminhamento de fotos.

Dessa forma, é essencial manter isso em mente antes de encaminhar imagens temporárias pelo WhatsApp que tem a possibilidade de não serem temporárias.

O que você achou do novo recurso do WhatsApp de imagens temporárias? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!