Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como já era esperado já há alguns meses, a Waze anunciou hoje o fim do suporte a plataforma Windows Phone. Na verdade, a aplicação já não funcionava mais como o esperado desde muito tempo. Por vezes, sequer carregava os dados, então, o aviso chegou tarde. O fim do suporte também vale para a comunidade de Beta Testers.

Quando dissemos que isso já esperado, é porque o aplicativo não era mais atualizado tinha anos, mais precisamente desde que a Google comprou o Waze por 1,3 milhões de dólares em 2014. Na época, o suporte do Waze no Twitter chegou a falar sobre o assunto, quando este respondeu a um usuário do Windows Phone sobre um questionamento de quando o aplicativo receberia novidades, e a resposta foi:

Não há planos para qualquer atualização a partir de agora, mas, as coisas sempre podem mudar”.

Da mesma forma como até hoje não existe aplicativo oficial do Youtube, Gmail, Hangouts e tantos outros serviços Google disponíveis na Microsoft Store, aplicações como o Waze, que pertencem a Google, também não contam com o suporte oficial necessário para o bom funcionamento dos mesmos na plataforma da Microsoft.

Além disso, é claro, não podemos esquecer que a própria Microsoft já encerrou o suporte ao Windows Phone 8.X desde 11 de julho deste ano, portanto, aplicações criadas nos moldes do Windows Phone 8.X tendem a perder o suporte de forma gradativa. Algumas delas são migradas para a plataforma UWP do Windows 10, porém, nem todos os desenvolvedores e empresas enxergam o Windows 10 Mobile e o próprio Windows 10 como plataformas “interessantes” do ponto de vista financeiro, então, muitas não acreditam que valha a pena gastar tempo e dinheiro adaptando suas criações. Isso deve mudar aos poucos, com o crescimento gradativo do Windows 10.

Como alternativa ao Waze, gostaríamos de deixar a dica do aplicativo nativo de mapas do Windows 10, que conta com uma funcionalidade que mostra informações sobre o trânsito em tempo real, inclusive sobre acidentes na via, congestionamentos, entre outras coisas.

Para ativar essa funcionalidade é muito simples… na página inicial do aplicativo de mapas, clique no ícone marcado na imagem acima (das camadas) e marque a opção “Trânsito”. Pronto. Feito isso, ao traçar uma rota ou ao fazer uma busca por um local o aplicativo mostrará a situação do trânsito nas redondezas. A forma como o app retorna as informações é bem clássica: vermelho para trânsito intenso, amarelo para moderado e verde para fluindo bem.