Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você já está de olho na Atualização de maio de 2019 para o Windows 10 (1903), bom ficar logo sabendo que este update será grande e vai exigir que você tenha mais espaço em disco do que de costume.

Isso porque antes a Microsoft exigia ao menos 16 GB de memória livre para pode instalar ou atualizar o Windows 10 (versão de 32 bits, pois, a de 64 Bits exigia 20 GB). Agora, isso deve mudar. Esse valor deve dobrar, chegando a ser necessário pelo menos 32 GB de espaço disponível no HD para comportar o sistema operacional.

Esse parece ser o fim para usuários daquelas máquinas que vem com um SSD ou eMMC de 32 GB da Positivo e outras marcas, ou ainda aqueles tablets menores com Windows 10 que as vezes vinha com míseros 16 GB.

 Não sei dizer se este é um caminho natural da coisa toda. Podemos pensar que é sim normal, pois, os recursos do software aumentaram bastante desde seu lançamento e a modernidade sempre cobra seu preço. Por outro lado, se a busca pela otimização é constante, não sei se aumentar o tamanho do S.O. pode ser considerado uma otimização.

Vale notar que essa é uma das poucas mudanças que a Microsoft fez nos requisitos míninos de hardware para rodar o Windows. A lista completa pode ser obtida aqui.