Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O conteúdo desse post pode até parecer uma matéria sobre espionagem ou algo sobre teoria da conspiração, mas não é. Falaremos apenas sobre a mais pura realidade de um universo conectado e futurista.

privacidade cortana siri google now

Comecemos logo dizendo o seguinte: Cortana, Siri e Google Now, ouvem e gravam tudo o que você diz ao celular. Isto é, sabe aqueles comandos de voz que você brada para o seu smartphone? As assistentes pessoais do Windows Phone/Windows, iOS e Android são capazes de gravar tudo o que lhes é solicitado e deixa essas informações à disposição de suas “chefes”, a Microsoft, Apple e Google, respectivamente. Isso foi o que a Forbes afirma ter descoberto.

Eles ainda disseram que as informações ou instruções são captadas e guardadas ao acionar o comando de voz para desencadear certas ações no sistema operacional do smartphone.

Então devo me preocupar com isso? Depende.

A Microsoft não chegou a confirmar efetivamente as gravações, mas disse que usa uma tecnologia própria para criar modelos de processamento para melhorar Cortana.

Já a Apple afirma que as gravações realmente são feitas, porém, os dados chegam a seus servidores sem identificação de nomes ou dados de usuários. Elas chegam como se fossem anônimas e são armazenadas por cerca de 2 anos. Elas servem para aperfeiçoar a assistente pessoal do iPhone e iPad.

Por fim, temos a Google, que foi a mais taxativa de todas ao afirmar que a gravação é explicitamente informada ao usuário ao ativar o serviço. Gravações essas que inclusive podem ser acessadas por meio do seu perfil e histórico.

privacy-siri-cortana-google-840x420

A polêmica sobre privacidade em dispositivos com comandos de voz ganhou ainda mais força esse mês com a revelação de que uma SmartTV da Samsung pode ouvir e gravar tudo o que seus donos falam e conversam perto dela. Depois dessa da Samsung e dessa revelação da Forbes sobre as assistentes pessoais para smartphone e PCs, cremos que as pessoas lerão com mais cautela os termos de uso de qualquer assistente pessoal ou comando de voz.

E você? O que acha dessa história toda? Invasão de privacidade ou é apenas o futuro chegando?

Fontes: Forbes via: Techtudo