Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Hoje em dia, ao fazer um master reset (restaurar para as configurações de fábrica ou outro tipo de reset) no seu smartphone é possível restaurar um backup completo da sua tela inicial, contatos, aplicativos, jogos e tudo mais diretamente da Nuvem por meio de sua conta Google, Microsoft ou Apple ID. Agora, já pensou poder fazer isso também com seu PC com Windows 10? Pois bem… não deve demorar até isso se tornar realidade.

A novidade se chamará Cloud Download e hoje surgiram algumas novidades sobre ele, inclusive o fato de que a Microsoft poderia estar trabalhando no recurso há muito tempo.

A fonte acima revelou que o recurso atualmente baixa a Build 14393 do Windows 10, ou seja, a Redstone 1, a partir de agosto de 2016, sugerindo que, na verdade, é um recurso antigo que a Microsoft está revivendo.

O recurso apareceu pela primeira vez no Build 14908, a partir de 2016, e fez o download da mesma versão do Windows que a Ferramenta de Criação de Mídia, sem personalização sofisticada ou download diferencial.

Descobrimos até um texto oficial da Microsoft que fala sobre o recurso:

Se por algum motivo o Surface Hub ficar inutilizável, você ainda poderá recuperá-lo da nuvem sem a assistência do Suporte da Microsoft. O Surface Hub pode fazer o download de uma nova imagem do sistema operacional a partir da nuvem e usar essa imagem para reinstalar seu sistema operacional.

Você pode ter que usar esse tipo de processo de recuperação nas seguintes circunstâncias:

  • O Surface Hub ou suas contas relacionadas entraram em um estado instável
  • O Surface Hub está bloqueado

Então, veja que o recurso foi dimensionado, a priori, para os dispositivos Surface, mas sem dúvida isso era apenas um beta teste, então, eles devem liberar para todas as versões e dispositivos.

Vale notar que a restauração poderá conter dados pessoais, como contatos, aplicativos e jogos instalados, configurações pessoais, entre muitos outros dados, ou seja, será muito semelhante a forma como acontece hoje com os smartphones. Isso sem dúvida dará muito mais segurança ao usuário, além de elevar seu nível de produtividade na hora de recuperar um PC ou configurar um novo dispositivo.

Não sabemos quando o recurso será liberado em modo público, mas não deve tardar. Quem gostou?

Fonte: MSPoweruser