Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em mais um anúncio feito na abertura do #WindowsDevDay de hoje, a Microsoft anunciou que o WebView agora suporta aplicativos Win32.

A novidade é muito bem vinda, haja vista que ele foi atualizado e agora seu mecanismo de renderização é baseado no Microsoft Edge, e não mais no Internet Explorer 11 como antes. Com isso, DEVs podem explorar os mais recentes recursos baseados em HTML 5, WebRTC e outros mais recentes. Antes isso não era possível.

Notória diferença de performance da ferramenta ao usar o mecanismo de renderização do Microsoft Edge

Mas, para que serve o WebView no Windows? Poderíamos conceituar um WebView como uma “janela de um navegador sem cromos que normalmente é configurada para funcionar em tela cheia”. A arquitetura básica pode ser entendida nesta infografia, comparando aplicativos nativos, híbridos e web:

rede nativa híbrida

Um WebView não é muito mais do que um iframe ou uma guia em um navegador, como é alavancado por aplicativos móveis para suportar recursos nativos. No caso do Windows, o WebView é fornecido nativamente e agora ele suporta até aplicações Win32, o que vai facilitar a vida dos desenvolvedores, inclusive na migração para a plataforma universal do Windows ou para outros propósitos.